Rim Policístico – Causas, Sintomas e Tratamentos. Além disso, a doença do Rim Policístico costuma progredir de forma silenciosa por décadas, só provocando sintomas em fases tardias. Os cistos em si não causam sintomas até estarem bem grandes, quando, eventualmente, podem causar dor ou se romperem. Ela se manifesta em ambos os sexos, não importa a idade nem a etnia.
A maioria das pessoas descobrem a doença por acaso, em exames de rotina como o ultrassom abdominal, que podem facilmente identificar a existência de múltiplos cistos nos rins. Pacientes com Rins Policísticos também podem desenvolver cistos em outros órgãos, como fígado e o pâncreas. Nestes, porém, os cistos não costumam causar maiores problemas.
Sua principal característica é a formação de inúmeras dilatações semelhantes a bolhas de diferentes tamanhos, em alguma parte do néfron (ou nefrônio), a unidade funcional dos rins encarregada de filtrar o sangue e eliminar a urina. Então, confira o que é o Rim Policístico – Causas, Sintomas e Tratamentos:Causas do Rim Policístico: A doença do Rim Policístico tem origem genética. É uma doença autossômica dominante, ou seja, se um dos seus pais tem Rins Policísticos, a sua chance de ter os genes defeituosos também é de 50%. A forma adulta da doença é quase sempre hereditária. Ela é causada por um gene anormal.
Se um dos pais tem a doença policística do adulto, cada filho terá uma chance de 50% de herdar a doença. Se nenhum dos pais tiver o gene para doença policística do adulto, nenhuma das crianças herdará a doença, embora possa ter havido uma história familiar anterior da doença.
A forma infantil da doença do Rim Policístico é também causada por um gene anormal. Neste caso os pais não têm nenhum sintoma, mas carregam um gene recessivo para a doença. Se ambos os pais têm este gene, um dos filhos pode herdar a doença.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Hoje em dia se sabe que na verdade a doença autossômica dominante (forma adulta) pode ser causada por dois diferentes tipos de defeito genético: um localizado no cromossomo 16 (PKD-1) e a outra é chamada de PKD-2, cujo defeito genético está localizado no cromossomo 4. Parece que os pacientes que têm defeito genético PKD-2 são mais velhos quando eles desenvolvem os cistos, e portanto desenvolvem insuficiência dos rins numa idade mais tardia.
Já a forma autossômica recessiva da doença do Rim Policístico, forma infantil, é causada por um defeito genético localizado no cromossomo 6. É uma das doenças hereditárias dos rins mais comuns na infância.
Sintomas do Rim Policístico: Os sintomas da doença do Rim Policístico ocorrem geralmente devido ao crescimento dos cistos, que aumentam o tamanho dos rins. Isso faz com que apareçam:
- Dor no abdômen;
- Urina excessiva à noite;
- Dor nas costas, contínua ou intermitente, na região lombar;
- Sangue na urina.
Tratamentos do Rim Policístico: Não há tratamento específico e a doença do Rim Policístico não tem cura, embora muitos estudos estejam em andamento e podem mudar este panorama no futuro. O que se faz é tentar retardar o crescimento dos cistos, aliviar os sintomas do Rim Policístico e retardar a evolução para insuficiência renal terminal.
É necessário que o paciente com doença do Rim Policístico faça acompanhamento médico regular com um nefrologista. O especialista pedirá exames de sangue e de urina estabelecendo a frequência de acompanhamento. O médico indicará remédios que devem evitar que podem piorar o funcionamento dos rins.
Complicações do Rim Policístico: Juntando as alterações na estrutura pela presença dos cistos, mais as infecções urinárias, os cálculos renais e o aumento da Pressão Arterial fica fácil entender porque os rins podem ir perdendo parte de sua função chegando até ser preciso substituir suas funções com diálise. Este estágio de doença costuma acontecer geralmente após os 60 anos de idade.