Rinite – O que é, Causas e Sintomas que todos devem. Além disso, a Rinite é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por uma reação alérgica, provocando o surgimento de sintomas como espirros, tosse, coriza e coceira no nariz. Geralmente, a Rinite surge depois que a pessoa estra em contato com substâncias alérgicas como poeira, pelos de animais, pólen ou algumas plantas.
A Rinite não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de remédios, com medidas de higiene e evitando-se o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas.
O que é Rinite: A Rinite é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos. O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões.
O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo. Na crise da Rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Se a pessoa tiver uma predisposição para asma, pode apresentar também uma crise de asma, com falta-de-ar e cansaço.
Sabemos que existe um componente genético nas alergias. Quando ambos os pais tem Rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%. Quando a pessoa que carrega essa predisposição em contato com um alérgeno, passa a ser reativa a ele e não mais tolerar o contato. Essa reação em geral acontece nos primeiros anos de vida, mas pode ser mais tardia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas da Rinite: As causas de uma Rinite são de origem virótica (rinovírus), que existem cerca de 200 tipos diferentes. Eles invadem as células da mucosa nasal e causam a Rinite. Note que, como acontece com os resfriados (a Rinite é um sintoma possível do resfriado), não é o frio em si que é responsável pela Rinite, e sim o vírus, como vimos acima.
O frio favorece o desenvolvimento do vírus e, especialmente devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Note-se que, além do frio, o stress e a umidade podem favorecer o aparecimento ou o desenvolvimento da Rinite. Isto significa que, ao estimular o sistema imunológico com chá de equinácea ou com a ingestão de Vitamina C, diminuiremos o estresse como meio de prevenir a Rinite.
Esta é uma infecção altamente contagiosa que se propaga pelos espirros ou tosse (transmissão em gotas finas) ou às vezes, até mesmo durante um aperto de mão, de forma indireta. Uma vez que, estes vírus não são afetados por antibióticos, não ocorre uma superinfecção bacteriana (como por exemplo, na sinusite bacteriana). Na Rinite sem superinfecção bacteriana a única coisa que podemos fazer é tratar os sintomas.
Sintomas da Rinite: Se você tem Rinite não alérgica, você provavelmente tem sintomas que vão e vão durante todo o ano. Você pode ter sintomas constantes, ou sintomas que duram apenas um curto período de tempo. Sinais e sintomas de Rinite não alérgica podem incluir:
- Nariz entupido.
- Coriza.
- Espirrando.
- Mucus (fleuma) na garganta (gotejamento pós-nasal).
- tosse.
A Rinite não alérgica geralmente não causa nariz congênita, olhos ou garganta – sintomas associados a alergias, como febre do feno.
Consulte o seu médico se:
- Seus sintomas são graves.
- Você tem sinais e sintomas que não são aliviados por medicamentos sem receita médica ou autocuidado.
- Você tem efeitos colaterais incômodos de medicamentos de venda livre ou prescritos para Rinite.
Receita Para Rinite:
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas secas eucalipto picadas.
- 2 xícaras (chá) de água.
Modo de Preparo: Leve os ingredientes para ferver. Espere amorna, coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara (chá) em seguida, e a outra depois de 8 horas.