Rinorragia – O que é, Causas e Tratamentos. Alem disso, A Rinorragia, também chamada de sangramento nasal é uma situação muito comum, que chega a acometer mais de 60% da população em algum momento da vida. Apesar de assustar, os sangramentos do nariz raramente provocam alguma complicação relevante. Na maioria dos casos, a perda de sangue pode ser facilmente controlada em casa, sem auxílio médico.
A Rinorragia é mais comum em crianças com menos de 10 anos e em adultos com mais de 45. A maioria dos casos da doença surge por traumas na mucosa nasal. O ato de colocar o dedo dentro do nariz para tirar meleca é a principal causa.
A maioria dos sangramentos do nariz é autolimitada e pode ser controlada em casa. Enquanto tenta-se estancar o sangramento é importante evitar que o sangue reflua posteriormente, indo em direção à faringe, o que favorece a sua deglutição ou até a sua aspiração pelos pulmões, se o sangramento for muito volumoso.
Causas da Rinorragia:
- Sinusite aguda ou crônica
- Alergias
- Uso de anticoagulantes
- Exposição a irritantes químicos, como amônia
- Uso de cocaína
- Resfriado comum
- Desvio de septo
- Corpo estranho no nariz
- Sprays nasais, tais como os usados no tratamento de alergias, se utilizados frequentemente
- Rinite não alérgica
- Traumas no nariz
Tratamento da Rinorragia:
O tratamento da Rinorragia depende da causa subjacente deste distúrbio.
Às vezes, não precisa de nenhum tratamento e pára por si só, as condições graves são desencadeadas por Neurologia grave e outras condições relacionadas.
Prevenção da Rinorragia:
A aplicação tópica de pomada contendo antibiótico para a mucosa nasal tem se mostrado um tratamento eficaz para epistaxe recorrente.Um estudo descobriu que isto é tão eficaz quanto a cauterização nasal na prevenção de epistaxe recorrente em pacientes sem sangramento ativo no momento do tratamento – ambos tiveram uma taxa de aproximadamente 50 por cento de sucesso