A risperidona é um medicamento antipsicótico. Ele funciona alterando os efeitos das substâncias químicas no cérebro. A Risperidona é utilizada no tratamento da esquizofrenia em adultos e crianças com pelo menos 13 anos de idade.
A Risperidona é também utilizada para tratar sintomas de perturbação bipolar (depressão maníaca) em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade. A Risperidona também é usada para tratar sintomas de irritabilidade em crianças autistas de 5 a 16 anos de idade.
Informação importante sobre risperidona:
A Risperidona não está aprovada para uso em condições psicóticas relacionadas à demência . Pode aumentar o risco de morte em idosos com condições relacionadas à demência. Não dê Risperidona a uma criança sem o conselho de um médico.
Enquanto estiver a tomar este medicamento, poderá ser mais sensível a temperaturas extremas, tais como condições muito quentes ou frias. Evite ficar muito frio ou ficar superaquecido ou desidratado. Beba muitos líquidos, especialmente em clima quente e durante o exercício.
É mais fácil ficar perigosamente superaquecido e desidratado enquanto estiver tomando este medicamento. A Risperidona pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta. Beber álcool pode aumentar alguns efeitos colaterais da Risperidona.
Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver febre, rigidez muscular, confusão, sudorese, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, movimentos musculares inquietos no rosto ou no pescoço, tremor (agitação descontrolada), dificuldade para engolir, sensação de tontura, ou desmaio.
Precauções antes de tomar risperidona:
Você não deve usar Risperidona se você é alérgico a ela. A Risperidona não está aprovada para uso em condições psicóticas relacionadas à demência. Pode aumentar o risco de morte em idosos com condições relacionadas à demência.
Para se certificar de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- doença cardíaca, hipertensão arterial, problemas do ritmo cardíaco, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco;
- diabetes (ou fatores de risco, como obesidade ou história familiar de diabetes);
- contagens baixas de glóbulos brancos (WBC);
- doença hepática ou renal;
- convulsões;
- câncer de mama;
- baixa densidade mineral óssea;
- dificuldade para engolir;
- Mal de Parkinson;
- se você está desidratado.
O comprimido de Risperidona por desintegração oral pode conter fenilalanina. Fale com o seu médico antes de usar comprimidos de desintegração oral se tiver fenilcetonúria (PKU).
Tomar medicamentos antipsicóticos durante os últimos 3 meses de gestação pode causar problemas no recém-nascido , como sintomas de abstinência, problemas respiratórios, problemas de alimentação, agitação, tremores e rigidez muscular. No entanto, pode ter sintomas de privação ou outros problemas se deixar de tomar o seu medicamento durante a gravidez.
Se engravidar enquanto estiver a tomar este medicamento, não pare de tomá-lo sem o conselho do seu médico. A Risperidona pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais no bebê em amamentação. Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Não dê este medicamento a uma criança sem o conselho de um médico.
Como devo tomar risperidona?
Tome Risperidona exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Risperidona pode ser tomada com ou sem alimentos.
Mantenha o tablete em sua embalagem blister até que esteja pronto para tomá-lo. Abra o pacote e remova o papel alumínio. Não empurre um tablete pela folha ou você pode danificar o tablete.
Use as mãos secas para remover o comprimido e coloque-o na boca. Não engula o tablete inteiro. Deixe-o dissolver na boca sem mastigar. Se desejar, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido.
Meça o medicamento líquido com a seringa dosadora fornecida, ou com uma colher de dosagem especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico. Use Risperidona regularmente para obter o máximo benefício. Obtenha sua receita recarregada antes de ficar sem medicamento completamente. Não misture o remédio líquido com cola ou chá.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Pode demorar várias semanas até os sintomas melhorarem. Continue usando a medicação conforme indicado e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz. Não remédio líquido para congelar.
O que acontece se eu perder uma dose de Risperidona?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que acontece se der overdose de risperidona?
Procure atendimento médico de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência grave, ritmo cardíaco acelerado, sensação de tontura, desmaios e movimentos musculares inquietos nos olhos, língua, mandíbula ou pescoço.
O que devo evitar enquanto tomar risperidona?
A Risperidona pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta. Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode se sentir tonto. Tonturas ou sonolência grave podem causar quedas, fraturas ou outros ferimentos.
Evite beber álcool. Efeitos colaterais perigosos podem ocorrer. Enquanto estiver a tomar Risperidona, pode ser mais sensível a temperaturas extremas, tais como condições muito quentes ou frias. Evite ficar muito frio ou ficar superaquecido ou desidratado. Beba muitos líquidos, especialmente em clima quente e durante o exercício.
Efeitos colaterais da risperidona:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à Risperidona: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- movimentos musculares descontrolados em seu rosto (mastigação, estalar os lábios, franzir a testa, movimento da língua, piscar os olhos ou movimentos dos olhos);
- inchaço ou sensibilidade mamária (em homens ou mulheres), secreção nos mamilos, impotência, falta de interesse por sexo, falta de menstruação;
- reação severa do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de
- que você pode desmaiar;
- glóbulos brancos baixos – fraqueza repentina ou mal-estar, febre, calafrios, dor de garganta, feridas na boca, gengivas vermelhas ou inchadas, dificuldade para engolir,
- feridas na pele, sintomas de gripes ou resfriados, tosse, dificuldade para respirar;
- baixos níveis de plaquetas no sangue – fácil contusões, sangramento anormal (nariz, boca, vagina ou reto), manchas pontiagudas roxas ou vermelhas sob a pele;
- açúcar elevado no sangue – aumento da sede, aumento da frequência urinária, fome, boca seca, odor hálito frutado, sonolência, pele seca, visão turva, perda de peso;
- ereção do pênis que é dolorosa ou dura 4 horas ou mais.
Os efeitos colaterais da risperidona comum podem incluir:
- dor de cabeça;
- tonturas, sonolência, cansaço;
- tremores, espasmos ou movimentos musculares incontroláveis;
- agitação, ansiedade, sensação de inquietação;
- humor deprimido;
- boca seca, dor de estômago, diarreia, obstipação;
- ganho de peso;
- sintomas frios, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.
Que outras drogas afetarão a risperidona?
Tomar Risperidona com outras drogas que o deixam com sono ou a diminuir a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou potencialmente letais. Pergunte ao seu médico antes de tomar um remédio para dormir, analgésico narcótico, remédio para tosse prescrita, um relaxante muscular ou remédio para ansiedade, depressão ou convulsões.Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que você inicie ou pare de usar, especialmente:
- medicação para pressão sanguínea;
- carbamazepina;
- clozapina;
- fluoxetina (Prozac) ou paroxetina (Paxil);
- levodopa.
Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a Risperidona, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Outras informações:
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Risperidona apenas para a indicação prescrita.
Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.