A romã é muito consumida no Brasil e há a dúvida se a romã emagrece ou engorda? Veja essa análise completa e descubra, pois acredita-se que esta fruta é uma das frutas que mais tem propriedades de todo o mundo.
Apesar de ser conhecida pelas superstições de fim de ano, é um alimento que faz muito bem para a saúde e ajuda em algumas doenças.
Os gomos da romã podem ser consumidos em forma de suco, ou comer na forma in natura e a casca, em infusão de chá.
O seu cultivo é fácil e pode ser plantado em um vaso de no mínimo vinte litros, podendo ter em sua casa, ou apartamento.
Valor nutricional da romã
A romã é uma ótima fonte de ácido elágico e ácido antioxidante e punícico, um ácido gordo poliinsaturado omega 5 que é altamente benéfico para regeneração e proliferação celular.
O suco é uma fonte excepcional de vitamina A, vitamina C e vitamina E e minerais como cálcio, fósforo, potássio, ferro, ácido fólico, niacina, tiamina, folatos e riboflavina.
Benefícios da romã para saúde
1. Formação de glóbulos vermelhos:
O consumo regular e também tem sido associado ao aumento de glóbulos vermelhos no corpo, isso ocorre porque ela é uma fonte rica de ácido fólico, e o ácido fólico é vital para a formação de novos glóbulos vermelhos, que por sua vez podem combater à anemia.
2. Combater a retenção de líquidos:
Um dos problemas que se pode sofrer quando a idade começa a chegar, é a chamada retenção de líquidos, isso significa simplesmente que o líquido em excesso no seu corpo não elimina o bastante rápido, e por isso se vai acumulando, fazendo com que você se sinta inchado e desconfortável.
3. Para pele:
A romã é uma das melhores fontes de antioxidantes, que é muito benéfica para a pele. E isso faz ajudar a combater e manter os radicais livres à distância.
4. Controlar o colesterol:
Além disso, ela possui quantidades abundantes de ácidos graxos bons, ajudando assim o seu corpo a aumentar o nível de colesterol bom.
5. Melhora a digestão:
O suco desta fruta ajuda no bom funcionamento do estômago, coração e fígado. Este suco induz a fome e consegue controlar a sede. Portanto, é uma ótima escolha de bebida durante os verões.
6. Aliviar a infecção do trato urinário:
A romã ainda facilita o fluxo de urina. A grande quantidade de fibra dietética, tanto solúvel quanto insolúvel em suco, ajuda a melhorar a digestão e a regular o movimento intestinal.
Uma vez que não tem gorduras saturadas ou colesterol, é altamente recomendado para aqueles que pretendem perder peso.
Romã emagrece ou não?
Muitos se perguntam se a romã emagrece ou engorda, e por isso, iremos responder essa dúvida de tantas pessoas.
Além disso, esta fruta é capaz de aumentar o metabolismo do nosso corpo fazendo gastar mais energia e ajudando a emagrecer.
Para quem está fazendo dieta alimentar, seja de emagrecimento ou apenas mudança de hábito, é uma boa opção, por ser fácil de carregar e contar com poucas calorias.
Além disso, pode ser incluída em sobremesas e saladas diversas.
Afinal, a romã engorda?
Mesmo sendo extremamente nutritiva a dúvida permanece: será que a romã emagrece ou engorda?
A fruta pode sim ser de grande valia no processo de emagrecimento, afinal ele possui poucas calorias em sua composição.
Além disso sua quantidade de fibras em sua composição proporciona grande sensação de saciedade após sua ingestão.
A combinação desses fatores aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios auxiliam no processo de oxidação de gordura corporal e colesterol, que podem facilitar o processo de emagrecimento e perda de peso.
Porém, é preciso afirmar que não existe um alimento milagroso. Um emagrecimento saudável é resultado da combinação de hábitos alimentares inteligentes e prática regular de atividades físicas.
Suco detox de romã
Ingredientes:
– ½ xícara (chá) de suco fresco de romã;
– 1 manga, descascada e sem caroço;
– 100 g de polpa de açaí;
– ½ copo (americano) de água de coco fresca.
Modo de preparo:
- Misture os líquidos no liquidificador, acrescente a manga e o açaí.
- Bata por 30 segundos em rotação alta, ou até que a mistura fique cremosa.
Malefícios da romã
Pessoas propensas a alergias a plantas poderão apresentar os mesmos problemas tomando o seu suco.
Além disso, os asmáticos, principalmente, poderão ter reações como náuseas, vômitos, pruridos, urticárias, vermelhidão nos olhos e dificuldade de respirar;
Os diabéticos devem consumir com cautela se o suco for industrializado, pois alguns deles apresentam altos teores de açúcar.