Rosácea – Causas, Sintomas e Tratamentos atualmente não há cura para ela. Além disso a Rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo.
Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens. Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava, vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia.
Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a Rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle. Então, confira agora Rosácea – Causas, Sintomas e Tratamentos.
Causa Exata da Rosácea: A Rosácea é desconhecida, embora tenham sido sugeridos vários fatores possíveis, incluindo anormalidades nos vasos sanguíneos do rosto e uma reação aos ácaros microscópicos comumente encontrados no rosto. Embora eles não sejam considerados causas diretas da condição, vários fatores desencadeantes foram identificados que podem tornar a Rosácea pior. Esses incluem.
- Exposição solar.
- estresse.
- exercício extenuante.
- Clima quente ou frio.
- Bebidas quentes.
- Álcool e cafeína.
- Certos alimentos, como alimentos picantes.
Sintomas da Rosácea: Os sintomas da Rosácea geralmente começam com episódios de rubor, onde a pele fica vermelha por um curto período, mas outros sintomas podem se desenvolver à medida que a condição avança, tais como.
- Sensações ardentes e picantes.
- Vermelhidão permanente.
- Manchas (pápulas e pústulas).
- Pequenos vasos sanguíneos na pele tornando-se visíveis.
A Rosácea é uma condição reincidente, o que significa que há períodos em que os sintomas são particularmente ruins, mas menos severos em outros.
Tratamento da Rosácea: Atualmente não há cura para a Rosácea, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas. O tratamento a longo prazo é geralmente necessário, embora possa haver períodos em que seus sintomas melhorem e você pode parar o tratamento temporariamente. Para a maioria das pessoas, o tratamento envolve uma combinação de medidas de auto-ajuda e medicação, tais como.
- Evitando gatilhos conhecidos – por exemplo, evitando bebidas contendo álcool ou cafeína.
- Cremes e géis – medicamentos aplicados diretamente na pele para reduzir manchas e vermelhidão.
- Medicamentos orais – comprimidos ou cápsulas que podem ajudar a esclarecer manchas mais graves, tais como antibióticos orais.
- Em alguns casos, procedimentos como laser e tratamento de luz pulsada intensa (IPL) podem ser úteis. Estes envolvem feixes de luz visando os vasos sanguíneos visíveis na pele para encolhê-los e torná-los menos visíveis.