Rubor Facial – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não pode ser ignorados. Além disso, o Rubor Facial é uma vermelhidão que aparece, geralmente em surtos repetidos, mais comumente na face, mas também pode ocorrer no pescoço, orelhas e parte superior do tronco. Então, confira Rubor Facial – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.
O que é Rubor Facial: A eritrofobia, mais conhecida como rubor facial, é um vermelhidão súbito da face, que ocorre espontaneamente, sem nenhuma causa aparente, ou em resposta a estímulos de estresse. A condição é causada por excesso de atividade do sistema nervoso simpático. Esta é a parte do sistema nervoso central involuntário, portanto, não é possível controlar ou detê-lo voluntariamente. Pode se estender pelo pescoço, testa, orelhas e pela parte superior do tórax.
Causas do Rubor Facial: O rubor facial significa que houve um aumento intenso do fluxo sanguíneo nestes locais, pela dilatação dos vasos sanguíneos. As causas mais comuns do rubor facial são:
- Calor
- Exercícios físicos
- Menopausa
- Fatores emocionais, como momentos de ansiedade
- Ingesta de álcool
- Uso de alguns medicamentos (tamoxifeno, ácido nicotínico, hidralazina, sildenafil, clorpropamida, e outros) e aditivos alimentares, como glutamato monossódico.
O rubor facial pode também fazer parte dos sintomas de rosácea, uma doença muito comum da pele. Outras doenças de pele também causam vermelhidão , mas que é mais duradoura, como a dermatite seborreica, o lúpus eritematoso da face e outras.
Sintomas de Rubor Facial: Além da vermelhidão no rosto, outro sintoma comum entre os pacientes é o calor facial antes do início do rubor facial, descrito por ele como uma sensação de queimação ou formigamento. Também pode haver aceleração do coração (taquicardia), aceleração da respiração (taquipnéia), dificuldade de concentração (naquele momento) e vontade de sair correndo, de desaparecer. O rubor facial em excesso pode ocorrer sozinho ou pode ser uma parte da síndrome de transpiração excessiva e hiperidrose.
Tratamento de Rubor Facial: O tratamento do rubor facial depende da causa. Existem cremes com efeito vasoconstritor, que funcionam por até 12 horas, quando aplicados na pele. A proteção solar é importante e lasers podem ser muito eficientes também. No caso da rosácea, os lasers são os tratamentos de escolha.
Alguns medicamentos, como beta-bloqueadores, clonidina, ansiolíticos, reposição hormonal (no caso da menopausa) podem ser úteis em casos de rubor facial. É claro que o tratamento deve ser direcionado pelo médico sempre e deve ser escolhido de acordo com a causa provável do rubor facial.
Atenção: O rubor facial é considerado normal é aquele associado com as interações públicas ou situações constrangedoras em que ficamos envergonhados e que acontece poucas vezes em nossa rotina. A menopausa também pode causar ondas de calor e vermelhidão, o que não caracteriza o rubor facial. A rosácea não é um tipo de rubor facial, mas sim uma doença crônica da pele.