Como o Limão Ajuda a Desintoxicar o Organismo e Perder Peso! Além disso, consumir o Limão diariamente não só faz com que sua saúde e seu corpo estejam em dia, mas é também uma ótima alternativa para combater o desânimo e a ansiedade. E os poderes dessa fruta não param por aí: ela auxilia na redução do Colesterol e da Pressão Arterial, combate os radicais livres – retardando o envelhecimento -, e ajuda a controlar os sintomas de Náuseas.
O Limão é rico em ácido cítrico, potente antioxidante, e também em Vitamina C, que contribui com a imunidade do indivíduo e ainda elimina toxinas. Além de ajudar a desintoxicar o corpo, também equilibra o metabolismo. O consumo de um Limão por dia é o suficiente para aproveitar os benefícios da fruta. Então, confira Como o Limão Ajuda a Desintoxicar o Organismo e Perder Peso:
Detox Já: Não é atoa que o Limão é uma das frutas mais populares. Além de saboroso, ele ainda ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Seja em forma de tempero, suco, chá ou limonada, quem deseja ter um organismo equilibrado e uma barriga chapada deve investir nessa fruta poderosa!
O Limão ajuda o organismo a eliminar bactérias e toxinas com facilidade, desintoxicando o corpo. Por isso, é um ótimo aliado na perda de peso, se associado a uma alimentação saudável e à pratica de Atividade Física regular.
Dieta Sob Controle: Consumir pelo menos um Limão todos os dias faz com que fique mais difícil furar a dieta, já que ele mata a fome e faz com que aquela vontade de beliscar fora de hora vá embora. A parte branca do Limão contém pectina, que pode auxiliar na dieta aumentando a sensação de saciedade.
Prefira o Limão: Entre todas as frutas cítricas, o Limão ganha em benefícios! Prova disso é que o verdinho possui maior concentração de Vitamina C do que a Laranja: cerca de 53mg a cada 100g, contra 48mg do ingrediente da laranjada.
Esse poderoso nutriente age como um antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, estabiliza a estrutura do colágeno, é fotoprotetor (protege a pele dos raios solares), ajuda na cicatrização e combate infecções. Estima-se que no mundo existam mais de 100 espécies de Limão, uns mais ou menos ácidos para doces ou temperos, sendo que quatro espécies se destacam no cardápio dos brasileiros. Confira quais são eles:
Limão-Taiti: É a variedade mais consumida no Brasil. Sua casca é fina e lisa (ou levemente enrugada) e em tom de verde vivo. Possui poucas sementes e sua polpa é grande e tem um sabor intenso. É ideal para preparos de sucos e receitas doces, como tortas, mousses e bolos, pois, quando espremido rende boa quantidade de suco.
Limão-Siciliano: É o maior de todos os tipos, mas apresenta pouco suco e é bem ácido. Tem saliências nas pontas, formato alongado, possui casca grossa e amarela. Na culinária, é usado no preparo de molhos e, comercialmente, na fabricação de óleos essenciais e cosméticos, devido à sua ação antioxidante. Também é indicado para temperar carnes e para o preparo de geleias e cremes.
Limão-Cravo: Também conhecido como limão-rosa, ele é facilmente identificado por sua cor avermelhada. Esta variedade tem muitas sementes e seu sabor é forte. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de limonadas e temperos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Limão-Galego: Dos tipos de Limão, é o menor deles. Considerado o melhor tipo para preparar a caipirinha, é bastante conhecido pelos brasileiros. Ele tem a casca fina e lisa, de cor verde ou amerela clara. Sua vantagem é que a polpa tem bastante suco, apesar de ter muitas sementes, é saborosa e não é ácida.
Como Escolher: Para quem vai consumir o Limão diariamente, é muito importante saber escolher a fruta na hora de comprar. Observe bem a casca do Limão, ela deve ter mancha. Se mantida em temperatura ambiente, a fruta pode durar cerca de uma semana, já em refrigeração ela deve ser colocada em saco fechado, e pode durar até um mês! Os limões com casca verde escura são mais ácidos do que os que possuem a casca mais clarinha.
É só Coisa Boa: Confira todas as curiosidades sobre essa fruta que traz tantos benefícios ao nosso corpo e separe um tempinho do seu dia para consumi-la!
Regula a Pressão: O Limão é rico em minerais como Potássio, Manganês, Cálcio e Fósforo. E o potássio é um grande aliado para o tratamento da Hipertensão. A água com Limão contém ácido cítrico, que previne os depósitos de Cálcio que se acumulam nas artérias e podem provocar eventos cardiovasculares.
É Diurético: Muito utilizado para lidar com infecções no trato urinário, o Limão induz o ato de urinar, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas mais facilmente. Novamente, o Potássio é um mineral importantíssimo no equilíbrio hídrico do organismo, e ele é eliminado junto à urina, podendo ter uma função diurética interessante.
Reduz o Mau Hálito: Sim! O Limão pode melhorar o hálito quando usado diariamente. Essa fruta realmente tem esse benefício, uma vez que é rica em óleos essenciais que reduzem a formação de substâncias nitrogenadas – geradoras de mau hálito – tanto na boca quanto no estômago.
Conserva Outras Frutas: Mais um ponto positivo! Colocar algumas gotas do Limão em outras frutas impede que elas escureçam rapidamente. As frutas e vegetais que escurecem são alimentos ricos em compostos fenólicos, substância incolor que sofre oxidação quando em contato com o oxigênio. Como o Limão é cítrico, ele diminui o pH da fruta, inativando a enzima que desencadeia o escurecimento.
Amacia a Carne: Uma sugestão dos cozinheiros de mão cheia é utilizar o Limão para amaciar as carnes. E isso realmente funciona! “A acidez do Limão rompe as proteínas da carne, deixando-a mais macia. Uma dica para conseguir isso é deixar a carne de molho em sal e Limão. Que tal tentar em casa?
Previne Contra o Câncer: O Limão é uma das frutas mais ricas em nutrientes. Nele, encontramos ácidos cítricos, Vitamina A, B1, B2, Vitamina C, além de minerais como Potássio, Fósforo, ferro, cálcio, magnésio, enxofre, cloro, e vários bioflavonoides.
As concentrações dessas substâncias atuam no organismo de forma a equilibrar o pH, as secreções enzimáticas e o metabolismo, além de auxiliar no combate aos radicais livres, na cicatrização dos tecidos, nos processos infecciosos e na prevenção do Câncer.