Salmonelose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Salmonelose é um tipo de intoxicação alimentar causada pela bactéria Salmonela entérica. Existem muitas espécies diferentes dessas bactérias. A Salmonela serotipo Typhimurium e Salmonela serotipo Endenterites são os tipos mais comuns nos Estados Unidos.
A Salmonelose é mais comum no verão do que no inverno. As crianças são mais propensas a obter Salmonelose. Jovens crianças, adultos mais velhos e pessoas com problemas do sistema imunológico são mais propensos a ter infecções graves.
Causas da Salmonelose: A Bactéria causadora da Salmonelose vive nos intestinos dos pássaros, animais e seres humanos. A maioria das infecções humanas são causadas pela ingestão de alimentos ou água potável contaminada por fezes (excremento). Os alimentos que são mais comumente infectados são:
- Carne, frutos do mar e aves de capoeira não cozidas, a contaminação ocorre com mais frequência durante o processo de abate. A colheita de frutos do mar em águas contaminadas também é uma causa comum.
- Ovos não cozidos, a Salmonela geralmente esta presente nos ovos quando colocados se o frango estiver infectado.
- Frutas e vegetais, se as frutas e os vegetais tiverem sido regados ou lavados em água contaminada, há uma chance muito maior de estarem contaminados.
- Algumas práticas de cozinha podem contaminar frutas e vegetais, se a pessoa que prepara o alimento lidar com carne crua e depois toca a fruta sem lavar as mãos, por exemplo.
- Falta de higiene, superfícies de cozinha que não são mantidas limpas, falta de procedimentos de lavagem das mãos durante a preparação de alimentos e a falta de lavagem das mãos depois de ir ao banheiro ou mudar as fraldas de um bebê, são rotas comuns para contaminação e infecção.
- Uma pessoa com mãos contaminadas pode passar a infecção para outras pessoas, tocando-as ou tocando superfícies que outras pessoas tocam.
- Répteis ou anfíbios para animais de estimação, a maioria dos répteis e anfíbios transportam Salmonela no intestino sem ficar doente. Eles derramam as bactérias em seus excrementos, que podem se espalhar rapidamente sobre a pele e, em seguida, tudo o que eles entram em contato, incluindo gaiolas, brinquedos, roupas, móveis e superfícies domésticas.
A Agência de Proteção da Saúde (Reino Unido) aconselha as famílias a não manter répteis se houver crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas, pessoas muito idosas ou pessoas com sistemas imunológicos mais fracos na casa.
Sintomas da Salmonelose: A Salmonelose geralmente é causada pela ingestão de carne crua ou não cozida, aves, ovos ou produtos de ovos. O período de incubação varia de várias horas a dois dias. A maioria das infecções por salmonela pode ser classificada como gripe estomacal (gastroenterite). Possíveis sinais e sintomas incluem:
- Náusea;
- Vômito;
- Cólicas abdominais;
- Diarreia;
- Febre;
- Arrepios;
- Dor de cabeça;
- Sangue nas fezes.
Sinais e sintomas de infecção por salmonela geralmente duram dois a sete dias. A diarreia pode durar até 10 dias, embora possa demorar vários meses antes de os intestinos voltar ao normal. Algumas variedades de bactérias de salmonela resultam em Febre tifoide, uma doença às vezes mortal que é mais comum nos países em desenvolvimento.
Diagnósticos da Salmonelose: A Salmonelose é diagnosticada com base em histórico médico e exame físico. Seu médico irá fazer-lhe perguntas sobre seus sintomas, alimentos que você comeu recentemente e seus ambientes de trabalho e em casa. Uma cultura de fezes e exames de sangue podem ser feitos para confirmar o diagnóstico.
Tratamentos Para Salmonelose: A Salmonelose pode ser tratada com a administração de medicamentos até que as complicações passem. A desidratação causada pela diarreia é a complicação mais comum. Os antibióticos geralmente não são necessários, a menos que a infecção se espalhe.
Para evitar a desidratação, tome soros freqüentes de uma bebida de reidratação. Tente beber um copo de água ou uma bebida de reidratação para cada banquinho grande e solto que você tenha. Soda e sucos de frutas têm muito açúcar e não são suficientes os eletrólitos importantes que são perdidos durante a diarreia e não devem ser usados para reidratar.