O sangramento de nidação acontece quando o óvulo fertilizado de 6-12 dias de idade se liga ao revestimento interno do útero, pode ocorrer algo conhecido como nidação. Esse movimento do óvulo pode resultar em sangramento leve ou manchas, o que é completamente normal e não requer qualquer tipo de atenção médica.
Em geral, cerca de um terço das mulheres grávidas experimentam isso. Embora semelhante em tempo para o período menstrual de uma mulher, os dois não devem ser confundidos, pois há diferenças.
O que é sangramento de nidação:
Após a ovulação e no momento em que um óvulo é fertilizado com sucesso por um espermatozoide, o embrião começa a se dividir e a crescer, enviando sinais para o corpo de uma mulher para se preparar para a gravidez . Por sua vez, as paredes do útero, chamadas de endométrio, começam a mudar: elas já se tornaram mais espessas ao longo do ciclo menstrual, mas precisarão crescer e amadurecer ainda mais para proteger e nutrir um embrião por nove meses.
Em qualquer lugar, de seis a 12 dias após a fertilização, o embrião em rápido crescimento desceu as trompas de Falópio até o útero. Está começando a precisar de mais nutrientes, e o endométrio encheu o suficiente para sustentar o embrião. Além disso, neste momento, o embrião se liga ao endométrio, onde se torna dependente do corpo de uma mãe pela primeira vez de nutrientes e oxigênio. O sangramento do implante acontece quando o embrião entra no útero, o que às vezes causa a ruptura de pequenos vasos sanguíneo.
Sintomas do sangramento de nidação:
Toda gravidez é diferente, assim como os sintomas de sangramento de nidação. Eles também podem diferir da primeira gravidez para os subsequentes. Algumas mulheres não notam nenhum sintoma associado ao sangramento.
1. Pequeno sangramento:
É um dos principais sintomas de sangramento de nidação e, provavelmente, um sinal preciso de gestação. Isso acontece quando o embrião se encaixa na parede do útero. Então, se você notar sangramento leve ou manchas antes do início do seu período, você não precisa se preocupar.
2. Implantação de cãibras:
O segundo sintoma comum após a detecção do sangramento de nidação é a cólica de implantação, que é semelhante a cólicas menstruais. No entanto, essas cãibras são mais leves e menos dolorosas. Então, onde ocorre a cãibra de implantação? Você vai experimentá-los em suas costas e abdômen inferior e durar alguns dias.
Às vezes, eles estão associados a contrações contínuas na parede uterina. Se a cãibra for severa e insuportável por muito tempo, é aconselhável consultar seu médico.
3. Alterações mamárias:
Logo após o sangramento de nidação, seu corpo começa a mudar. Os seios sofrem alterações, como sensibilidade, dor e inchaço. É devido à mudança dos níveis hormonais femininos após a concepção. Em alguns casos, essas alterações são visíveis durante a ovulação, bem como uma semana após a ovulação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Aumento da temperatura corporal basal:
A temperatura corporal basal (TBB) é alta durante o implante e pode ser uma maneira de determinar a gravidez . Você pode não necessariamente rastrear sua temperatura corporal a menos que esteja tentando engravidar. Portanto, você deve mapear sua temperatura diária e ver se ela está aumentando. O TBB aumenta no momento da ovulação devido ao aumento do hormônio progesterona e permanece elevado quando a implantação ocorre.
5. Micção freqüente:
O desejo de urinar aumenta dentro de uma semana após a sangramento de nidação. Seu corpo sofre grandes mudanças para dar espaço ao bebê. Aumento do suprimento de sangue para a área pélvica coloca pressão na bexiga. Essa pressão aumenta sua vontade de urinar.
6. Desejos de comida / aversão:
Este é outro sinal proeminente de sangramento de nidação. Os hormônios produzidos como resultado da implantação tendem a alterar os gostos e desgostos da mulher pela comida. Você pode desejar alimentos que você não tenha provado antes ou que não goste de comidas que você amou. No entanto, qualquer desejo ou aversão por comida dentro de sete dias da ovulação não pode ser considerado um sintoma de implantação.
7. Ondas de calor:
São sinais menos comuns de sangramento de nidação e duram cerca de 15 minutos no momento da implantação. Durante a implantação, os níveis hormonais flutuam rapidamente, provocando ondas de calor. Embora seja um sinal inconsistente, você ainda pode considerá-lo em associação com os outros sintomas.
8. Muco Cervical
Um aumento nos níveis de progesterona após o implante faz com que o colo do útero inche e aumente o fluxo sanguíneo para o mesmo. Além disso, as glândulas aumentam e os hormônios estimulam as glândulas a produzir mais muco cervical. O muco contém, assim, algum sangue, e é por isso que o muco cervical após o sangramento de nidação parece de cor rosada ou acastanhada. Embora os sinais acima possam determinar sua gravidez , você não pode ter certeza até fazer um teste. Além disso, lembre-se de que nem toda mulher tem esses sinais.
Quantos dias dura o sangramento de nidação?
O sangramento de nidação não deve ultrapassar 3 dias e não deve ter fluxo. Se tiver, alguma coisa pode estar errada. Nestes casos há a possibilidade de baixa hormonal (progesterona) o que causaria um risco eminente à recente gestação e nesse caso é preciso ajuda de um médico ginecologista.
Sangramento de nidação há riscos:
O sangramento de nidação não deve ser motivo de preocupação e não deve representar um risco real para o bebê em desenvolvimento. Se você tiver sangramento ou manchas mais do que alguns dias após a menstruação, provavelmente não haverá sangramento de implantação. As verdadeiras preocupações com a gravidez raramente vêm do sangramento de nidação e geralmente ocorrem após o período perdido. Embora esta leve hemorragia pós-implante durante a gravidez não seja considerada normal, existem algumas razões principais que podem ocorrer:
- Irritação do colo do útero (especialmente após exames de OBGYN);
- Irritação ou pequenas lágrimas de relações sexuais;
- Levantamento pesado ou excessivo ou exercício / esforço;
- Infecção vaginal.
Pelo menos 50% das mulheres que apresentam manchas sangramento (além do sangramento de implantação) terão uma gravidez normal e saudável. A hemorragia prolongada pode ser um sinal de algo mais grave, especialmente durante a gravidez . Gravidez molar ou aborto espontâneo são duas preocupações, e é por isso que, sempre que for visitar seu médico, é necessário informá-los sobre o sangramento atual ou recente (especialmente se for pesado), assim como quaisquer outros sintomas.