Sangue no Sêmen – Causas e Tratamentos para resolver de vez essa condição. Além disso, algumas vezes, nenhuma causa pode ser encontrada para o Sangue no Sêmen. Para os homens de 40 anos ou mais, o Sangue no Sêmen é grave ou recorrente, em casos raros isso pode ser um sinal de alerta para doenças como o câncer. Como resultado, uma avaliação mais cuidadosa pode ser necessária. Mas o risco é baixo.
Em um estudo de acompanhamento de 200 homens, com principalmente mais de 40, que tipicamente tinham múltiplos episódios de Sangue no Sêmen, o Câncer de próstata se desenvolveu em apenas 4%.
A presença de Sangue no Sêmen, chamada em termos médicos de hematospermia, é um problema que, em geral, causa muitas preocupações ao homem. Podendo ser tanto em níveis microscópios quanto em níveis muito maiores, possível ser enxergado a olho nu, o Sangue no Sêmen deve ser examinado e sua causa subjacente investigada.
Em alguns casos, particularmente entre os homens com menos de 40 anos, a infecção é uma causa possível. A infecção é geralmente acompanhada por outros sinais e sintomas.
Sintomas Além de Sangue no Sêmen: A quantidade de Sangue no Sêmen pode variar de uma pequena gota a uma quantidade suficiente para dar a aparência de sangue ao esperma. A quantidade de Sangue no Sêmen depende da causa do sangramento. Além do Sangue no Sêmen, a pessoa também pode apresentar:
- Sensibilidade na região da virilha;
- Sensibilidade ou inchaço no escroto;
- Sangue na urina;
- Dor ao ejacular;
- Dor na lombar;
- Dor ao urinar.
Causas de Sangue no Sêmen: O Sangue no Sêmen pode ser causado por inflamação, infecção, obstrução ou lesão em algum ponto ao longo do sistema reprodutor masculino e pode ser um indício de uma doença ou de um problema na uretra, testículos, epidídimo ou na próstata.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, o Sangue no Sêmen é geralmente o resultado de inflamação das vesículas seminais e, geralmente, desaparece espontaneamente. Frequentemente, a causa pode não ser determinada. Dentre as possíveis causas sobre o Sangue no Sêmen, estão:
- Orquite;
- Clamídia;
- Braquiterapia;
- Trauma testicular;
- Herpes genital;
- Vasectomia;
- Sexo interrompido;
- Radiação de feixe externo para Câncer de próstata;
- Excesso de atividade sexual ou masturbação;
- Epididimite;
- Hemofilia;
- Abstinência sexual prolongada;
- Câncer de próstata;
- Biópsia da próstata;
- Prostatite.
Raras causas de Sangue no Sêmen:
- Esquistossomose;
- Tuberculose;
- Crescimentos benignos (cistos, pólipos) na bexiga, uretra ou próstata;
- Amiloidose;
- Efeitos secundários de varfarina;
- Câncer de testículo.
Fique atento nos casos de Sangue no Sêmen persistente associada também, ao surgimento de outros sintomas, como:
- Perda de peso;
- Dor ao urinar;
- Sensibilidade no escroto;
- Dor ao ejacular;
- Sangue na urina;
- Dor nos ossos;
- Inchaço escrotal;
- Calafrios;
- Dor na região da lombar;
- Febre.
Obs.: Se o sangue não desaparece e a ejaculação continua a apresentar manchas de sangue com frequência, devem ser realizados mais testes, para que possa identificar a causa do problema e então, saber qual o tratamento mais adequado. Entre os quais podemos mencionar a análise e cultura da urina, a cultura e análise do sêmen e a ecografia das vesículas seminais.