Os benefícios do santol que muitos não conhecem pois esta é uma fruta exótica, nativa da Indochina e da Península Malaiana. Agora, é amplamente cultivada em países tropicais quentes, como a Tailândia, Indonésia, Sri Lanka, Filipinas, África tropical, México, América Central e América do Sul.
Na Indonésia, é chamado mangostão selvagem. A fruta é redonda, do tamanho de uma maçã, com uma polpa branca e gosto doce e azedo, mas a pele mais espessa e aveludada.
Existem dois tipos de santol, as variedades amarela e vermelha. O fruto da variedade vermelha tem a cor de um pêssego maduro. A fruta da variedade amarela é muito mais pálida com a mistura de cor amarelo pálido e um pouco esverdeada.
Valor Nutricional da Santol
- Calorias 88 Cal
- Gordura total 0,1 g
- Cálcio 4,3 mg
- Fósforo 17,4 mg
- Ferro 42 mg
- Caroteno 0,003 mg
- Fibra dietética 0,1 g
- Proteína 0,118 g
- Tiamina (vit B1) 0,045 mg
- Niacina (vit B3) 0,741 mg
Benefícios do santol para saúde
1. Prevenção de câncer:
Como mencionado acima, o santol contém muitos antioxidantes que podem prevenir o crescimento das células cancerígenas. Em um estudo, ratos com tumores mamários receberam extratos diariamente e, após um tempo, o número e o tamanho dos tumores foram muito reduzidos.
2. Manter os dentes saudáveis:
Assim como as maçãs, morder e mastigar o santol estimula as glândulas salivares na produção de mais saliva, reduzindo a cárie dentária e diminuindo o número de bactérias na boca.
3. Redução do colesterol ruim (LDL):
O santol contêm pectinas, uma fibra solúvel. A pectina, juntamente com o colesterol bom (HDL), se unirá ao colesterol ruim (LDL) nos intestinos, impedindo que as gorduras sejam absorvidas pelo nosso sistema circulatório. O alto nível de colesterol LDL contribui para hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
4. Controla o peso corporal:
O santol contêm fibras solúveis e insolúveis. Os alimentos que são ricos em fibras podem nos saciar, fazendo com que sintamos cheios. Isso torna nossos desejos por alimentos mais baixos, enquanto melhoram a saúde do corpo.
Muitos problemas de saúde estão relacionados à obesidade, como cardiomiopatia, acidente vascular cerebral, hipertensão e transtorno do sono.
5. Reforçar o sistema imunitário:
O santol contêm quercetina, um antioxidante que pode impulsionar o sistema imunológico. A quercetina é um flavonoide que pode ser encontrado na maioria dos vegetais e frutas.
Acredita-se que promova a prevenção e o tratamento do câncer, mas ainda precisa de mais pesquisas sobre a relação entre quercetina e câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Uma vez que os antioxidantes são necessários em nosso corpo, não é doloroso consumir quercetina, incluindo a que está contida no santol. Nosso corpo precisa de antioxidantes para evitar dano celular e manter as células crescendo normalmente. A vitamina C contida nestas frutas também aumenta a resistência.
6. Contra a anemia:
A anemia é um problema caracterizado pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis. O santol contêm ferro, um mineral muito importante para produção de glóbulos vermelhos. Essas frutas também contêm vitamina C. A vitamina C é conhecida por auxiliar na absolvição do ferro efetivamente.
7. Prevenir a Doença de Alzheimer:
Um novo estudo relatou que beber suco de santol regularmente pode manter a doença de Alzheimer afastada, graças a altos antioxidantes contidos nesta fruta. Os antioxidantes podem combater o processo de envelhecimento do cérebro.
8. Tratamento da diarreia e da constipação:
Os frutos de santol contêm fibras que podem auxiliar no processo de defecação. As fibras podem tirar a água do nosso colón ou absorver o excesso de água de nossas fezes, mantendo as fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.
9. Tratamento das hemorroidas:
A vitamina C prese no santol ajuda na promoção do endothel saudável nos vasos sanguíneos. As fibras mantêm as fezes com consistência macia. Quando as fezes são macias, não precisamos esticar o processo de defecação.
A tensão constante durante o processo de defecação é conhecida por produzir hematóides de tromboses. O aumento da pressão do abdômen durante o processo de defecação fará com que o sangue não possa circular normalmente em torno do abdômen inferior, então as tromboses serão formadas.
10. Diabéticos:
Esta fruta é boa para pessoas diabéticas. O santol são ricas em fibras e apresentam baixo índice glicêmico. A fibra retarda a digestão dos alimentos, reduzindo a absorção de açúcar no sangue. Este efeito irá regular o nível de açúcar no sangue. Isso também é bom para controlar o peso corporal.
11. Repelente de isópteros e insetos:
Podemos usar o extrato da casca de árvore de santol para repelir isópteros. Mas o efeito da morte não é rápido, precisamos aplicar o extrato diariamente por alguns dias.
Uma vez que é um inseticida natural, é ecológico, orgânico, não há odores desagradáveis e não contém produtos químicos perigosos.
12. Repelente de mosquitos:
Houve um estudo nas Filipinas sobre como converter caules de santol em repelente de mosquitos. O estudo foi bem sucedido ao constatar sua capacidade repelente de mosquito.
O produto não tem efeitos colaterais para humanos e animais. O santol possui a capacidade de repelir mosquito com sucesso, reduzindo assim o número de malária, dengue e doenças do mosquito que ocorrem frequentemente em países tropicais.
13. Saúde óssea:
O cálcio e o fósforo presente fruta mantém a densidade dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose e mantendo o esmalte dos dentes fortes.
14. Ajuda manter a pele saudável:
A vitamina C, que também está contida no santol, promove a produção de colágeno. O colágeno é um dos compostos importantes nos tecidos conjuntivos, incluindo a pele.
15. Combate o envelhecimento precoce:
A alta produção de colágeno faz com que a pele pareça jovem e apertada. A vitamina C também é conhecida como antioxidantes, juntamente com carotenos e quercetina contidos nos frutos. O consumo rotineiro pode curar pequenas inflamações que fazem nossa pele enrugar. A vitamina C também evita o escorbuto.