Sarampo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença que se espalha pelo ar. Além disso, o Sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de Tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.
Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.
Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarréias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do Sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
A vacina contra o Sarampo é a melhor forma de prevenir a doença e faz parte do calendário básico de vacinação infantil, sendo dada as crianças entre 12 e 15 meses, com reforço entre os 4 e 6 anos. Essa vacina é altamente eficaz mas como o vírus pode sofrer uma mutação, por vezes, mesmo pessoas vacinadas podem ser infectadas pelo Sarampo.
Causas do Sarampo: Uma das principais causas do Sarampo está na não vacinação. Alguns pais preferem não vacinar os filhos devido aos chamados “efeitos colaterais”, ou doenças associadas à vacina, tais como: enjoos, convulsões, danos cerebrais e coma. Porém, essas associações não acontecem com a maioria que é vacinada.
Outra causa associada ao Sarampo é a deficiência de vitamina A, que pode deixar a criança mais propícia a contrair o vírus.
Sintomas do Sarampo: O tempo de incubação do vírus do Sarampo, é de 10 dias, e 4 dias depois surge a febre, que é o primeiro sintoma do Sarampo. Tosse e conjuntivite surgem logo a seguir, até que as manchas na pele começam a se manifestar. Quando estas manchas surgem, em cerca de 3 dias, os outros sintomas começam a diminuir e geralmente as manchinhas na pele desaparecem em até 5 dias e quando estão desaparecendo podem causar descamação na pele.
Os sinais e sintomas do sarampo são:
- Manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e depois espalham-se em direção aos pés;
- Manchas brancas arredondadas dentro da bochecha;
- febre alta, acima dos 38,5ºC;
- Tosse com catarro;
- Conjuntivite;
- Coceira na pele;
- Hipersensibilidade à luz;
- Nariz escorrendo;
- Perda do apetite;
Pode haver dor de cabeça, dor abdominal, vômitos, diarreia e dor nos músculos. O Sarampo não coça, tal como acontece em outras doenças como catapora e rubéola.
Tratamentos do Sarampo: Não existe tratamento específico para o Sarampo, apenas para os sintomas.
O tratamento dos sintomas consiste em:
- hidratação
- alimentação saudável
- suplementação de vitamina A e medicamentos sintomáticos para febre, náuseas e vômitos.
Prevenção: Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o Sarampo. A vacina tetraviral é indicada para prevenção do Sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.
Duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, já que aproximadamente 15% das crianças vacinadas falham no desenvolvimento de imunidade da primeira dose.