Início » Doenças » Sarcoidose – Causas, Sintomas e Fatores de Risco

Sarcoidose – Causas, Sintomas e Fatores de Risco

Sarcoidose é uma doença inflamatória que afeta um ou mais órgãos, mas mais comumente afeta os pulmões e glândulas linfáticas. Como resultado da inflamação, formam-se nódulos ou nódulos anormais (chamados granulomas ) em um ou mais órgãos do corpo. Estes granulomas podem alterar a estrutura normal e possivelmente a função do órgão afetado. Muitas vezes Sarcoidose é confundido com outras doenças quando você vê seu médico pela primeira vez. Uma radiografia de tórax tomada para outros sintomas pode levar o seu médico a enviá-lo para testes adicionais. As pessoas com radiografia de tórax anormal devem ser encaminhadas a um especialista pulmonar para avaliação.

sarcoidose o que e
sarcoidose o que e

 Sintomas da Sarcoidose: Muitas pessoas com sarcoidose pensam que têm a gripe ou uma infecção respiratória antes de serem diagnosticadas. Sarcoidose pode afetar muitos órgãos diferentes, mas geralmente afeta seus pulmões.

Os sintomas comuns da sarcoidose incluem:

  • Tosse
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Suor noturno
  • Fadiga
  • Sibilos ou respiração anormal
  • Sentimento congestionado

Sarcoidose também pode causar o seguinte:

  • Erupções cutâneas ou ressaltos na pele
  • Dor ou rigidez articular
  • Irritação ocular, secura dos olhos e, por vezes, visão embaçada
  • Frequência cardíaca rápida ou tontura
  • Pedras nos rins
  • Aumento dos níveis de Cálcio na corrente sanguínea
  • Função hepática anormal

O que Causa a Sarcoidose: A causa exata da sarcoidose não é conhecida. A doença pode aparecer de repente e depois desaparecer, ou pode desenvolver-se gradualmente e produzir sintomas que vêm e vão para toda a vida. Os pesquisadores acreditam que a doença é causada por uma resposta imune anormal.

Em uma pessoa saudável, a inflamação ocorre quando as células do sistema imunológico do corpo se reúnem para combater o intruso em um órgão ou tecido local. O sistema de defesa do corpo não reage como deveria a uma substância estranha em uma pessoa com sarcoidose, no entanto, as células que vêm para lutar acabam aglomerando-se em pequenos grumos chamados granulomas.

Ainda é incerto qual substância estranha “aciona” a resposta anormal do corpo. Alguns pesquisadores sugerem que fungos, vírus ou bactérias são prováveis acionadores. De facto, os casos de sarcoidose ter ocorrido em grupos de pessoas que tiveram contato próximo uns com os outros, bem como nos receptores de coração, pulmão e da medula óssea transplantes. Mas, até agora, nenhum dado tem sido capaz de estabelecer de forma convincente e consistente esta conexão “infecciosa” como a causa da doença. No entanto, alguns tipos de bactérias emergiram recentemente como possíveis candidatos e continuam a ser estudados de perto.

Fatores de Risco da Sarcoidose:

  • As pessoas de ascendência africana e escandinava são ligeiramente mais propensas a desenvolver sarcoidose do que os caucasianos.
  • As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença do que os homens.
  • Algumas exposições a ambientes empoeirados ou com bolores aumentam o risco de desenvolver sarcoidose.
  • Pessoas entre 20 a 40 anos de idade são mais propensos a desenvolver sarcoidose do que outros.

Quando Consultar o Seu Médico: A maioria das pessoas que têm sarcoidose não tem sinais ou sintomas da doença. Nestes casos, é diagnosticado quando uma radiografia de tórax é feito por outro motivo, e ele é encontrado para ser anormal. Entretanto, você deve contatar seu doutor se você pensa que você tem a gripe ou está experimentando algum dos sintomas acima.

O tratamento médico pode ser usado para controlar os sintomas, prevenir complicações e melhorar os resultados em pacientes com sarcoidose persistente. Se tiver sarcoidose, o seu médico irá monitorizá-lo cuidadosamente para ver se a sua sarcoidose está a melhorar ou pior e irá adaptar o seu tratamento dependendo da forma como o seu corpo está a fazer.

sarcoidose-causas
sarcoidose causas

Sarcoidose é muitas vezes tratada com a ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Porque a doença pode afetar tantos sistemas de órgãos, você pode trabalhar com prestadores de cuidados de saúde que se especializam no tratamento dos pulmões, coração, cérebro, rins, fígado, olhos e pele. Em centros médicos especializados, estes prestadores de cuidados de saúde trabalham como uma equipe para desenvolver um plano de tratamento abrangente para controlar seus sintomas e proteger sua saúde geral.

Diagnóstico e Tratamento da Sarcoidose: Se você tem sarcoidose, você pode ter sintomas por vários meses a anos antes de ser diagnosticado. Muitas pessoas pensam que estão cansadas ou com respiração fraca por causa de alguma outra razão. Especialistas como dermatologistas (médicos de pele), reumatologistas (médicos comuns) e pneumologistas (médicos de pulmão) freqüentemente diagnosticam sarcoidose após vê-lo e executar testes.

O que Esperar: Seu médico provavelmente irá executar testes de rotina, incluindo o desenho do seu sangue, testes de função pulmonar e realização de uma radiografia de tórax, se não tiver sido feito e se você tiver uma nova tosse que dure mais de algumas semanas, ou nova falta de ar.

Se tiver uma radiografia de tórax anormal que mostre gânglios ou manchas nos pulmões, pode ser enviado para um especialista em pulmão ou cirurgião para uma amostra de biópsia (uma amostra do seu tecido pulmonar). Esta amostra pode ajudar os médicos a entender o que está causando seus sintomas e resultados anormais de raios-X. Porque outras doenças ou algumas infecções podem causar aumento dos gânglios linfáticos semelhantes à sarcoidose, é importante ser diagnosticado corretamente para que você possa obter o tratamento certo.

Depois de seus médicos obter os resultados de seus testes, um especialista irá discutir os resultados com você e decidir sobre um plano de tratamento que seria melhor, causando a menor quantidade de efeitos colaterais. Muitos pacientes não necessitam de nenhum tratamento, mas devem ser seguidos por um especialista independentemente. Os especialistas que tratam a sarcoidose devem vê-lo em uma visita de seguimento após iniciar o tratamento.

Como a Sarcoidose é Diagnosticada: Não há teste de sangue que possa diagnosticar com precisão a sarcoidose. Se você tiver uma erupção cutânea, sarcoidose às vezes pode ser diagnosticada por uma biópsia – um especialista da pele irá remover uma pitada de tecido da pele e examiná-lo sob um microscópio. Porque as infecções também podem causar granulomas que se assemelham a sarcoidose, o seu médico irá testar o seu pulmão ou amostra de pele para infecções como a tuberculose para descartar outras causas potenciais de seus sintomas.

Mediastinoscopia raramente é necessária. Este procedimento é feito em um hospital onde um médico de anestesia coloca você completamente para dormir. Um cirurgião de pulmão faz uma pequena incisão acima do esterno, uma câmera é usada para olhar para baixo em seu peito, e os gânglios linfáticos podem ser removidos e enviados para um laboratório para testes.

A biópsia da pele é um procedimento feito no consultório de um dermatologista se tiver erupções cutâneas ou solavancos. O médico entorpece a pele perto de sua erupção cutânea com uma agulha e medicação entorpecente. Eles, em seguida, tomar uma pequena amostra de sua pele e enviá-lo para o laboratório para testes.

Como a Sarcoidose é Tratada: Depois que você é diagnosticado com sarcoidose, o seu médico irá rever os resultados do teste com você para determinar se você precisa de tratamento e que tipo de tentar. Muitos pacientes com sarcoidose têm sintomas menores ou inexistentes e desaparecem por si mesmos, caso em que nenhum tratamento pode ser necessário. Todos os pacientes com sarcoidose devem ter exames de respiração, eletrocardiograma, exames de sangue e um exame ocular para descobrir possíveis problemas que podem precisar ser abordados, mesmo se não houver sintomas.

  • Testes de respiração – Um terapeuta respiratório irá treiná-lo através deste teste que envolve soprar em um tubo. O teste mostra quanta função pulmonar você tem e também pode mostrar o quão bem você respondeu ao tratamento depois de começar a tomar medicação.
  • Varredura de tórax CT (“CAT”) – Uma tomografia computadorizada mostra o tecido pulmonar e os gânglios linfáticos no tórax.
  • Exames oculares – Os oftalmologistas podem às vezes dizer se a sarcoidose está afetando seus olhos.
  • EKG e Ecocardiograma – Estes são testes do coração para ter certeza de que o coração está batendo normalmente.
  • Testes de laboratório (testes de sangue e urina) – Esses testes podem ajudar os médicos a verificar se você tem inflamação em seu corpo e níveis elevados de Cálcio no sangue. Os testes também detectar potenciais efeitos colaterais de medicamentos para tratar a sarcoidose.

Se um especialista recomenda que você deve ter algum tipo de tratamento para a sarcoidose, eles costumam usar medicamentos que diminuem a atividade do seu sistema imunológico. Estes medicamentos funcionam de maneiras diferentes e podem ter diferentes efeitos colaterais. É importante informar o seu médico se você se sentir diferente após iniciar um desses novos medicamentos e para obter o seu laboratório agendado no tempo.

sarcoidose-sintomas
sarcoidose-sintomas

Os corticosteroides, como a prednisona, são medicamentos que reduzem a atividade do sistema imunológico e podem melhorar os sintomas de tosse, falta de ar, irritação ocular, erupções cutâneas e dor nas articulações. Prednisona pode ter efeitos colaterais como ganho de peso, insônia, desbaste dos ossos e, por vezes, alterações da visão. Também pode causar hipertensão arterial e diabetes. Você pode ser tratado com prednisona por um período de tempo e, em seguida, diminuiu esta medicação como melhorar seus sintomas.

Outros Medicamentos: Metotrexato é um medicamento que é usado com ou às vezes em vez de prednisona. É tomado uma vez por semana, oralmente ou como um tiro sob a pele. Antimaláricos, geralmente usados para tratar a malária, podem ajudar na sarcoidose que envolve a pele ou as articulações. Os medicamentos anti-TNF também são usados para tratar a artrite reumatoide e podem ser administrados por via intravenosa ou injetados sob a pele para sarcoidose. Todos esses medicamentos podem ter efeitos colaterais e exigir monitor amento e ajustes por perto de seu especialista.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.