Sarna Vulgar – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos fica atentos. Além disso, a sarna vulgar é uma das várias condições da pele que podem causar prurido e erupção cutânea. É uma condição dermatológica causada por sarcoptes scabiei, um ácaro microscópico de oito patas.
A sarna vulgar é contagiosa e pode se espalhar muito facilmente de pessoa para pessoa através de um contato físico próximo. Isso faz um surto provavelmente em configurações como a casa da família, grupo de assistência à infância, aula da escola, lares ou prisões.
No entanto, isso pode afetar pessoas de todas as idades, qualquer que seja sua situação de vida e status socioeconômico. Se um indivíduo tem sarna vulgar, eles e qualquer pessoa com quem eles tenham contato íntimo devem ser tratados ao mesmo tempo.
A sarna vulgar produz uma erupção cutânea com coceira consistindo em pequenas protuberâncias e bolhas vermelhas. Todos os anos, a sarna vulgar afeta milhões de pessoas de todas as raças, idades e status socioeconômico.
É altamente contagioso, sendo facilmente espalhado através de contato físico próximo (por exemplo, contato pele a pele) e compartilhando roupas de cama, roupas e móveis infestados de ácaros.
Estima-se que a sarna vulgar infecta mais de 300 milhões de humanos em todo o mundo a cada ano, incluindo 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos. A sarna vulgar ocorre com maior freqüência em crianças e jovens adultos, com surtos em estabelecimentos de assistência à infância e escolas comuns.
Principais Sintomas de Sarna Vulgar: O aparecimento de sintomas de sarna vulgar varia dependendo se uma pessoa já foi ou não exposta a ácaros. A primeira vez que uma pessoa está exposta ao ácaro da sarna vulgar, pode levar mais de 2-6 semanas para que os sintomas se desenvolvam.
Este período de tempo é significativamente mais curto nas infestações subsequentes, já que o sistema imunológico do corpo é mais rápido para reagir (tipicamente em 1-4 dias).
Principais Sintomas de Sarna Vulgar: Entre os sinais e sintomas de sarna vulgar incluem:
Comichão: Isso geralmente é pior à noite e pode ser severo e intenso. A coceira é um dos sintomas de sarna vulgar mais comuns.
Erupção Cutânea: Quando o ácaro toca na pele, ele forma trilhas de estrume, ou linhas, que são mais comuns nas dobras da pele, e se parecem com urticária, mordidas, nódulos, espinhas ou manchas de pele escamosa. As bolhas também podem estar presentes.
Feridas: Estas ocorrem em áreas infestadas onde uma pessoa arranhou a pele. As feridas abertas podem levar ao impetigo, comumente causado por infecção secundária por Staphylococcus aureus .
Crostas Grossas: A sarna vulgar cria crostas, também conhecida como sarna norueguesa, é uma forma de sarna vulgar severa na qual centenas a milhares de ovos de ácaros e ácaros são abrigados nas crostas da pele, causando sintomas graves da pele.
Na maioria das vezes, aqueles afetados com sarna vulgar corpulenta exibem crostas generalizadas, cinzas, grossas e desmoronadas. Os ácaros que vivem nas crostas separadas podem viver por mais de uma semana sem necessidade de contato humano devido à comida fornecida pelas próprias crostas.
O locais mais comum de infestação em adultos e crianças mais velhas inclui:
- Entre os dedos
- Em torno das unhas
- Axilas
- Cintura
- Partes internas dos pulsos
- Cotovelo interno
- Solas dos pés
- Peitos (particularmente as áreas ao redor dos mamilos)
- Genitália masculina
- Nádegas
- Joelhos
- Omoplatas
- Crianças e crianças pequenas experimentam infestação em outras áreas do corpo, incluindo:
- Couro cabeludo
- Cara
- Pescoço
- Palmas das mãos
- Solas dos pés
Às vezes, as crianças podem apresentar uma infestação generalizada, abrangendo a maioria do corpo. Os bebês infestados de sarna vulgar tendem a exibir sintomas de irritabilidade e dificuldades de dormir e comer.
Principais Causas de Sarna: A sarna vulgar é uma infestação do ácaro sarcástico scabiei, também conhecido como o ácaro humano da coceira. Depois de enterrar sob a pele, o ácaro fêmea coloca seus ovos no túnel que criou. Uma vez incubados, as larvas se movem para a superfície da pele e se espalham por todo o corpo ou por outro hospedeiro através de um contato físico próximo.
Os seres humanos não são a única espécie afetada pelos ácaros; Cães e gatos também podem ser infectados. No entanto, cada espécie hospeda uma espécie diferente de ácaros e, embora os seres humanos possam sofrer uma reação leve e transitória da pele ao contato com ácaros não humanos, uma infecção humana completa com ácaros animais é rara.
A sarna vulgar é altamente contagiosa e se transmite através de contato direto com a pele ou com uma toalha, roupa de cama ou móveis infestados com os ácaros. Como tal, algumas das pessoas mais prováveis que se tornam infestadas de ácaros incluem:
- Crianças que frequentam creche ou escola
- Pais de crianças pequenas
- Jovens adultos sexualmente ativos (e pessoas com múltiplos parceiros sexuais)
- Residentes de instalações de cuidados prolongados
- Adultos mais velhos
- Pessoas que são imunocomprometidas (incluindo aqueles com HIV / AIDS , receptores de transplante e outros em medicamentos imunossupressores)
Tratamentos Para Sarna Vulgar: A sarna vulgar é altamente contagiosa, então, qualquer pessoa que esteja com um paciente com diagnóstico de doença ou que tenha tido um contato próximo com o paciente, provavelmente será recomendada para receber tratamento para a sarna vulgar, mesmo que não tenham sintomas. Isso inclui qualquer pessoa com quem o paciente tenha tido contato íntimo recente.
A sarna vulgar é geralmente tratada com medicamentos tópicos, como creme de permetcere a 5 por cento, creme de crotamitão ou loção de lindano. Em alguns casos, pode ser utilizada uma loção de benzoato de benzilo a 25 por cento ou uma pomada de enxofre a 10 por cento. A maioria dos preparativos tópicos são aplicados à noite e lavados pela manhã.
Loções e cremes são comumente usados para tratar a sarna vulgar. A Ivermectina, uma medicação oral, pode ser recomendada para pessoas imunocomprometidas, aquelas com sarna vulgar ou aquelas que não responderam a terapia tópica. A Ivermectina não deve ser usada durante a gravidez ou durante a amamentação nem por crianças com peso inferior a 33 libras.
Outros medicamentos, como anti-histamínicos, loções anti-coceira como loção Pramoxina, antibióticos e cremes esteroides podem ser prescritos para oferecer alívio dos sintomas. O tratamento com medicamentos prescritos geralmente irá matar os ácaros rapidamente.
O prurido e a erupção cutânea podem inicialmente piorar; No entanto, a cura da pele deve ser observada 4 semanas após o tratamento. Algumas pessoas exigem mais de um curso de tratamento para se livrarem completamente dos ácaros.
Como Prevenir a Sarna Vulgar: Para evitar re-infestação e propagação, siga as seguintes etapas:
Lavar ou limpar à seco todas as roupas, toalhas, roupa de cama, etc. Ao lavar, use água com sabão quente e seque no fogo alto. Coloque itens que não podem ser lavados em uma bolsa de plástico selada por uma a várias semanas para morrer de fome.