Sepse – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Sepse é uma doença fatal causada pela resposta do seu corpo a uma infecção. Seu sistema imunológico protege você de muitas doenças e infecções, mas também é possível que ele entre em excesso em resposta a uma infecção.
A Sepse se desenvolve quando os produtos químicos que o sistema imunológico libera na corrente sanguínea para combater uma infecção causam inflamação em todo o corpo. Casos graves de Sepse podem levar ao choque séptico, que é uma emergência médica.
Existem mais de 1 milhão de casos de Sepse por ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Este tipo de infecção mata mais de 258 mil americanos por ano.
Causas: Qualquer infecção pode desencadear Sepse, mas os seguintes tipos de infecções são mais propensos a causar Sepse:
De acordo com o CDC, o número de casos de Sepse nos Estados Unidos aumenta a cada ano. Na verdade, o NIH informa que a sepse causa mais mortes nos EUA do que câncer de próstata, câncer de mama e AIDS juntos. Possíveis razões para o aumento incluem:
- Um envelhecimento da população, porque a Sepse é mais comum nos idosos
- Um aumento da resistência aos antibióticos, que ocorre quando um antibiótico perde sua capacidade de resistir ou matar bactérias
- Um aumento no número de pessoas com doenças que enfraquecem seus sistemas imunológicos
Sintomas: A Sepse normalmente acontece quando uma infecção anterior (como uma infecção urinária) se agrava e espalha pelo corpo. Os principais sinais que devem levar o paciente ao hospital são:
- Febre
- Taquicardia
- Frequência cardíaca aumentada
- Dificuldade para respirar ou frequência respiratória aumentada
- Pressão arterial baixa (hipotensão)
- Menor quantidade de urina
- Alterações neurológicas, que podem ser desde ansiedade e desorientação até confusão mental e perda de consciência.
A infecção generalizada também pode ser agravada, causando a sepse grave ou choque séptico – que acontece quando há disfunção de um ou mais órgãos, acompanhada de uma pressão arterial extremamente baixa, que não volta a normalidade mesmo com a infusão de líquidos (soro).
Tratamentos: A Sepse pode progredir rapidamente para choque séptico e morte se não for tratada. Os médicos usam uma série de medicamentos para tratar a Sepse, incluindo:
- Antibióticos via IV para combater a infecção
- Medicamentos vasoativos para aumentar a pressão arterial
- Insulina para estabilizar o açúcar no sangue
- Corticosteróides para reduzir a inflamação
- Analgésicos
A Sepse grave também pode exigir grandes quantidades de líquidos IV e um respirador para respirar. A diálise pode ser necessária se os rins forem afetados. Os rins ajudam a filtrar os resíduos prejudiciais, o sal e o excesso de água do sangue. Em diálise, uma máquina executa essas funções.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover a fonte de uma infecção. Isso inclui drenar um abscesso cheio de pus ou remover tecido infectado.