Seriguela Fruta para que serve, benefícios, usos e efeitos colaterais. Além disso, a seriguela contém vitaminas, minerais e antioxidantes.
A seriguela não é uma fruta muito comum no nosso cardápio, justamente por ser mais exótica e não tão facilmente encontrada nos mercados.
Mas, a partir de agora você vai ver que os benefícios da seriguelas são tantos que vale a pena se esforçar um pouco para adquirir o hábito de consumir essa fruta!
Você pode encontrá-la com o nome de cajá vermelho e ciroela. Seu sabor é adocicado e o tamanho varia entre três e cinco centímetros.
A Seriguela também é encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a Seriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.
A seriguela fruta faz parte do grupo das frutas ricas em antioxidante, por isso, seu consumo previne o envelhecimento precoce e também reduz os riscos de desenvolvimento de tumores e alguns tipos de câncer.
Como fonte importante de fibras, a fruta melhora o funcionamento do intestino e dá uma mãozinha para quem está de regime! Ao consumir a fruta, por causa das fibras, você vai demorar mais tempo para sentir fome e atacar a geladeira novamente, por isso, tenha seriguela em casa.
Benefícios da Seriguela para saúde
Para Combater a Diarreia:
A seriguela é rica em antioxidantes, Como fonte importante de fibras, a seriguela melhora o funcionamento do intestino .
Para Regular Colesterol:
consumir a seriguela regularmente ajuda a reduzir as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Para fortalecer a imunidade e as defesas naturais do organismo, a Seriguela também é muito indicada, graças às grandes concentrações de substâncias como ferro, cálcio e fósforo. A seriguela também é uma importante fonte de vitamina A, B e C.
Disposição:
A Seriguela é bastante recomendada para quem busca ter mais energia durante o dia e, principalmente, para quem pratica alguma atividade física, pois ela contém uma alta quantidade de carboidratos e uma quantidade significativa de calorias.
Os carboidratos, por sua vez, são de fundamental importância para manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Em média, cada 100 g da Seriguela possui 76 Kcal e contém 18,9 g de carboidratos.
Para Sistema Imunológico:
A Seriguela fortalece o sistema imunológico. O organismo está em constante exposição a bactérias, vírus, fungos e diversos agentes causadores de doenças.
Estes agentes podem apresentar maior risco quando o sistema imunológico está fraco, aumentando a incidência de problemas e doenças como gripes, resfriados e infecções.
Ação Antioxidante:
A Seriguela é rica em compostos considerados antioxidantes, tais como os compostos fenólicos e a vitamina C. Estas substâncias promovem a neutralização da ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e ajudam na prevenção de diversas doenças crônicas, entre elas as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Ganhar Massa Muscular:
A Seriguela é uma fonte de potássio que ajuda no ganho de massa muscular. Outra função bastante importante do potássio é que este participa dos processos de contração e relaxamento dos músculos, juntamente com o cálcio , ajudando a evitar dores e câimbras provenientes dos treinos e de atividades físicas regulares.
O potássio participa do processo de síntese de proteínas, acelerando, assim, a recuperação muscular e o crescimento das fibras, ajudando no ganho de massa muscular.
Para Controlar Apetite:
A Seriguela ajuda controlar o apetite pois, Todos os nutrientes são de fundamental importância para a manutenção da saúde. Alguns, no entanto, podem atuar de forma mais específica em determinados processos.
O potássio , por exemplo, é um regulador dos níveis de açúcar no sangue. Desta forma, este mineral ajuda a equilibrar a quantidade de glicose presente e auxilia no controle da liberação do hormônio insulina.
Para Dores nas Articulações:
A Seriguela também é uma ótima fonte de cálcio , fósforo e ferro. Em sua composição, alguns ativos podem ser encontrados, como os antioxidantes, que atuam contra os radicais livres e os carotenoides.
Fonte de Vitaminas:
A Seriguela é uma excelente fonte de vitaminas A, Vitamina B e Vitamina C, o que se confere ao fruto sua ação que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo febres, aliviando espasmos, diarreias e gases.
Para Regular o Intestino:
Devido à alta quantidade de fibras, a Seriguela é uma boa opção para quem busca regular o intestino. Não é muito indicada para diarreias, devido ao fator diurético, mas pode ser eficiente para deixar o sistema excretor funcionando de maneira correta.
Outros Benefícios da Seriguela
A Seriguela possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, a Seriguela possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Usos da Seriguela
A Siriguela ou ceriguela não é considerada um fruto ácido, porém é bastante doce. No final da maturação os açúcares redutores constituem aproximadamente 36% dos açúcares solúveis totais. A ceriguela possui baixo teor de ácido ascórbico que é Maximo no fruto verde.
Apesar de ser muito apreciada para o consumo fresco, a Siriguela ou ceriguela também é utilizada para o processamento, mas, nesse caso deve-se utilizá-la quando completamente madura, já que apresenta um alto conteúdo de amido nos estádios iniciais da maturação.
Mesmo no fruto maduro o conteúdo de amido é elevado, e em alguns casos pode-se mesmo perceber o sabor amiláceo no ceriguela fresca.
O teor de pectina total também é elevado, em comparação com a maioria dos frutos, o que, associado ao elevado teor de amido, pode dificultar a estabilização de suco ou néctar.
Malefícios da Seriguela
Não há estudos comprovados de que a Seriguela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias.
Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.