Seroma – O que é, Causas e Tratamentos com remédios. Além disso, Seroma é uma coleção de fluidos que se acumula sob a superfície da pele. O Seroma podem se desenvolver após um procedimento cirúrgico, na maioria das vezes no local da incisão cirúrgica ou onde o tecido foi removido.
O fluido, chamado soro, nem sempre é construído imediatamente. O inchaço e o fluido podem começar a colecionar várias semanas após a cirurgia.Esta complicação é mais frequente após cirurgia da mama, após cesárea ou pós abdominoplastia e, normalmente, surge devido à falta de uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia.
Seroma – O que é, Causas e Tratamentos
Causas do Seroma: Um Seroma pode se formar após um procedimento cirúrgico. Em alguns casos, um Seroma pode se formar após uma cirurgia muito pequena.
A maioria do Seroma, aparecerá após um procedimento bastante extenso, ou em que uma grande quantidade de tecido é removida ou interrompida.
Sua equipe cirúrgica colocará tubos de drenagem dentro e ao redor da incisão para tentar evitar um Seroma.
Os tubos de drenagem podem permanecer em seu corpo por algumas horas ou alguns dias após a cirurgia, a fim de evitar o acúmulo de fluido.
Em muitos casos, o uso de tubos de drenagem será suficiente para prevenir um Seroma.
Esse não é sempre o caso, e uma semana ou duas após o procedimento, você pode começar a perceber os sinais de acumulação de líquido perto da incisão. Os tipos mais comuns de cirurgia que resultam em Seroma incluem:
- Contorno do corpo, como lipoaspiração ou braço, peito, coxa ou elevadores de nádega
- Aumento mamário ou mastectomia
- reparação de hérnia
- Abdominoplastia ou uma abdominoplastia
Sintomas do Seroma: O Seroma normalmente vem acompanhado de inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão na região da cicatriz. O paciente também sofre com dores maiores do que o habitual quando ocorre este acúmulo de líquido seroso.
Fatores de Risco do Seroma: Vários fatores aumentam seu risco de desenvolver um Seroma após um procedimento cirúrgico. Nem todos com esses fatores de risco desenvolverão um Seroma. Esses fatores de risco incluem:
- Cirurgia extensiva
- Um procedimento que interrompe grandes quantidades de tecido
Como Identificar Seroma: Em muitos casos, um Seroma terá a aparência de um nódulo inchado, como um cisto grande.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Também pode ser macio ou ferido quando tocado. Uma secreção clara da incisão cirúrgica é comum quando existe um Seroma.
Você pode ter uma infecção se a descarga se tornar sangrenta, muda de cor ou desenvolve um odor. Em casos raros, um Seroma pode calcificar. Isso deixará um nó duro no site da Seroma.
Tratamento do Seroma: O tratamento mais comum para um Seroma abdominoplastia é a aspiração (drenagem) do excesso de líquido. O médico simplesmente insere uma agulha com uma seringa em anexo para a região afetada do abdômen e drena o Seroma.
A região do abdome , onde está inserida a agulha é geralmente dormente, de modo que o tratamento é indolor. Porque fluido não pára automaticamente acumulando após a aspiração inicial, os pacientes geralmente requerem várias visitas ao seu médico. Eles normalmente não requerem mais do que cinco aspirações.
O fluido removido durante a aspiração deve ser clara sangue ou minimamente tingida. Se o fluido é de uma cor diferente , isto pode indicar uma infecção que pode necessitar de tratamento adicional. Pode também indicar que o Seroma, na verdade, é um hematoma , ou uma acumulação de sangue.
Os médicos podem drenar hematomas , mas eles são de maior preocupação por causa do aumento do risco de uma infecção bacteriana. Pequenos Seromas nem sempre precisam de tratamento médico. Isso porque o corpo pode naturalmente reabsorver o fluido em algumas semanas ou meses.
A medicação não permitirá que o fluido desapareça mais rápido, mas você pode tomar medicação para dor no balcão, como o ibuprofeno, para reduzir qualquer dor ou desconforto e ajudar a aliviar qualquer inflamação causada pelo Seroma.
Converse com seu médico sobre suas opções. Seromas maiores podem exigir tratamento pelo seu médico.
Seu médico pode sugerir drenar o Seroma se for grande ou doloroso. Para fazer isso, seu médico irá inserir uma agulha no Seroma e remover o líquido com uma seringa.
Infelizmente, o Seroma podem retornar.
O seu médico pode precisar drenar um Seroma várias vezes. Em alguns casos, seu médico pode sugerir a remoção total da Seroma. Isto é realizado com um procedimento cirúrgico muito menor.
Prevenção do Seroma: Os sistemas de drenagem cirúrgica são utilizados em algumas cirurgias para evitar a formação de um Seroma.
Antes de seu procedimento, você deve discutir com seu médico a probabilidade de desenvolver um Seroma eo que eles podem fazer para ajudar a prevenir isso.
Além disso, pergunte ao seu médico sobre roupas de compressão. Esses dispositivos médicos são projetados para ajudar a cicatrização da pele e tecido mais rápido.
Eles também podem reduzir o inchaço e contusões após uma cirurgia. Esses curativos podem ajudar a reduzir seu risco de desenvolver um Seroma.
Estes pequenos passos podem ajudar a prevenir a formação de um Seroma se você tiver uma cirurgia.
Se um Seroma se desenvolver, certifique-se de verificar com o seu médico para que ambos possam decidir sobre as melhores etapas para o tratamento.
Embora sejam incômodos, os Seromas raramente são sérios, então tenha a certeza de que acabará por curar.