A sífilis é uma das doenças mais perigosas transmitidas sexualmente. Causada pela bactéria Treponema Pallidum, a infecção é normalmente contraída das feridas de uma pessoa infectada durante a relação sexual, incluindo sexo anal, vaginal e oral é muitas vezes chamado de “um grande imitador”, como é difícil de distinguir de outras DSTs.
A sífilis pode invadir o sistema nervoso em qualquer estágio da infecção e causa uma ampla gama de sintomas, incluindo cefaleia, comportamento alterado, dificuldade de coordenação dos movimentos musculares, paralisia, déficits sensoriais e demência. Essa invasão do sistema nervoso é chamada de “neurossífilis.
Causas da sífilis:
A sífilis é uma doença contagiosa por determinados meios, ela pode ser transmitida por:
- Relações sexuais desprotegidas;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Contato com sangue de uma pessoa infectada.
Sintomas da sífilis:
Esses sintomas da sífilis podem ir e vir por até 2 anos. Eles incluem erupções cutâneas que duram de 2 a 6 semanas – geralmente nas palmas das mãos e na planta dos pés.
Existem muitos outros sintomas, incluindo febre leve, fadiga, dor de garganta, perda de cabelo , perda de peso, glândulas inchadas , dor de cabeça e dores musculares.
Tratamentos da sífilis:
Não existem remédios caseiros ou medicamentos sem receita que curem, mas esta condição é fácil de curar em seus estágios iniciais.
Uma única injeção intramuscular de penicilina G benzatina de ação prolongada (2,4 milhões de unidades administradas por via intramuscular) curará uma pessoa com primária, secundária ou latente inicial.