Início » Doenças » Sífilis Secundária – O que é, Sintomas e Tratamentos

Sífilis Secundária – O que é, Sintomas e Tratamentos

sifilis-secundaria

Sífilis Secundária – O que é, Sintomas e Tratamentos que você deve conhecer. Além disso, a Sífilis Secundária é uma infecção sexualmente transmissível (ITS). Existem quatro estágios da doença: primário, secundário, latente e terciário (também conhecido como neurosífilis). A sífilis primária é o primeiro estágio da doença. Provoca uma ou mais feridas pequenas e indoloras ao redor dos órgãos genitais, do ânus ou da boca.

Se você não recebe tratamento para o estágio primário da doença, pode progredir para o segundo estágio, que é a Sífilis Secundária. Se você não for tratado, a doença provavelmente irá progredir para o estágio latente, e pode até progredir para o estágio terciário.

Sífilis Secundária

O estágio secundário da sífilis é curável com tratamento médico. É importante obter tratamento para evitar que a doença avance para o estágio terciário, que pode não ser curável e pode causar danos aos seus órgãos, bem como a demência (perda de memória), a paralisia ou mesmo a morte.

Como a Sífilis Secundária é Transmitida: A sífilis é causada por um espiroqueta (uma bactéria em forma de espinha dorsal) chamada Treponema pallidum. Você pode obter a bactéria das seguintes maneiras:

Sintomas da Sífilis Secundária: A sífilis primária geralmente se apresenta como uma única dor. Este ferimento geralmente aparece três semanas após a infecção inicial, mas pode mostrar-se tão cedo em até 10 dias ou até 90 dias. Esta ferida, chamada chancre, é pequena, firme, redonda e indolor. Aparece no local de infecção original, geralmente a boca, ânus ou genitais. Você pode nem perceber isso.

Se você não receber tratamento durante esta aparência inicial de sintomas, a bactéria que causou essa ITS se espalhará através da corrente sanguínea, e em breve você terá Sífilis Secundária.

Os sintomas da Sífilis Secundária se desenvolvem duas a oito semanas após a primeira pessoa se infectar com Sífilis Secundária. O estágio secundário geralmente é marcado por uma erupção cutânea não significativa.

A erupção cutânea pode ser confinada a uma parte do seu corpo, ou pode se espalhar por várias partes. A aparência da erupção cutânea varia. Uma manifestação comum é manchas ásperas e castanhas avermelhadas no fundo de seus pés e nas palmas das mãos.

Outros sintomas da Sífilis Secundária Incluem:

Como é diagnosticada a sífilis secundária: Para diagnosticar a Sífilis Secundária, o seu médico irá querer fazer um exame físico e fazer perguntas sobre o seu histórico médico. Se você tiver feridas, seu médico pode usar um microscópio para examina-lô. A bactéria da sífilis aparecerá sob o microscópio – esta técnica é conhecida como microscópio de campo escuro.

Testar seu sangue com um teste rápido de recuperação de plasma (RPR) também é uma maneira confiável e barata para o seu médico determinar se você tem sífilis. Seu corpo faz anticorpos, proteínas que tentam combater infecções, em resposta a infecções e invasores estrangeiros. Se o exame de sangue revelar esses anticorpos de sífilis, você foi infectado com sífilis. A prova RPR é importante para as mulheres grávidas, uma vez que a sífilis não diagnosticada pode ser transmitida ao feto e pode ser fatal para o bebê.

Tratamento da Sífilis Secundária: A Sífilis Secundária não pode ser curada por tratamentos sem receita médica ou remédios caseiros. Se for apanhado precocemente, no entanto, você só precisará de uma injeção de penicilina. Se você teve a ITS por um longo período de tempo, serão necessárias várias doses.

Pessoas com alergias à penicilina podem usar outros antibióticos, como doxiciclina ou tetraciclina. A penicilina é a melhor droga se a pessoa estiver grávida, no entanto, uma vez que outros antibióticos podem prejudicar seu bebê em desenvolvimento ou deixar de protegê-los da sífilis.

Os antibióticos vão matar a bactéria da sífilis e impedir que isso prejudique seu corpo.

Os antibióticos comuns utilizados incluem:

  • Benzatina penicilina G
  • Doxiciclina
  • Tetraciclina

No entanto, os antibióticos não podem reparar os danos que já ocorreram. Se você está recebendo tratamento para a sífilis, não faça sexo até que suas feridas cicatrizem completamente e você complete seu tratamento com antibióticos. Deixe seu parceiro sexual saber sobre sua condição para que eles também possa obter ajuda e evitar espalhar a infecção.

Sífilis Secundária-1

Sem tratamento, a Sífilis Secundária provavelmente continuará a progredir. Pode ser 10 ou 20 anos antes de experimentar os piores efeitos. Eventualmente, a sífilis não tratada levará a danos ao cérebro, olhos, coração, nervos, ossos, articulações e fígado. Você também pode ficar paralisado, cego ou demente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.