Sinais que Avisam quando o Fígado está Mal são de pequenas coisas à graves. Além disso, O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, responsáveis por metabolizar e eliminar toxinas, tornando-as menos nocivas.
Entretanto, quando o fígado está mal, alguns sinais podem acabar surgindo, para alertar o corpo.
Conheça alguns desses sinais, sabendo que, por mais que sejam sintomas em comum, não representam necessariamente uma disfunção hepática. além disso, Consulte sempre o seu médico.
Sinais que avisam quando o fígado está mal:
1. Sangramento no sistema digestório:
Problemas no fígado podem levar à obstrução da veia porta, que ocasiona em um aumento da pressão no sistema venoso do sistema digestório – como as veias do estômago e as do esôfago. Esse fato pode levar a sangramentos.
Hemorragias digestivas costumam vir em quadros de cirroses hepáticas (já em estado avançado).
A pessoa acometida pelo problema pode acabar tendo vômitos hemorrágicos, perdendo muito sangue.
2. Fadiga:
Sentir um cansaço extremo é um sinais comum que pode ocorrer quando o fígado está mal. além disso, A fadiga é comum em pessoas que têm hepatite, cirrose ou esteatose hepática.
Quando pior o fígado estiver, mais cansaço extremo a pessoa sentirá.
3. Dores abdominais:
As dores abdominais é um dos principais Sinais que Avisam quando o Fígado está Mal. Pois, podem estar relacionadas ao fígado, principalmente em casos de hepatite aguda.
Entretanto, dores abdominais também podem ser causadas por outros problemas, como na vesícula, vias biliares, base do pulmão direito e até mesmo lesões na costela ou nos músculos do abdômen.
4. Ascite:
Ascite, também conhecida como barriga d’água, é um sintoma comum de quando o fígado está mal, como no caso da cirrose hepática.
A esquistossomose também é uma doença que pode acarretar nesse sintoma no fígado. além disso, A ascite ocorre devido a alta pressão no interior das veias, levando a água para o lado de fora – direto para a cavidade do abdômen.
5. Sintomas gerais sem especificação:
Quem possui problemas no fígado tende a ter diversos sintomas sem especificação, como náusea, falta de fome, desânimo e perda de peso. Em casos de hepatite aguda, é comum que a pessoa também tenha febre.
Sentir um sabor amargo na boca é algo comumente associado a casos em que o fígado está mal. Entretanto, esse sintoma pode também ter causas como:
- Refluxo;
- Gastrite;
- Problemas nos dentes ou gengiva;
- Faringites;
- Amigdalites;
- Desidratação;
- Ficar sem comer por muito tempo;
- Remédios;
- Cigarro.
Se você não tem nenhum outro sintoma diferente além deste, é pouco provável que seja um sintoma de algum problema relevante no fígado.
6. Circulação colateral:
Quando o sangue não consegue passar pela veia porta, o organismo acaba precisando mudar a direção do fluxo sanguíneo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O sangue acaba tendo que voltar em grande quantidade por veias colaterais que, em pessoas saudáveis, apenas passam em pequeno volume de sangue.
7. Manchas arroxeadas na pele:
As equimoses (manchas arroxeadas na pele) são comuns em pessoas com problemas no fígado. Afinal, o fígado é quem produz as proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea.
Dessa forma, pessoas com problemas hepáticos podem ter mais dificuldade em cessar sangramentos.
Quando o fígado está mal, também é comum que o número de plaquetas seja baixo, colaborando para a ineficácia em coagular o sangue.
8. Encefalopatia:
Esse sinal representa uma disfunção nas funções básicas do cérebro. Em pessoas com problemas hepáticos, algumas toxinas ingeridas acabam passando direto (sem metabolização) para o cérebro.
Alguns dos sintomas (de quadros leves) podem ser:
- Letargia;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração.
Os sintomas de quadros mais graves costumam levar a reduções nos níveis de consciência e até mesmo coma.
9. Icterícia:
Icterícia é quando a pele acaba tendo uma cor amarela, assim como ocorre nos olhos e mucosas, devido ao aumento de bilirrubina na corrente sanguínea.
Quando o fígado está mal, ele acaba não metabolizando (ou excretando) a bilirrubina produzida pelo baço.
Assim, a pele acaba ficando amarelada.
Pessoas com icterícia também costumam sentir muita coceira, além de terem fezes claras e urina muito escura. além disso, As doenças hepáticas que mais costumam levar a esse sintoma costumam ser a hepatite e a cirrose.
Entretanto, a icterícia não é um sintoma específico de problemas no fígado.
10. Ginecomastia:
Ginecomastia é um problema que ocorre quando os homens acabam desenvolvendo mamas.
Apesar das causas não serem ainda muito claras, é provável que isso ocorra devido ao aumento do estrogênio na corrente sanguínea – devido ao mau funcionamento do fígado.
11. Eritema palmar:
Esse sintoma representa, basicamente, quando a palma da mão fica muito vermelha.
Não é um sinal específico de quando o fígado está mal, pois pode acontecer também em pessoas que possuem artrites reumatoides, hipertireoidismo e em mulheres gestantes.
12. Teleangiectasias:
Conhecidas popularmente como aranhas vasculares, as teleangiectasias acabam surgindo no tronco, no rosto, pernas e braços. Este também é um dos sinais que avisam quando o fígado está mal.
Também é um sintoma relacionado a alterações metabólicas do estrogênio. Pessoas saudáveis e pessoas gestantes podem ter aranhas vasculares.
Na cirrose, por exemplo, o número de aranhas vasculares acaba sendo muito maior, além de terem um tamanho diferenciado.
Outros sinais que avisam quando o fígado está mal:
- Febre, infecções cutâneas e asma.
- Tensão alta.
- Retenção de líquidos.
- Dores de cabeça.
- Nível instável de açúcar no sangue.
Algumas dicas para prevenir:
- Procure ingerir apenas alimentos orgânicos;
- Evite açúcares refinados;
- Reduza ou evite o álcool;
- Tome no mínimo dois litros de água por dia;
- Tenha uma dieta equilibrada e de alta qualidade.