As Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada podem ser diversas, mas para que você tenha mais conhecimento separamos algumas dentre as principais. Além disso, a Síndrome da Boca Escaldada pode causar um déficit na produção de saliva na boca para umedecer a mucosa bucal. Junto à secura da boca, queimação na língua pode ser uma das suas consequências.
Síndrome da Boca Escaldada pode também surgir sob o tratamento de várias doenças, por exemplo, como um efeito colateral de drogas ou radioterapia. Algumas pessoas dizem que a queimação não está presente ao acordar, mas que aumenta durante o dia. Outros pacientes perceberam que a dor é constante durante todo o dia. A Síndrome da Boca Escaldada afeta mais as mulheres com uma proporção de 1 em cada 7.Certos processos podem causar Síndrome da Boca Escaldada secundária são: um défice de Ferro, a diabetes mellitus, a doença de refluxo gastroesofágico (GERD), infecções, anemia, em particular a anemia devido a Vitamina B12, levando a glossite Hunter (glositis = inflamação da língua).
Em adição, uma vez que frequentemente afeta as mulheres após a menopausa, alguns médicos acreditam que o processo de mudança hormonal é uma possível causa da sensação de ardor desagradável na língua. No entanto, a relação exata entre hormônios e a Síndrome da Boca Escaldada ainda não foi demonstrada.
Geralmente aparece em adultos de meia-idade ou mais velhos, mas pode ocorrer em alguns casos em pessoas mais jovens. A dor durante o dia é bastante variável. Então, confira As 10 Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada:
Língua Geográfica: A língua geográfica é uma doença que causa boca seca, dor e consistência irregular. Esta condição também pode ser ligada a Síndrome da Boca Escaldada.
Hábitos Orais: Alguns gestos que aparecem inconscientemente com a língua pode irritar a boca, por exemplo apertar os dentes (bruxismo) pode estar entre as Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada.
Alergia: A Síndrome da Boca Escaldada pode ser causada por uma alergia ou uma reação a certos alimentos, aromas alimentares, aditivos, corantes ou outras substâncias.
Dentaduras Irritante: As dentaduras e os materiais utilizados em implantes orais, podem irritar os tecidos da boca provocando a Síndrome da Boca Escaldada.
Desequilíbrios Hormonais: A menopausa provoca alterações hormonais que podem causar Síndrome da Boca Escaldada. Isso acontece porque os níveis de hormônio afetam a composição da saliva.
Refluxo Gástrico (doença do refluxo gastroesofágico): O gosto ácido ou amargo que se sente na boca vem do trato gastrointestinal superior e pode causar dor e irritação sendo um dos Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada.
Irritação Excessiva: O uso excessivo de instrumentos para higiene bucal como escovas de dente e bochechos ou consumo excessivo de bebidas ácidas pode causar irritação dos tecidos orais se tornando uma das Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada.
Deficiências Nutricionais: A falta de nutrientes, como Ferro, Zinco, Ácido Fólico (vitamina B9), Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6) e cobalamina (vitamina B12) afeta os tecidos e causa a Síndrome da Boca Escaldada. Estas deficiências podem causar anemia por carência de vitamina.
Alguns Medicamentos: Os inibidores de enzima de conversão da angiotensina utilizado para tratar a pressão arterial elevada pode estar entre as Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada.
Problemas Endócrinos: Os tecidos orais podem responder as níveis elevados de açúcar no sangue que ocorrem como resultado de diabetes ou hipotireoidismo que também estão entre as Principais Causas da Síndrome da Boca Escaldada.
Problemas do Nervo (doença neurológica): Os danos aos nervos e as neuropatias podem causar dor e Síndrome da Boca Escaldada e na língua além disso podem alterar o sabor.