Síndrome das Unhas Amarelas – O que é, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar informados. Além disso, a síndrome das unhas amarelas é uma desordem rara da unha, que geralmente é acompanhada por linfedema (inchaço de partes do corpo causadas por bloqueio ou dano à drenagem do sistema linfático).
Também pode ser associada a derrames pleurais recorrentes (coleta de fluídos no espaço que envolve os pulmões) e menos bronquiectasias ( dilatação crônica e anormal dos brônquios nos pulmões), bronquite crônica e infecções dos sinusites.
Principais Sintomas da Síndrome das Unhas Amarelas: A síndrome das unhas amarelas geralmente começa na meia idade, embora uma condição semelhante tenha sido descrita em crianças mais novas. As três características principais da síndrome das unhas amarelas são descritas na tabela a seguir.
Alterações de Unhas:
- Todas as unhas podem ser afetadas
- As unhas crescem lentamente ou parecem ter parado de crescer
- As unhas tornam-se mais espessas e ficam com uma cor amarela pálida ou esverdeada com bordas ligeiramente mais escuras
- As unhas permanecem principalmente suaves, mas podem ser crucificadas e com manchas de pregos com perda de cutículas
- Onicólise (separação do prego da cama das unhas) pode afetar uma ou mais unhas
Linfedema:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- O inchaço ocorre em cerca de 80% dos pacientes e afeta mais freqüentemente as pernas
- Os sinais de inchaço geralmente ocorrem após as alterações das unhas aparecerem e podem não ser vistas por alguns meses depois
- O inchaço menos freqüente afeta as mãos, o rosto ou os órgãos genitais
Sinais Respiratórios:
- Os derrames pleurais ocorrem em cerca de 36% dos pacientes
- Em cerca de 30% dos pacientes, o sintoma inicial está relacionado aos derrames pleurais
- Os pacientes freqüentemente dão uma história de ataque recorrente de bronquite, sinusite crônica e pneumonia
Principais Causas da Síndrome das Unhas Amarelas: A causa da síndrome das unhas amarelas é desconhecida. No entanto, é visto em pacientes com bronquiectasias crônicas ou sinusite, derrames pleurais, neoplasias malignas internas, síndromes de imunodeficiência e artrite reumatoide. Em alguns casos, a anormalidade linfática pode ser congênita (ocorre durante o desenvolvimento), mas na maioria provavelmente está relacionada às outras condições associadas.
Tratamento Para Síndrome das Unhas Amarelas: Os pacientes devem receber tratamento médico adequado para seus sintomas respiratórios e edema .
As alterações das unhas, uma vez estabelecidas, geralmente são permanentes, embora a reversão completa das unhas normais tenha ocorrido em alguns casos. O tratamento das unhas inclui a solução tópica de Vitamina E e itraconazol oral. Alguns estudos mostraram que a suplementação nutricional com Vitamina E parece ser eficaz no controle da síndrome das unhas amarelas, por razões desconhecidas. Os suplementos de zinco também foram usados, mas não está claro se eles são eficazes.
Itraconazol e fluconazol são agentes antifúngicos orais. Tem-se observado que eles aparecem para acelerar a taxa de crescimento das unhas, que podem ser de benefício em síndrome das unhas amarelas mesmo que ele não é causado por fungos infecção.