Síndrome de Asperger – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais adequados para lidar com esta doença. Além disso, a Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo. A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética.
Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais. Então, confira sobre a Síndrome de Asperger – O que é, Sintomas e Tratamentos:Causas da Síndrome de Asperger: Pesquisadores e especialistas de saúde mental estão ainda investigando as causas do autismo e da Síndrome de Asperger. Muitos acreditam que o padrão de comportamento podem ter muitas causas. A pesquisa aponta para a possibilidade de anormalidades cerebrais como causa de Síndrome de Asperger, uma vez que há diferenças estruturais e funcionais em regiões específicas do cérebro.
Parece haver um componente hereditário para Síndrome de Asperger, pesquisas indicam que em alguns casos, pode estar associada a outros distúrbios de saúde mental como depressão e transtorno bipolar.
Contrariamente às suposições incorretas que alguns fazem sobre as pessoas com o transtorno, a privação emocional ou a maneira como a pessoa foi criada não é a causa desta síndrome. Alguns dos comportamentos exibidos por alguém com Síndrome de Asperger podem ser visto pelos outros como intencionalmente rude, resultado de uma criação com maus pais – que não é.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico cujas causas ainda não são totalmente compreendidos. Atualmente, não há cura para a doença. Mas muitos levam uma vida plena e feliz, e a probabilidade de conseguir isso é reforçada com uma educação apropriada, apoio e recursos.
Sintomas de Síndrome de Asperger: Os sinais e sintomas da Síndrome de Asperger podem variar de pessoa para pessoa, e variam também de intensidade e gravidade. Os sinais mais comuns da Síndrome de Asperger incluem:
- Dificuldade em lidar com conflitos;
- Descoordenação motora;
- Dificuldade de concentração;
- Inteligência normal ou acima da média;
- Falta de interação social;
- Comportamento repetitivo;
- Preocupação excessiva;
- Dificuldade em perceber os sentimentos e emoções dos outros;
- Dificuldade em lidar com críticas.
Diagnóstico de Síndrome de Asperger: Para diagnosticar a Síndrome de Asperger, os pais devem levar a criança à consulta com psiquiatra infantil assim que os sinais forem notados, de forma que uma avaliação física e psicológica da criança podem ajudar a confirmar esta doença.
Quando mais precoce for feito o diagnóstico e iniciadas as intervenções para tratamento da criança, melhor pode ser a sua adaptação ao ambiente e qualidade de vida. Saiba como é feito o tratamento para Síndrome de Asperger.
Tratamentos Para Síndrome de Asperger: Como cada criança apresenta uma característica distinta, o tratamento da Síndrome de Asperger deve ser específico para que o paciente seja devidamente assistido. Porém, o tratamento multidisciplinar, feito com vários profissionais (neuropsicólogos, pediatras, fonoaudiólogos e psicopedagogos). Os pontos a serem tratados são os seguintes:
- Treinamento das habilidades sociais da criança;
- Educação especializada;
- Terapia cognitiva e psicoterapia (às crianças maiores);
- Educação especializada;
- Terapia de interação sensorial (aos mais novos);
- Terapia da linguagem.
A criança portadora da Síndrome de Asperger pode levar a vida normalmente. Sendo assim, o apoio da família e da escola na desconstrução de conceitos pré-estabelecidos é essencial para a qualidade de vida do pequeno. O acompanhamento de profissionais também é fundamental para que o pequeno encontre todos os caminhos para viver bem.