Síndrome de Bartter – O que é, Sintomas e Tratamento que não se pode ignorar. Alem disso, A Síndrome de Bartter é uma perturbação na qual os rins eliminam eletrólitos exacerbadamente, resultando em hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e elevada concentração de aldosterona e renina (hormônios) na corrente sanguínea.
O que é a Síndrome de Bartter: A síndrome de Bartter é um grupo de condições raras semelhantes que afetam os rins . É genético, o que significa que é causado por um problema com um gene. Se você tiver, muito sal e cálcio deixam seu corpo quando você faz xixi. Também pode causar baixos níveis de potássio e altos níveis de ácido no sangue . Se tudo isso estiver fora de equilíbrio, você pode ter muitos problemas de saúde diferentes.
Existem duas formas principais de Síndrome de Bartter. A Síndrome de Bartter Antena começa antes do nascimento. Pode ser muito grave, mesmo ameaçador da vida. Os bebês podem não crescer como deveriam no útero, ou podem nascer muito cedo.
A outra forma é chamada de clássica. Geralmente, começa na primeira infância e não é tão grave como a forma pré-natal. Mas pode afetar o crescimento e causar atrasos no desenvolvimento. A síndrome de Gitelman é um subtipo da Síndrome de Bartter. Ele tende a acontecer mais tarde – geralmente da idade de 6 até a idade adulta.
Os Sintomas da Síndrome de Bartter:
- Prisão de ventre
- Micção frequente
- Geralmente se sentindo mal
- Fraqueza muscular e cólicas
- Ânsias de sal
- Sede grave
Crescimento e desenvolvimento mais lento do que o normal A Síndrome de Bartter Antenatal pode ser diagnosticada antes do nascimento. Pode ser encontrado se há sinais de que os rins do bebê não estão funcionando corretamente ou há muito fluido no útero.
As Causas da Síndrome de Bartter: Os genes carregam instruções que ajudam seu corpo a funcionar corretamente. As doenças genéticas podem ocorrer quando há uma mudança no gene (chamada mutação).
Pelo menos cinco genes estão ligados à Síndrome de Bartter, e todos eles desempenham um papel importante na forma como seus rins funcionam – especialmente na sua capacidade de tomar sal. Perder muito sal através de xixi (desperdício de sal) pode afetar como seus rins recebem outras substâncias, incluindo potássio e cálcio. A falta de equilíbrio nesses elementos pode levar a sérios problemas:
- Muito pouco sal pode causar desidratação , constipação e mi juramento frequente.
- Muito pouco cálcio pode enfraquecer os ossos e causar cálculos renais freqüentes .
- Baixos níveis sanguíneos de potássio podem causar fraqueza muscular, cãibras e fadiga .
Diagnóstico e Tratamento da Síndrome de Bartter: Para crianças com sintomas da Síndrome de Bartter clássica, um médico irá fazer um exame completo, juntamente com testes de sangue e urina A forma pré-natal pode ser diagnosticada antes do nascimento, testando o líquido amniótico no útero. Testes genéticos também podem ser feitos. O médico do seu filho tomará sangue e, possivelmente, pequenas amostras de tecido para que um especialista possa procurar mutações.
Uma vez que seu filho é diagnosticado, seu cuidado pode envolver uma equipe de especialistas, incluindo pediatras, peritos renais e assistentes sociais. Para garantir que ele mantenha um equilíbrio saudável de fluidos e outras coisas importantes, é recomendável um ou mais destes:
- Indometacina, uma droga anti-inflamatória que ajuda seu corpo a fazer menos urina
- Diuréticos poupadores de potássio, que o ajudam a manter o potássio
- Inibidores da RAAS, que ajudam a evitar que ele perca o potássio
- Suplementos de cálcio , potássio ou magnésio ou uma combinação deles
- Alimento rico em sal, água e potássio
- Fluidos colocados diretamente em uma veia (para bebês com formas graves)
- Porque não há cura, as pessoas que têm Síndrome de Bartter precisarão tomar certos medicamentos ou suplementos para a vida.