Síndrome de Cabelos Lanosos – O que é, Sintomas e Tratamentos mais adequados para lidar com essa condição. Além disso, a Síndrome de Cabelos Lanosos é uma condição rara, caracterizada por Cabelos claros (loiro-prateados) e enovelados, que não ficam penteados ao serem escovados, mesmo vigorosamente.
As zonas afetadas localizam-se no couro cabeludo, são geralmente limitadas, podendo ser apenas uma ou várias as áreas abrangidas. Os Cabelos atingidos apresentam um crescimento mais lento que o normal contudo, são tão resistentes como os outros, apesar da sua aparência seca e dura.Esta patologia tem uma prevalência menor de 1/1.000.000 de nascimentos. A grande parte dos casos surge na infância, geralmente com início nos primeiros dois anos de vida, mas também há casos registados na adolescência. Acomete ambos os gêneros na mesma proporção. Esta Síndrome de Cabelos Lanosos é também conhecida por Síndrome do Nevo de Cabelo Lanoso.
A Síndrome de Cabelos Lanosos é a condição rara, não hereditária, caracterizada por cabelos claros, enovelados, localizados em uma ou mais áreas do couro cabeludo. Os autores apresentam um caso com início na infância e associado com queratodermia palmoplantar e cardiopatia, compreendendo a denominada Síndrome de Cabelos Lanosos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Cabelos intensamente enrolados sobre todo o couro cabeludo ou parte dele em pessoa que não é de origem negroide. O cabelos é frágil, ressecado e claro, e o diâmetro da haste pode estar reduzido. Herança autossômica dominante (cabelo lanoso hereditário) e provavelmente autossômica recessiva (cabelo lanoso familiar) tem sido descrita.
Causas da Síndrome de Cabelos Lanosos: A Síndrome de Cabelos Lanosos é observado principalmente em recém-nascidos e na maioria dos casos, é devido à presença de algum componente genético no sangue da criança. O gene pode ser dominante ou recessivo. O gene recessivo é geralmente um sinal em ambos os homens e mulheres que está adormecida.
Este tipo de anomalia congênita de cabelo do couro cabeludo é encontrada principalmente em pessoas de Caucasiano decente. Embora esta seja uma doença genética, que afeta toda a família. Estão em curso estudos para encontrar o gene que causa a Síndrome de Cabelos Lanosos de modo que ele pode ser facilmente curado.
Sintomas da Síndrome de Cabelos Lanosos:
- Cabelos de aparência seca e dura;
- Cabelos curvos e com menor diâmetro;
- Anomalia no crescimento do cabelo;
- Cabelos enovelados;
- Cabelos claros e mais brilhantes que o normal.
Tratamentos Para Síndrome de Cabelos Lanosos: O tratamento é a terapia de injeção de cobre e quanto mais cedo for iniciada melhores serão os resultados. Além da terapia, fisioterapia e terapia ocupacional podem ajudar a maximizar o desenvolvimento potencial do tratamento. Todo esse acompanhamento é feito com o auxílio de nutricionistas que agem ao recomendar a melhor dieta a ser seguida.