Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda (ARDS) é uma condição pulmonar grave. Ocorre quando o fluido enche os sacos de ar nos pulmões. Muito líquido em seus pulmões reduz a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea. A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda impedir que seus órgãos obtenham o oxigênio que eles precisam para funcionar e, eventualmente, pode causar falha no órgão. A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda geralmente afeta pessoas hospitalizadas que estão muito doentes.
Também pode ser causada por trauma grave. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de um ou dois dias da doença ou trauma original, e eles podem incluir extrema falta de ar e ofegantes para o ar. A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda uma condição potencialmente fatal.
Causas da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda é causado principalmente por danos nos minúsculos vasos sanguíneos em seus pulmões. O fluido desses vasos escapa para os sacos de ar em seus pulmões. Esses sacos de ar são onde seu sangue é oxigenado. Quando esses sacos de ar se acumulam com fluido, menos oxigênio chega ao seu sangue. Algumas coisas comuns que podem levar a este tipo de dano pulmonar incluem:
- Inalando substâncias tóxicas, como água salgada, produtos químicos, fumaça e vômito
- Desenvolver uma infecção grave no sangue
- Desenvolvendo uma infecção grave dos pulmões, como pneumonia
- Recebendo uma lesão no peito ou na cabeça, como durante um acidente de carro ou esportes de contato
- Sobredosagem em sedativos ou antidepressivos tricíclicos
Sintomas da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: Os sintomas da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda geralmente aparecem entre um a três dias após a lesão ou trauma. Os sintomas e sinais comuns da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda incluem:
- Respiração cansada e rápida
- Fadiga muscular e fraqueza geral
- Febre
- Pressão sanguínea baixa
- Pele descolorida ou unhas
- Tosse seca e cortante
- Uma taxa de pulso rápida
- Confusão mental
- Dores de cabeça
Fatores de Risco da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda geralmente é uma complicação de outra condição. As pessoas que são mais propensas a desenvolver Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda incluem:
- Idade Avançada
- Fumar
- Doença pulmonar crônica
- Alcoolismo
A Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda pode ser uma condição mais séria para as pessoas que:
- Tem choque tóxico
- São mais velhos
- Tem insuficiência hepática
- Tem uma história de alcoolismo
Diagnóstico da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: Se você suspeita que alguém que você conheça possui Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda, o diagnóstico precoce pode ajudá-los a sobreviver à condição. Um médico pode diagnosticar Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda de várias maneiras diferentes. Não existe um teste definitivo para diagnosticar esta condição. Seu médico pode obter sua pressão arterial, realizar um exame físico e fazer qualquer um dos seguintes:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Um exame de sangue
- Uma radiografia de tórax
- Uma tomografia computadorizada
- Esfregaços de garganta e nariz
- Um eletrocardiograma
- Um ecocardiograma
- Um exame de via aérea
A baixa pressão arterial e o baixo oxigênio no sangue podem fazer com que seu médico suspeite da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda. Um eletrocardiograma e ecocardiograma podem ser usados para descartar uma condição cardíaca. Se uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada revelar sacos de ar cheios de líquido nos pulmões, um diagnóstico para Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda é confirmado. Uma biópsia pulmonar também pode ser realizada para confirmar um diagnóstico da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda.
Tratamentos da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: O principal objetivo do tratamento com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda é fornecer-lhe oxigênio suficiente para prevenir a falha de órgãos. O seu médico pode lhe dar oxigênio por máscara. Uma máquina de ventilação mecânica também pode ser usada para forçar o ar em seus pulmões e reduzir o fluido nos sacos de ar. Os tratamentos da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda incluem:
Pressão positiva positiva final (PEEP): Seu médico pode ajudar sua respiração com uma técnica conhecida como pressão expiratória final positiva (PEEP). O PEEP ajuda a controlar a pressão nos pulmões. PEEP elevado pode ajudar a aumentar o funcionamento pulmonar e diminuir a lesão pulmonar ao usar um ventilador.
Gestão de Fluidos: O gerenciamento da ingestão de líquidos é outra estratégia de tratamento da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda. Isso pode ajudar a garantir que você tenha um equilíbrio de fluido adequado. Muito líquido no corpo pode levar ao acúmulo de fluido nos pulmões. No entanto, muito pouco fluido pode fazer com que os órgãos e o coração se tornem tensos.
Medicação: As pessoas com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda recebem frequentemente medicação para lidar com os efeitos colaterais. Estes incluem os seguintes tipos de medicamentos:
- A medicação contra a dor pode aliviar o desconforto.
- Os antibióticos podem tratar uma infecção.
- Os corticosteroides podem tratar uma infecção.
- Os diluentes de sangue podem ser usados para evitar a formação de coágulos nos pulmões ou nas pernas.
Reabilitação Pulmonar: Pessoas que se recuperam da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda podem precisar de reabilitação pulmonar. Esta é uma forma de fortalecer o sistema respiratório e aumentar a capacidade pulmonar. Esses programas podem incluir treinamento para exercícios físicos, aulas de estilo de vida e equipes de suporte para ajudá-lo a recuperar da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda.
Prevenção da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda: Não há como evitar Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda completamente. No entanto, você pode reduzir o risco da Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda fazendo o seguinte:
- Procure assistência médica imediata para qualquer trauma, infecção ou doença.
- Pare de fumar cigarros e fique longe do fumo passivo.
- Desista do álcool. O uso crônico de álcool pode aumentar seu risco de mortalidade e prevenir a função pulmonar adequada.
- Obtenha vacina contra a gripe anualmente e vacina contra pneumonia a cada cinco anos. Isso diminui o risco de infecções pulmonares.