Síndrome de Goodpasture – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Síndrome de Goodpasture é uma doença auto-imune rara e potencialmente fatal. Ocorre quando seu sistema imunológico ataca equivocadamente as paredes dos seus pulmões e as minúsculas unidades de filtração em seus rins. O transtorno tem o nome do Dr. Ernest Goodpasture, que identificou a síndrome em 1919.
Sem diagnóstico e tratamento imediatos, a doença pode levar a hemorragias nos pulmões, insuficiência renal e até a morte.
Sintomas da Síndrome de Goodpasture: Os sintomas podem começar lentamente, afetando gradualmente seus pulmões e, em seguida, seus rins. Em outros casos, eles podem progredir rapidamente, tornando-se severo em questão de dias. Os sintomas iniciais podem incluir:
- Fadiga, fraqueza ou letargia
- Náusea ou vômito
- Perda de apetite
- Aspecto insalubre e pálido
Se a doença se mover para afetar seus pulmões, os seguintes sintomas podem ocorrer:
- Tosse seca
- Tosse com sangue
- Falta de ar ou dificuldade em respirar
Às vezes, os sintomas que afetam seus pulmões podem tornar-se ameaçadores, especialmente se houver muito sangramento. Se a doença afeta seus rins, isso pode causar:
- Sensação de queimação durante a micção
- sangue na urina ou urina espumosa
- Inchaço das mãos e dos pés
- Leituras elevadas de pressão arterial
- Dor nas costas abaixo de suas costelas
Causas da Síndrome de Goodpasture: Embora a causa exata da Síndrome de Goodpasture seja desconhecida, certos comportamentos e fatores ambientais podem colocar as pessoas em maior risco. Certas infecções respiratórias podem desencadear a doença. A exposição a fumos de hidrocarbonetos, pó metálico, fumo de tabaco ou certas substâncias ilegais, como a cocaína, também podem aumentar o risco.
Os cientistas acreditam que o sistema imunológico ataca os pulmões e os tecidos renais porque a condição engana as defesas do seu corpo para pensar que essas partes são estranhas ao próprio corpo.
De acordo com a National Kidney Foundation, a Síndrome de Goodpasture afeta homens com mais freqüência do que as mulheres e ocorre com maior freqüência no início da idade adulta ou após os 60 anos de idade. O NFK também informa que a doença é mais comum nos caucasianos do que em outras raças.
Diagnósticos da Síndrome de Goodpasture: Seu médico pode usar vários testes para diagnosticar a Síndrome de Goodpasture. O seu médico começará com um exame físico regular, verificando a pressão arterial elevada, o sangramento e os sons anormais do coração e dos pulmões. O seu médico também irá rever o seu histórico médico.
Outros testes podem ajudar a determinar se você tem ou não a doença. Um exame de sangue pode mostrar a presença de anticorpos (proteínas produzidas pelo seu sistema imunológico para combater o que é que foi identificado como uma ameaça) que indicam a presença da doença. Também pode mostrar um alto nível de resíduos, o que pode indicar problemas renais.
A presença de sangue e proteína na sua urina pode ser detectada através de testes de urina. Estes sintomas também podem indicar problemas renais. Uma radiografia de tórax pode mostrar a presença de manchas brancas anormais que indicam sangramento em seus pulmões.
Uma biópsia de rim pode revelar alterações que indicam a presença da Síndrome de Goodpasture. Durante este teste, uma amostra de tecido de seu rim é removida e enviada para um laboratório para testes. Técnicos de laboratório procurarão a presença de anticorpos ou outras células anormais para ajudar seu médico a fazer um diagnóstico.
Tratamentos da Síndrome de Goodpasture: Os tratamentos da Síndrome de Goodpasture envolvem medicamentos que retardam o seu sistema imunológico. Estes podem incluir um ou mais dos seguintes itens:
- Os fármacos imunossupressores ou citotóxicos mantêm seu sistema imunológico contra os anticorpos que danificam seus pulmões e rins (um exemplo é a ciclofosfamida );
- Os corticosteróides, como a prednisona , ajudam a controlar o sangramento nos pulmões. Esses medicamentos também suprimem seu sistema imunológico.
Um tratamento chamado plasmaferese pode ser usado para ajudar a filtrar anticorpos nocivos em seu sangue. Durante este procedimento, o sangue é retirado e a porção líquida (plasma) é removida e substituída. O sangue “limpo” é transferido de volta para o seu corpo.
Outros tratamentos dependem da sua idade, saúde geral e da gravidade da doença. Seu médico pode prescrever medicamentos adicionais para controlar a acumulação de fluido e a pressão arterial elevada. Além de medicamentos, mudanças na dieta, como reduzir a ingestão de sal, podem ajudar a controlar o inchaço e a pressão arterial.