Síndrome de Guillain Barre – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem ficar atentos. Além disso, a síndrome de Guillain Barre é um distúrbio auto-imune raro mas grave em que o sistema imune ataca células nervosas saudáveis em seu sistema nervoso periférico. Isso leva a fraqueza, entorpecimento e formigamento. Pode eventualmente causar paralisia. A causa desta condição é desconhecida, mas geralmente é desencadeada por uma doença infecciosa, como a gripe estomacal ou uma infecção pulmonar.
Síndrome de Guillain Barre é raro, afetando apenas cerca de 1 em 100.000 americanos, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos. Não há cura para síndrome de Guillain Barre, mas o tratamento pode reduzir a gravidade de seus sintomas e reduzir a duração da doença.
Principais Causas da Síndrome de Guillain Barre: A causa precisa da síndrome de Guillain Barre é desconhecida. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de dois terços das pessoas com a síndrome de Guillain Barre desenvolvem-no logo depois de estarem doentes com diarreia ou uma infecção respiratória. Isso sugere que a desordem pode ser desencadeada por uma resposta imune imprópria à doença anterior.
A infecção por Campylobacter jejuni foi associada a síndrome de Guillain Barre. Campylobacter é uma das causas bacterianas mais comuns de diarreia. É também o fator de risco mais comum para síndrome de Guillain Barre. Campylobacter é freqüentemente encontrado em alimentos pouco cozidos, especialmente aves de capoeira.
As seguintes infecções também foram associadas a síndrome de Guillain Barre:
- Gripe
- Citomegalovírus, que é uma cepa do vírus da herpes
- Infecção por vírus de Epstein-Barr ou mononucleose
- Pneumonia por micoplasma, que é uma pneumonia atípica causada por organismos semelhantes a bactérias
- HIV ou AIDS
Qualquer um pode obter a síndrome de Guillain Barre, mas os adultos mais velhos e os homens são mais propensos a contratá-lo.
Principais Sintomas da Síndrome de Guillain Barre: Na síndrome de Guillain Barre, seu sistema imunológico ataca seu sistema nervoso periférico. Os nervos do seu sistema nervoso periférico conectam seu cérebro ao resto do corpo e transmitem sinais para seus músculos. Os músculos não serão capazes de responder aos sinais que recebem do seu cérebro se estes nervos estão danificados.
O primeiro sintoma geralmente é uma sensação de formigamento nos dedos dos pés, nos pés e nas pernas. O formigueiro se espalha para seus braços e dedos. Os sintomas podem progredir muito rapidamente. Em algumas pessoas, a doença pode se tornar séria em apenas algumas horas.
Os sintomas da síndrome de Guillain-Barre incluem:
- Formigamento ou sensações espinhosas nos dedos das mãos e dos pés
- Fraqueza muscular em suas pernas que viaja para a parte superior do corpo e piora ao longo do tempo
- Dificuldade em andar de maneira constante
- Dificuldade em mover os olhos ou o rosto, falar, mastigar ou engolir
- Dor lombar grave
- Perda de controle da bexiga
- Frequência cardíaca rápida
- Dificuldade ao respirar
- Paralisia
Diagnostico da Síndrome de Guillain-Barre: Síndrome de Guillain Barre é difícil de diagnosticar no início. Isso ocorre porque os sintomas são muito semelhantes aos de outros distúrbios neurológicos ou condições que afetam o sistema nervoso, como botulismo, envenenamento por metais pesados ou meningite.
O seu médico irá fazer perguntas sobre sintomas específicos e seu histórico médico. Certifique-se de informar seu médico sobre os sintomas incomuns que você está tendo e se você teve alguma doença ou infecção recente ou passada.
Os seguintes testes são usados para ajudar a confirmar um diagnóstico:
Punção Lombar: Uma torção espinhal envolve tomar uma pequena quantidade de líquido da coluna vertebral na parte inferior das costas. Este fluido é chamado de líquido cefalorraquidiano. Seu líquido cefalorraquidiano é testado para detectar níveis de proteína. Pessoas com síndrome de Guillain Barre tipicamente têm níveis de proteínas mais elevados que o normal em seu líquido cefalorraquidiano. Este teste também é referido como uma punção lombar.
Electromiografia: Uma eletromiografia é um teste de função nervosa. Ele lê atividade elétrica dos músculos para ajudar seu médico a aprender se a sua fraqueza muscular é causada por danos nos nervos ou danos musculares.
Testes de Condução Nervosa: Estudos de condução nervosa podem ser usados para testar o quão bem seus nervos e músculos respondem a pequenos pulsos elétricos.
Tratamentos Para a Síndrome de Guillain-Barre: Todo mundo com síndrome de Guillain Barre deve ser internado em um hospital para uma observação próxima. Os sintomas podem piorar rapidamente e podem ser fatais se não forem tratados. Em casos graves, pessoas com Guillain-Barre podem desenvolver paralisia de corpo inteiro. Guillain-Barre pode ser fatal porque a paralisia afeta o diafragma ou os músculos do tórax, evitando a respiração adequada.
A síndrome de Guillain Barre não pode ser curada. O objetivo do tratamento é diminuir a gravidade de seus sintomas e manter seu corpo funcionando enquanto seu sistema nervoso se recupera. O tratamento pode incluir:
Plasmaferese (Plasma Exchange): O sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que normalmente atacam substâncias estranhas prejudiciais, como bactérias e vírus. A síndrome de Guillain Barre ocorre quando seu sistema imunológico faz falsamente anticorpos que atacam os nervos saudáveis do seu sistema nervoso.
A plasmaférese destina-se a remover os anticorpos que atacam os nervos do seu sangue. Durante este procedimento, o sangue é removido do seu corpo por uma máquina. Esta máquina remove os anticorpos do seu sangue e depois retorna o sangue ao seu corpo.
Imunoglobulina Intravenosa: As altas doses de imunoglobulina também podem ajudar a bloquear os anticorpos que causam a síndrome de Guillain Barre. A imunoglobulina contém anticorpos normais e saudáveis dos doadores.
Plasmaférese e imunoglobulina intravenosa são igualmente eficazes. Cabe a você e ao seu médico decidir qual o melhor tratamento para você. Você pode receber medicação para aliviar a dor e evitar coágulos sanguíneos enquanto estiver imóvel.
Você também pode se beneficiar da fisioterapia. Enquanto você está se recuperando, os cuidadores podem mover manualmente seus braços e pernas para mantê-los flexíveis. Uma vez que você se recuperar, você trabalhará no fortalecimento de seus músculos novamente.