Síndrome de Munchhausen – O que é, Sintomas e Tratamentos essa doença e muito rara mais também e preocupante. Alem disso, A Síndrome de Munchhausen é um transtorno factício, ou seja, os indivíduos fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos para chamar atenção ou simpatia a eles. Os sintomas podem ser induzidos por abuso de medicamentos/drogas .
O que é Síndrome de Munchausen: A síndrome de Munchausen é um transtorno mental que causa uma pessoa com uma necessidade profunda de atenção à doença falsa ou lesões. A Síndrome de Munchhausen por procuração (MSP) é uma desordem em que o cuidador de uma criança faz sintomas falsos ou causa sintomas reais para que pareça que a criança está ferida ou está doente. O termo “por procuração” significa “através de um substituto”. Embora o MSP seja principalmente uma doença mental, também é considerado uma forma de abuso infantil.
Os Sintomas da Síndrome de Munchausen:
- História de lesões repetidas, doenças ou hospitalizações
- sintomas que não se encaixam em nenhuma doença
- sintomas que não correspondem aos resultados do teste
- sintomas que parecem melhorar sob cuidados médicos, mas pioram em casa
Se você experimentar um desejo de prejudicar seu filho, procure ajuda médica imediatamente. O abuso infantil, independentemente do motivo, é uma ofensa criminal.
Causas da síndrome de Munchausen: A Síndrome de Munchhausen é uma condição rara, e sua causa exata é desconhecida. Os pesquisadores teorizam que fatores psicológicos e biológicos estão envolvidos. Muitas pessoas diagnosticadas com MSP foram abusadas fisicamente, emocionalmente ou sexualmente quando eram crianças. Alguns cresceram em famílias em que estar doente ou ferido era uma maneira de receber amor ou cuidado. Também acredita-se que o estresse pode desempenhar um papel no desenvolvimento do MSP. Esse estresse pode ser devido a um evento traumático anterior, problemas conjugais ou talvez uma doença grave.
Diagnosticando a síndrome de Munchausen: Para que um cuidador seja diagnosticado com a Síndrome de Munchhausen eles precisarão admitir o abuso e submeter-se ao tratamento psiquiátrico. No entanto, as pessoas com MSP são propensas a desonestidade, portanto, diagnosticar a condição pode ser extremamente difícil. Além disso, com atenção focada em uma criança doente ou ferida, é fácil para médicos e familiares ignorarem a possibilidade de MSP.
É provável que o médico primeiro tente diagnosticar a criança com uma doença específica. Se uma criança repetidamente apresenta doenças ou lesões inexplicadas, o médico pode começar a suspeitar de abuso infantil ou MSP. Eles também podem se tornar suspeitos se algum dos sintomas de repente parar ou melhorar quando a criança não está com seu cuidador. O primeiro dever do médico é proteger a criança do abuso, reportando essas suspeitas às autoridades apropriadas. Enquanto estiver sob cuidado com um médico, a criança será diagnosticada e tratada por qualquer doença, lesão ou trauma emocional.
Tratando a síndrome de Munchausen: O tratamento para MSP deve envolver tanto a criança quanto o adulto. Também pode ser benéfico para toda a família participar do tratamento.
Tratamento para a criança: Uma vez que está determinado que a criança está sendo abusada, eles devem ser protegidos. Isso geralmente significa entrar em contato com as autoridades e remover todas as crianças dos cuidados do abusador. Qualquer doença física ou ferimento existente deve ser tratada em conformidade. O aconselhamento psicológico também pode ser necessário.
Tratamento para o cuidador: A pessoa acusada de abuso infantil provavelmente enfrentará acusações criminais. Se a Síndrome de Munchhausen for suspeitado, o aconselhamento psiquiátrico será recomendado. No entanto, o tratamento pode ser difícil se o cuidador não admitir que haja um problema.