Síndrome de Tourette – O que é, Causas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Síndrome de Tourette é uma doença neurológica. Provoca movimentos físicos repetidos e involuntários e explosões vocais. A causa exata é desconhecida. A Síndrome de Tourette é o tipo mais grave de síndrome de tic. Tics são espasmos musculares involuntários. Eles consistem em contrações intermitentes abruptas de um grupo de músculos. As formas mais comuns de tiques envolvem: Piscar, fazer caretas, Movimentos do ombro e movimentos de cabeça.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e acidentes vasculares cerebrais, cerca de 200 mil pessoas no brasil apresentam sintomas graves da Síndrome de Tourette. Cerca de 1 em cada 100 americanos experimentam sintomas mais leves. A síndrome afeta os machos quase quatro vezes mais do que as fêmeas
Causas de Síndrome de Tourette: Tourette é uma síndrome altamente complexa. Envolve anormalidades em várias partes do seu cérebro e os circuitos elétricos que os conectam. Uma anormalidade pode existir em seus gânglios basais, a parte do seu cérebro que contribui para o seu controle dos movimentos do motor.
Os produtos químicos em seu cérebro que transmitem impulsos nervosos também podem estar envolvidos. Estes produtos químicos são conhecidos como neurotransmissores. Eles incluem dopamina, serotonina e norepinefrina. A causa de Tourette é desconhecida e não há como evitar isso.
Os pesquisadores acreditam que um defeito genético herdado pode ser a causa. Mas eles ainda não identificaram os genes específicos diretamente relacionados à Tourette. Ainda assim, os clusters familiares foram identificados. Esses clusters levam os pesquisadores a acreditar que a genética desempenha um papel para algumas pessoas com Tourette.
Sintomas de Síndrome de Tourette: Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Eles geralmente aparecem entre as idades de 3 e 9, começando com pequenos tiques musculares em sua cabeça e pescoço. Eventualmente, outros tiques podem aparecer em seu tronco e membros.
As pessoas diagnosticadas com Síndrome de Tourette geralmente têm um tic motor e um tic vocal. Os sintomas tendem a piorar durante períodos de excitação, estresse ou ansiedade. Eles geralmente são mais severos durante o final da adolescência.
De acordo com a Clínica Mayo , os tiques são classificados por tipo, como no motor ou vocal. A classificação adicional inclui tiques simples ou complexos. Os tiques simples geralmente envolvem apenas um grupo muscular e são breves. Os tiques complexos são padrões coordenados de movimentos ou vocalizações que envolvem vários grupos musculares.
Diagnostico de Síndrome de Tourette: O seu médico irá perguntar-lhe sobre os seus sintomas. O diagnóstico requer um motor e um tic vocal por pelo menos um ano. Algumas condições podem imitar a Tourette, para que seu médico possa solicitar estudos de imagem, como uma ressonância magnética, TC ou EEG. Mas esses estudos de imagem não são necessários para fazer um diagnóstico. As pessoas com Tourette muitas vezes também têm outras condições, incluindo:
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Uma dificuldade de aprendizagem
- Um distúrbio do sono
- Um transtorno de ansiedade
Tratamentos de Síndrome de Tourette: Se seus tiques não são graves, talvez você não precise de tratamento. Mas se eles são severos ou levam você a se prejudicar, vários tratamentos estão disponíveis. Seu médico também pode recomendar tratamentos se seus tiques piorarem durante a idade adulta.
Medicamentos antipsicóticos têm se mostrado úteis na redução da intensidade dos tiques, quando sua repetição se reverte em prejuízo para a autoestima e aceitação social. Em alguns casos de tiques bem localizados, podem ser tentadas aplicações locais de toxina botulínica (botox). Alguns autores defendem que, excepcionalmente, pode ser indicado o tratamento cirúrgico com estimulação cerebral profunda, aplicada em certas áreas do cérebro.