Síndrome do Intestino Curto – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar informados. Além disso, suas entranhas são constituídas por duas partes – o intestino grosso, também chamado de cólon e intestino delgado.
A síndrome do intestino curto geralmente afeta pessoas que tiveram muito do intestino delgado removido. Sem essa parte, seu corpo não pode obter nutrientes e água suficientes dos alimentos que você come. Isso causa problemas no intestino, como a diarreia, que pode ser perigoso se você for sem tratamento.
Se você descobrir que você tem síndrome do intestino curto, saiba que os médicos podem fazer muitas coisas para aliviar seus sintomas e garantir que você obtenha a nutrição certa. As pessoas que têm a doença podem levar uma vida ativa.
Ao longo do tempo, seu corpo pode se ajustar a ter um intestino delgado mais curto, e você pode tomar menos medicamentos. A chave é manter seu plano de tratamento e obter o suporte que você precisa.
Principais Causas da Síndrome do Intestino Curto: A causa raiz da síndrome do intestino curto é a remoção parcial ou completa dos intestinos devido a lesões, condições médicas ou defeitos congênitos nos intestinos. Em lactentes, a síndrome do intestino curto pode ocorrer devido a cirurgia realizada para tratar as seguintes condições:
- Enterocolite Necrotizante: Esta é uma condição encontrada em recém-nascidos prematuros que causam necrose de tecidos intestinais
- Defeitos do intestino congênito como volvulus do intestino médio, atresia jejunoileal, hérnia interna.
- Íleo de Meconium: Esta é uma condição associada à fibrose cística
Em adolescentes e adultos, a síndrome do intestino curto pode se desenvolver devido a uma cirurgia para tratar condições como:
- Intussuscepção: esta é uma condição em que há dobramento de um intestino para outro
- Doença de Crohn
- Lesão intestinal
- Câncer
Principais Sintomas da Síndrome do Intestino Curto: O principal sintoma da síndrome do intestino curto é a diarreia que não desaparece. Você ou seu filho também podem ter:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Cramping
- Inchaço
- Gás
- Azia
- Fraqueza
- Fadiga
- Perda de peso
Como seu corpo tem problemas para obter nutrientes e vitaminas dos alimentos, também pode causar:
- Anemia (insuficiência de glóbulos vermelhos )
- Hematomas fáceis
- Fígado gordo
- Cálculos biliares
- Pedras nos rins
- Dor óssea e osteoporose (desbaste e ossos frágeis)
- Problema comendo certos alimentos
Exames e Testes Para Síndrome do Intestino Curto: Os seguintes testes podem ser feitos:
- Testes de química do sangue (como o nível de albumina )
- Contagem sanguínea completa (CBC)
- Teste de gordura fecal
- Raio X do intestino delgado
- Níveis de vitamina no sangue
Tratamentos Para Síndrome do Intestino Curto: O tratamento visa aliviar os sintomas e garantir que o corpo receba nutrientes suficientes.
Uma Dieta Rica em Calorias que Fornece:
- Principais vitaminas e minerais, como Ferro, Ácido Fólico e Vitamina B12
- Bases de carboidratos, proteínas e gorduras
Se necessário, serão fornecidas injeções de algumas vitaminas e minerais ou fatores de crescimento especiais.
Os medicamentos para retardar o movimento normal do intestino podem ser experimentados. Isso pode permitir que os alimentos permaneçam no intestino por mais tempo.
Se o corpo não for capaz de absorver nutrientes suficientes, a nutrição parenteral total (TPN) é tentada. Isso ajudará você ou sua criança a obter nutrição de uma fórmula especial através de uma veia no corpo. O seu médico irá selecionar a quantidade certa de calorias e solução TPN. Às vezes, você também pode comer e beber enquanto obtém nutrição da TPN.
O transplante de intestino delgado é uma opção em alguns casos.