Síndrome do Intestino Curto – Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Síndrome do Intestino Curto ocorre quando uma pessoa não consegue absorver os nutrientes dos alimentos adequadamente devido a problemas com o intestino delgado. Isso pode ser devido a uma doença grave ou eles podem ter tido uma cirurgia para remover uma proporção significativa do intestino.
As causas mais comuns de Síndrome do Intestino Curto em lactentes são anormalidades na forma como o intestino se desenvolveu e enterolitíase necrosante. Em adultos, causas comuns incluem doença de Crohn e lesão traumática
Causas da Síndrome do Intestino Curto: As causas mais comuns de Síndrome do Intestino Curto incluem:
- Mau Funcionamento do Intestino Delgado: Anormalidade grave na forma como o intestino delgado funciona. Isso pode ser causado por uma condição ou doença como a pseudo-obstrução intestinal, na qual o intestino não consegue mover comida e fluido ao longo do seu comprimento normalmente e a absorção de alimentos é comprometida.
- Cirurgia do Intestino: Pode ser necessária para remover uma proporção significativa do intestino delgado devido a doença ou malformação.
As condições que podem exigir a cirurgia do intestino delgado incluem:
- Enterocolite Necrotizante: Uma condição que tende a atingir os recém-nascidos, particularmente os bebês prematuros, por motivos desconhecidos. O menor suprimento de sangue nas paredes intestinais resulta na morte do revestimento intestinal. O tecido morto deve então ser removido cirurgicamente. Cerca de um terço dos bebês com esta condição morrerá, apesar do tratamento médico.
- Malformação do Intestino: Insuficiência do intestino para desenvolver-se adequadamente.
- Doença de Crohn: Uma condição que causa inflamação da espessura total da parede intestinal e pode direcionar qualquer parte do trato digestivo, da boca ao ânus, por motivos desconhecidos. Se o intestino delgado for afetado, a absorção de nutrientes alimentares será prejudicada.
Sintomas da Síndrome do Intestino Curto: O principal sintoma da Síndrome do Intestino Curto é a diarréia que não desaparece. Você ou seu filho também podem ter:
- Cramping.
- Inchaço.
- Gás.
- Azia.
- Fraqueza.
- Fadiga.
- Perda de peso.
Uma vez que seu corpo tem problemas para obter nutrientes e vitaminas dos alimentos, também pode causar:
- Anemia (insuficiência de glóbulos vermelhos ).
- Hemorragias fáceis.
- Fígado gordo.
- Cálculos biliares.
- Pedras nos rins.
- Dor óssea e osteoporose (desbaste e ossos frágeis).
- Problema comendo certos alimentos.
- Obtendo um Diagnóstico.
Se você está tendo algum sintoma e teve muito do seu intestino delgado removido, seu médico já pode suspeitar de Síndrome do Intestino Curto. Com certeza, ele fará um exame físico e poderá executar outros testes, incluindo:
- Sanguíneos testes.
- Exame de fezes.
- Raios-X do seu peito e barriga.
Série GI superior, também chamada de raio-X de bário. Você beberá um líquido especial que acumula sua garganta, estômago e intestino delgado para fazê-los se destacar na imagem de raios-X. Tomografia computadorizada, um poderoso raio-X que faz imagens detalhadas dentro do seu corpo o ultra-som , que usa ondas sonoras para fazer imagens de seus órgãos
Teste de Densidade Óssea: Biópsia de fígado, quando os médicos removem um pedaço de tecido para testar. Na maioria das vezes, os médicos fazem um pequeno corte na barriga e usam uma agulha oca para obter as células que precisam. Eles usam uma tomografia computadorizada ou um ultra-som para ver onde colocar a agulha.
A biópsia leva cerca de 5 minutos, mas você pode precisar de algumas horas para se recuperar. Junto com os testes, seu médico provavelmente também lhe fará perguntas sobre seus sintomas, como:
- Como você está se sentindo.
- Quando seus sintomas começaram.
- Você tem outras condições médicas.
- Como estão os níveis de energia.
- Você está tendo alguma diarréia.
- Você tem problemas depois de comer certos alimentos.
- O que melhora os sintomas? O que os piora?
Tratamento da Síndrome do Intestino Curto: O tratamento tem dois objetivos, aliviar os sintomas e dar-lhe vitaminas e minerais suficientes. O tipo de tratamento que você recebe depende da gravidade da sua condição. Para casos leves, você precisará de várias pequenas refeições por dia, juntamente com fluidos extras, vitaminas e minerais. O seu médico provavelmente também lhe dará remédios para a diarréia.
O tratamento é o mesmo para casos moderados, mas de vez em quando, você pode precisar de fluidos e minerais extras através de um IV. Para casos mais sérios, você pode obter um tubo de alimentação IV em vez de comer refeições. Ou, você pode ter um tubo colocado diretamente em seu estômago ou intestino delgado. Se a sua condição melhorar o suficiente, você pode parar a alimentação do tubo.