Síndrome do Olho Seco – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Síndrome do Olho Seco acontece devido à falta crônica de lubrificação e umidade suficientes na superfície do olho. As conseqüências da Síndrome do Olho Seco varia de uma irritação sutil, mas constante, a uma inflamação significativa e até cicatrizes da superfície frontal do olho.
Além de ser chamado Síndrome do Olho Seco, doença ocular seca ou simplesmente “olho seco”, termos médicos alternativos são usados para descrever a Síndrome do Olho Seco esses incluem:
- Keratitis sicca: Geralmente usado para descrever a secura e a inflamação da córnea.
- Keratoconjuntivite sicca: Usado para descrever o olho seco que afeta tanto a córnea quanto a conjuntiva.
- Síndrome da lágrima disfuncional: Usou-se para enfatizar que a qualidade inadequada das lágrimas pode ser tão importante quanto a quantidade inadequada.
Causas da Síndrome do Olho Seco: Aqui estão algumas das principais causas da Síndrome do Olho Seco.
- Certas doenças, como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, doença da tireóide e lúpus;
- Blefarite (quando as pálpebras estão inchadas ou vermelhas);
- Entrópion (quando as pálpebras se transformam); Ectrópion (pálpebras virar para fora);
- Estar na fumaça, no vento ou em um clima muito seco;
- Olhar para um computador há muito tempo (piscar de olhos reduzidos);
- Usar lentes de contato por um longo tempo;
- Ter uma cirurgia de olhos refractivos.
Tomando certos medicamentos, tais como:
- Diuréticos (pílulas de água) para hipertensão arterial;
- Beta-bloqueadores, para problemas cardíacos ou hipertensão arterial;
- Medicamentos para alergia (anti-histamínicos);
- Pílulas para dormir;
- Remédios de ansiedade.
Informe o seu oftalmologista sobre todos os medicamentos prescritos e sem receita médica que você toma.
Sintomas da Síndrome do Olho Seco: Os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco são queimação, dor e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas comuns incluem lágrimas aquosas ou muco fibroso nos olhos. Você pode achar que seus olhos se cansam mais rápido do que costumavam ou que você tem dificuldade em ler ou ficar sentado no computador por longos períodos. A sensação de ter areia em seus olhos e visão embaçada são comuns.
Diagnósticos da Síndrome do Olho Seco: Se você notar que seus olhos estão secos e de repente você se encontra incapaz de ver, assim como costumava, deve visitar um oftalmologista imediatamente para que ele possa diagnosticar se você tem Síndrome do Olho Seco.
Depois de descrever seus sintomas, você provavelmente passará por testes que examinam a quantidade de lágrimas em seus olhos, como uma lâmpada de fenda ou biomicroscópio, exame de suas lágrimas. Para este teste, seu médico usará um corante, como a fluoresceína, para tornar o filme lacrimal nos olhos mais visível.
Um teste de Schirmer também pode ser usado para medir a rapidez com que seus olhos produzem lágrimas. Isso testa sua taxa de produção de lágrimas usando um pavio de papel colocado na borda de sua pálpebra. Seu médico também pode encaminhá-lo para um especialista. O médico com o qual irá encaminhá-lo dependerá da causa subjacente da sua condição. Por exemplo, eles podem encaminhá-lo para um alergista se você tiver alergias crônicas.
Tratamentos da Síndrome do Olho Seco: Felizmente, existem opções de tratamento eficazes se você sofre da Síndrome do Olho Seco. Em muitos casos, o uso rotineiro de lágrimas artificiais e pequenas modificações comportamentais (com frequentes quebras durante o uso do computador, por exemplo) podem reduzir significativamente os sintomas de olho seco.
Em outros casos, o seu médico pode recomendar medicações oculares prescritas e procedimentos no consultório para ajudar seu corpo a criar e secretar mais lágrimas e a diminuir a irritação e a inflamação dos olhos.