Síndrome dos ovários policísticos, é uma condição em que os níveis de hormônios sexuais uma mulher, o estrogênio e progesterona estão fora de equilíbrio. Isto leva ao crescimento de cistos ovarianos (massas benignas nos ovários). Além disso, a síndrome dos ovários policísticos pode causar problemas com o ciclo menstrual das mulheres, fertilidade, função cardíaca e aparência. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA , entre 1 em 10 e 3 em 20 mulheres em idade fértil sofre de síndrome dos ovários policísticos A condição atualmente afeta até 5 milhões de mulheres nos Estados Unidos.
O que Causa Síndrome do Ovário Policístico: Embora a causa exata do síndrome dos ovários policísticos não seja conhecida, os médicos acreditam que os desequilíbrios hormonais e a genética desempenham um papel. As mulheres são mais propensas a desenvolver a síndrome dos ovários policísticos se sua mãe ou irmã também tem a condição.
A superprodução do andrógeno hormonal pode ser outro fator contribuinte. Andrógeno é um hormônio sexual masculino que os corpos das mulheres também produzem. As mulheres com síndrome dos ovários policísticos freqüentemente produzem níveis de andrógeno acima do normal. Isso pode afetar o desenvolvimento e liberação de ovos durante a ovulação. Excesso de insulina (um hormônio que ajuda a converter açúcares e amidos em energia) pode causar níveis elevados de andrógeno.
Sintomas de Síndrome do Ovário Policístico: Os sintomas de síndrome dos ovários policísticos geralmente começam logo após uma mulher começa a menstruar. O tipo e gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. A característica mais comum de síndrome dos ovários policísticos é menstruação irregular.
Uma vez que a síndrome dos ovários policísticos é marcada por uma diminuição das hormonas sexuais femininas, esta condição pode fazer com que as mulheres desenvolvam certas características masculinas, tais como:
- Excesso de cabelo na face, peito, estômago, polegares ou dedos
- Diminuição do tamanho do peito
- Voz mais profunda
- Cabelo fino
Outros sintomas incluem:
- Acne
- Ganho de peso
- Dor pélvica
- Ansiedade ou depressão
- Infertilidade
Embora não sintomas da doença, muitas mulheres com síndrome dos ovários policísticos têm outros problemas de saúde concomitante, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Estes estão ligados ao ganho de peso típico em pacientes com síndrome dos ovários policísticos.
Como a Síndrome do Ovário Policístico é Diagnosticado: Não há teste definitivo para síndrome dos ovários policístico. Para fazer um diagnóstico, o seu médico irá rever o seu histórico médico e sintomas e realizar testes para descartar outras possíveis condições. O seu médico irá realizar um exame físico e pélvico para procurar sinais de síndrome dos ovários policístico, tais como os ovários inchados ou um clitóris inchado.
Testes de sangue para medir os níveis hormonais são normalmente encomendados, bem como:
- Testes da função tireoidiana para determinar quanto do hormônio da tireóide seu corpo produz
- Testes de glicose em jejum para medir seus níveis de açúcar no sangue
- Testes de nível lipídico para avaliar a quantidade de colesterol em seu sangue
Um ultra-som vaginal permite que seu ginecologista crie imagens em tempo real de seus órgãos reprodutivos. A laparoscopia pélvica é um procedimento cirúrgico em que seu médico faz uma pequena incisão em seu abdômen e insere uma pequena câmera para verificar se há crescimentos em seus ovários. Se houver crescimento, o seu médico pode tomar uma pequena amostra de tecido (biópsia) para exame mais aprofundado.
Como é Tratado a Síndrome do Ovário Policístico: O tratamento da síndrome dos ovários policístico não é curativo. O tratamento centra-se em controlar os sintomas e controlar a condição para prevenir complicações. O tratamento irá variar de mulher para mulher, dependendo de sintomas específicos.
Uma dieta saudável e exercício físico regular é recomendado para todas as mulheres com síndrome dos ovários policístico, especialmente aqueles que estão com sobrepeso. Isso pode ajudar a regular seu ciclo menstrual e diminuir seus níveis de glicose no sangue.
As mulheres que não querem engravidar podem ser prescritas pílulas anticoncepcionais. Estes podem ajudar a tratar a acne, regular o ciclo menstrual e níveis mais baixos de hormônios masculinos, como a testosterona, no corpo. Se uma mulher com síndrome dos ovários policístico está sofrendo de infertilidade, drogas de fertilidade podem ser administradas para ajudar na ovulação.
Anti-androgênios são drogas que reduzem os níveis de hormônio masculino. Estes podem ajudar a parar o crescimento excessivo do cabelo e reduzir a acne. Diabetes medicações também podem ser prescritos para diminuir a glicose no sangue e os níveis de testosterona.
A cirurgia pode ser recomendada para algumas mulheres com síndrome dos ovários policístico. Perfuração do ovário é um procedimento no qual o seu médico perfura o ovário com uma pequena agulha que transporta uma corrente elétrica, a fim de destruir parte do ovário. Esta é uma solução de curto prazo que pode promover a ovulação e reduzir os níveis de hormônio masculino.
Quais são as Possíveis Complicações da Síndrome do Ovário Policístico: As mulheres com PCOS têm um risco mais elevado de desenvolver:
- Hipertensão (pressão arterial elevada)
- Colesterol alto
- Ansiedade e depressão
- Apneia do sono (quando uma pessoa pára de respirar periodicamente durante o sono)
- Câncer de endométrio (câncer causado pelo espessamento do revestimento do útero)
- Ataque cardíaco
- Diabetes
- Câncer de mama
Se engravidar, o seu médico pode encaminhá-lo a um médico especializado em gravidezes de alto risco. As mulheres com síndrome dos ovários policístico têm uma taxa mais elevada de aborto espontâneo, diabetes gestacional e parto prematuro. Eles podem precisar de monitoramento extra durante a gravidez.
Quanto mais cedo a síndrome dos ovários policístico for diagnosticada e tratado, menor será o risco de desenvolver essas complicações. Evitar produtos do tabaco e participar em exercícios regulares também pode reduzir o risco de algumas dessas comorbidades. Converse com seu médico sobre o que significa a síndrome dos ovários policístico para sua saúde geral e como você pode prevenir complicações sérias.