Ser você tem sintomas como dor, dormência, formigueiro ou fraqueza nas mãos, pode ser um aviso de que você está enfrentando a síndrome do túnel do carpo (STC), uma doença pouco conhecida. Alem disso, a síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.
Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano. síndrome ocorre quando os tecidos em torno dos tendões flexores na ondulação pulsa e colocar pressão sobre o nervo mediano. Estes tecidos são chamados sinóvia. A sinóvia lubrifica os tendões e facilita o movimento dos dedos.
Causas da Síndrome do Carpo: Entre as principais causas desta doença incluem: fatores genéticos, alterações hormonais relacionadas com a gravidez, idade e condições médicas, incluindo diabetes, artrite reumatoide e desequilíbrio da tireoide, e também a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais.
Os Principais Sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo incluem:
- Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos;
- Dormência ou formigamento da palma da mão;
- Dor que se estende até o cotovelo;
- Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados;
- Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos;
- Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração);
- Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum);
- Fraqueza em uma ou ambas as mãos;
A dor normalmente é pior à noite, podendo ser tão intensa a ponto de acordar a pessoa. Em alguns casos pode vir associada de irradiação proximal podendo chegar ao braço e ombro. A flexão intensa dos punhos tende a piorar os sintomas de dormência e dor. Em casos mais avançados, a sensação de fraqueza da musculatura pelo nervo mediano pode ser percebida na dificuldade de segurar um copo, fechar um tampa ou mesmo amarrar sapatos.
Gengibre, eucalipto e hortelã são algumas das plantas muito eficazes no alívio dos sintomas de CTS. Um gengibre, tem propriedades anti-inflamatórias especiais para tratar doenças profundamente. E, para falar sobre os benefícios de relaxamento de menta e eucalipto. Vamos utilizar uma colher de sopa ralado esta raiz, eucalipto e hortelã.
Para fazer isso leva 5 folhas de cada planta, além de duas colheres de gengibre. Faça a infusão com um copo de água e, em seguida, deixar algum na geladeira para aplicar frio, uma vez que é neste estado como o melhor desinflama. Coloque-o em uma compressa e aplicá-lo durante meia hora.
Tratamento: O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de anti-inflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.
Em relação tentativas de alimentos para comer alimentos que contenham vitamina B6 como a batata, arroz, bananas, vegetais verdes e peito de frango que ajuda a aliviar os sintomas da CTS. Se você tomar cápsulas de vitamina, a quantidade diária recomendada é de dois miligramas.
Recomendações: Tente evitar atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho, lembre-se de que alterações dos hormônios da tireoide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos, mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno;
Sente-se corretamente e apoie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.