Síndrome Hepatorrenal – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Síndrome Hepatorrenal é um tipo de insuficiência renal progressiva observada em pessoas com danos hepáticos graves, mais frequentemente causados por cirrose. À medida que os rins param de funcionar, as toxinas começam a se acumular no corpo. Eventualmente, isso leva a insuficiência hepática.
Existem duas formas de Síndrome Hepatorrenal. O Síndrome Hepatorrenal de Tipo 1 está associado a insuficiência renal rápida e uma superprodução de creatinina. O tipo 2 Síndrome Hepatorrenal está associado a dano renal mais gradual. Geralmente progride mais devagar. Os sintomas geralmente são mais sutis. Então, confira agora Síndrome Hepatorrenal – O que é, Causas e Tratamentos:
Causas e Fatores de Risco para a Síndrome Hepatorrenal: Síndrome Hepatorrenal é sempre uma complicação da doença hepática. A condição é quase sempre causada por cirrose do fígado. Se você tem cirrose, certos fatores aumentam seu risco de Síndrome Hepatorrenal. Esses incluem:
- Pressão sanguínea instável:
- Uso de diuréticos:
- Hepatite alcoólica aguda:
- sangramento gastrointestinal:
- Peritonite bacteriana espontânea:
- Outras infecções (especialmente nos rins):
Sintomas da Síndrome Hepatorrenal: Os sintomas do Síndrome Hepatorrenal devem ser tratados como uma emergência médica. Se você tiver algum dos sintomas abaixo, entre em contato com seu médico imediatamente. O tratamento é particularmente urgente se você estiver sendo tratado atualmente por outros problemas renais. Os sintomas comuns do Síndrome Hepatorrenal incluem:
- confusão:
- delírio:
- náusea:
- Vômito:
- demência:
- ganho de peso:
- Icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos):
- Diminuição da produção de urina:
- Urina de cor escura:
- Abdômen inchado:
Tratamento da Síndrome Hepatorrenal: Medicamentos chamados vasoconstritores podem ajudar com a baixa pressão arterial causada pelo Síndrome Hepatorrenal. A diálise pode ser usada para melhorar os sintomas renais. A diálise filtra resíduos nocivos, excesso de sal e excesso de água do seu sangue.
É realizado em um hospital ou clínica de diálise. Os transplantes de fígado são o tratamento mais eficaz para Síndrome Hepatorrenal. A lista de espera para um transplante de fígado é longa e muitas pessoas morrem antes que um fígado esteja disponível. Se você pode obter um transplante, sua chance de sobrevivência melhora bastante.
Prevenção da Síndrome Hepatorrenal: A única maneira certa de prevenir Síndrome Hepatorrenal é manter seu fígado saudável. Para reduzir o risco de desenvolver cirrose, evite beber quantidades excessivas de álcool.
Você também deve tentar evitar contrair hepatite . A hepatite A e B podem ser prevenidas por vacinação. Não há atualmente nenhuma vacina contra a hepatite C . Algumas medidas que você pode tomar para prevenir a hepatite C incluem:
- Lavando as mãos depois de apertar as mãos:
- Ter seu parceiro sexual testado para a hepatite C:
- Não compartilhando agulhas com ninguém:
- Não usando drogas ilegais:
- Praticando consistentemente sexo seguro:
Algumas causas de cirrose não podem ser prevenidas. Se você estiver em risco de desenvolver cirrose, seu médico pode monitorar sua função hepática regularmente. Eles também podem pedir exames de sangue e imagem para detectar sinais iniciais da condição.