Síndrome Metabólica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Síndrome Metabólica é um conjunto de condições aumento da pressão arterial, açúcar elevado no sangue, o excesso de gordura corporal em torno da cintura, e os níveis de colesterol ou triglicéridos anormais que ocorrem em conjunto, aumentando o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.
Tendo apenas uma dessas condições não significa que você tem a Síndrome Metabólica. No entanto, qualquer uma destas condições aumentam o risco de doença grave. Ter mais de um destes pode aumentar o risco ainda mais.
Se você tem Síndrome Metabólica ou qualquer de seus componentes, as mudanças de estilo de vida agressivos podem atrasar ou mesmo evitar o desenvolvimento de problemas de saúde graves.
A Síndrome Metabólica é um conjunto de fatores de risco metabólicos que se reúnem em um único indivíduo. Esses fatores metabólicos incluem resistência à insulina, hipertensão arterial (pressão alta), anormalidades do colesterol e aumento do risco de coagulação sanguínea.
Os indivíduos afetados são geralmente com excesso de peso ou obesos. Uma associação entre certos distúrbios metabólicos e doenças cardiovasculares tem sido conhecida desde a década de 1940.
Causas da Síndrome Metabólica: A Síndrome Metabólica está intimamente ligada ao excesso de peso ou obesidade e inatividade.
Também está ligado a uma condição chamada resistência à insulina. Normalmente, seu sistema digestivo quebra os alimentos que você come em açúcar (glicose). A insulina é um hormônio feito pelo seu pâncreas que ajuda o açúcar a entrar em suas células para serem usados como combustível.
Em pessoas com resistência à insulina, as células não respondem normalmente à insulina, e a glicose não pode entrar nas células com facilidade. Como resultado, os níveis de glicose no sangue aumentam, apesar da tentativa do seu corpo de controlar a glicose, agitando cada vez mais insulina.
Sintomas da Síndrome Metabólica: A maioria dos distúrbios associados à Síndrome Metabólica não apresentam sintomas, embora uma grande circunferência da cintura seja um sinal visível. Se o seu açúcar no sangue é muito alto, você pode ter sinais e sintomas de diabetes incluindo aumento da sede e urina, fadiga e visão turva.
Quando consultar um médico: Se você sabe que você tem pelo menos um componente da Síndrome Metabólica, pergunte ao seu médico se você precisa de testes para outros componentes da Síndrome Metabólica.
Diagnósticos da Síndrome Metabólica: Várias organizações têm critérios para o diagnóstico da Síndrome Metabólica. De acordo com as diretrizes usadas pelos Institutos Nacionais de Saúde, você tem Síndrome Metabólica se você tem três ou mais desses traços ou está tomando medicação para controlá-los:
Grande circunferência da cintura – uma cintura que mede pelo menos 35 polegadas (89 centímetros) para mulheres e 40 polegadas (102 centimetros) para homens
Nível elevado de triglicerídeos – 150 miligramas por decilitro, (mg / dL), ou 1,7 milimoles por litro (mmol / L), ou maior deste tipo de gordura encontrada no sangue
Colesterol reduzido de lipoproteínas de alta densidade (HDL) – menos de 40 mg / dL (1,04 mmol / L) em homens ou menos de 50 mg / dL (1,3 mmol / L) em mulheres deste
colesterol “bom”
Aumento da pressão sanguínea – 130/85 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou superior
Elevado açúcar no sangue em jejum – 100 mg / dL (5,6 mmol / L) ou superior.
Tratamentos da Síndrome Metabólica: Se as mudanças de estilo de vida agressivas, como dieta e exercício, não são suficientes, seu médico pode sugerir medicamentos para ajudar a controlar sua pressão arterial, níveis de colesterol e glicemia.
Os principais objetivos são para tratar tanto a causa subjacente da Síndrome Metabólica, para impedir o desenvolvimento do tipo 2 diabetes , e também para tratar os fatores de risco cardiovascular se persistirem. Como já foi discutido, a maioria das pessoas com Síndrome Metabólica apresentam excesso de peso e viver uma vida sedentária.
Modificação do estilo é o tratamento preferido da Síndrome Metabólica. A redução de peso geralmente requer um programa multifacetado especificamente adaptados que inclui dieta e exercício . A cessação do tabagismo é um componente importante do tratamento, e às vezes medicamentos podem ser úteis.