Veja sintomas da Dengue que podem te ajudar a identificar essa doença nos primeiro momentos, o que ajuda no tratamento. Além disso, esta doença tropical costumava ser um pouco limitada em seu alcance, mas desde meados do século 20, tornou-se endêmica em mais de 100 países.
Existem vários tipos de mosquitos, que podem transmitir a doença, das quais existem cinco variedades. Se você sobreviver a um tipo de dengue, então normalmente têm imunidade ao longo da vida a essa variedade. Mas se você, em seguida, pegar um segundo tipo mais tarde na vida, pode geralmente resultar em complicações muito mais graves.
O que é a dengue?
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica de origem viral, transmitida pela picadura de mosquitos da espécie Aedes, com diferentes apresentações clínicas, e de prognóstico imprevisível. Depois do período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal.
O número de casos de dengue no mundo tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quatro bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença. Anualmente, 3,2 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves, e 21 mil resultam em morte. A dengue afeta mais de 120 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS.
Tipos de dengue
O vírus da Dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de Dengue causam os mesmo sintomas. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da Dengue, como a Dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.
Na maioria dos casos, a pessoa infectada não apresenta sintomas da dengue, combatendo o vírus sem nem saber que ele está em seu corpo. Para aqueles que apresentam sintomas, os tipos de Dengue podem se manifestar clinicamente de quatro formas:
- Dengue Clássica: A Dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.
- Dengue Hemorrágica: A Dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com Dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. No geral, a Dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas iniciais são parecidos com os da Dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na Dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas.
- Síndrome do Choque da Dengue: A síndrome de choque da Dengue é a complicação mais séria da Dengue, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofreu choque por conta da Dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da Dengue não tratada pode levar a óbito.
Sintomas da dengue
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem.
Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. A seguir, veja os 20 principais sintomas da dengue:
Dengue Clássica:
- Febre alta com início súbito.
- Forte dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Náuseas e vômitos·
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Manchas vermelhas na pele.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.
Na Dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com Dengue hemorrágica morrem.
Tratamento da dengue
Não existe tratamento específico para combater o vírus. Sua função é combater a desidratação e aliviar os sintomas.
Hidratação Oral
- No primeiro dia: Administrar por via oral 80 mL/kg de peso corpóreo (um adulto de 70 kg deve receber: 80mL x 70mL = 5.600 mL ou 5,6 litros). Atenção: 1/3 desse volume deve ser de soro caseiro (preparado com uma colher de chá de sal e uma de sopa de açúcar dissolvidas em 1 L de água fervida ou filtrada). Os 2/3 restantes podem ser de água, sucos de frutas, chás ou água de coco (recomendada).
- Do segundo dia em diante até a febre desaparecer: Administrar por via oral: 60 mL/kg de peso (um adulto de 70 kg deve receber: 60 x 70 = 4.200 mL ou 4,2 L).
- Em crianças oferecer: 50mL/kg a 60 mL/kg de peso de soro caseiro a cada 4 ou 6 horas. Se houver vômito ou diarréia, esse volume deve ser aumentado. Não há restrição para o aleitamento.
Sintomático
Para combater a febre alta e as dores, causadas pela Dengue, a recomendação é:
- Dipirona: É o analgésico/antipirético de escolha. Nas crianças usar 1 gota/kg de peso de 6/6 horas. Nos adultos, 20 a 40 gotas ou 1 comprimido de 500 mg de 6/6 horas.
- Paracetamol: Em crianças 1 gota/kg de peso de 6/6 horas. Em adultos 1 comprimido de 500 ou 750 mg de 6/6 horas. Respeitar as doses máximas porque o Paracetamol em doses mais altas tem toxicidade hepática.
Notas importantes:
- Anti-inflamatórios estão contraindicados por causa do potencial hemorrágico;
- Jamais usar antitérmicos que contenham o ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc): podem causar sangramentos;
- Não comer alimentos que eliminem pigmentos avermelhados na urina e nas fezes (beterraba, açaí, etc.) que possam ser confundidos com sangramento.
Para combater os vômitos e o prurido:
- Metoclopramida (Plasil e outros) e Dimenidriminato (Dramin e outros) podem ser usados 3 a 4 vezes/dia;
- O prurido, que pode ser incômodo, dura de 3 a 4 dias. Pode ser tratado com banhos frios e compressas com gelo.
- Nos casos mais rebeldes administrar antialérgicos comuns.
Vacina da dengue
A vacina contra a dengue é uma medida importante para prevenir a propagação dessa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Vamos explorar algumas informações relevantes:
Qdenga (TAK-003):
A Qdenga é uma vacina desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Ela contém vírus vivos atenuados da Dengue e induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Qdenga é recomendada para pessoas de 4 a 60 anos. além disso, Pode ser administrada tanto a quem já teve Dengue quanto a quem nunca foi infectado.
Restrições: Não podem ser imunizados com a vacina aqueles que têm alergia a algum dos componentes, sistema imunológico comprometido, condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.
Gratuidade e Início da Aplicação:
Desde sua aprovação pela Anvisa, clínicas particulares oferecem a vacina Qdenga. Agora, a Qdenga também faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, A vacinação está prevista para começar em fevereiro, com 6,2 milhões de doses disponibilizadas ao longo de 2024. Como a Qdenga é aplicada em um esquema de duas doses, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano.
Lembrando que a prevenção é fundamental para combater a Dengue . Consulte um profissional de saúde para obter orientações específicas sobre a vacinação. 🌿🌞