Os sintomas da H3N2 incluem tosse, coriza, calafrio, cansaço excessivo, moleza, náuseas, vômitos e diarreia mais frequente em crianças.
Além disso, os sintomas da H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe comum, porém, pacientes relatam que tiveram reações piores do que quando contraíram a H3N2.
No entanto, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Porém durante o período de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença.
Além disso, este período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.
Vale lembra que a doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.
No entanto, o período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre. ((https://www.vicosa.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/confirmado-o-primeiro-caso-do-virus-h3n2-em-vicosa/94031))
Sintomas da H3N2:
Sinais e sintomas da H3N2 começa a se manifestação de três a cinco dias, que incluem:
Dores de cabeça:
Um dos primeiros sinais da gripe H3N2 são as dores de cabeça acompanhando com febre alta e gripe.
Além disso, com a manifestação da dor de cabeça com febre alta e gripe é importante ter repouso e ficar de quarentena por 7 dias. Caso os sintomas persistirem vá ao medico.
Febre alta com início agudo:
Um dos sinais também que deve ser considerados importantes é a febre alta com início agudo.
Isso porque a febre é causada por alguma infecção por vírus, bactérias ou parasitas a presença desses agente infecciosos no organismo estimula o sistema imunológico.
Portanto, isso resulta na liberação de citocinas e no aumento da temperatura com o objetivo de promover a eliminação do agente responsável pela infecção.
Constipação nasal:
A congestão nasal é desencadeada por alguma inflamação, irritação ou infecção que afeta os tecidos nasais.
Portanto, quando os os sintomas da H3N2 chegam a esta fase costuma deixar o nariz entupido.
Inflamação de garganta:
A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos um deles são a inflamação de garganta.
Pois a influenza A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. ((http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/812-influenza))
Tosse:
A tosse causada pelo vírus da H3N2 pode ser forte e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos. ((https://butantan.gov.br/noticias/saiba-como-diferenciar-os-sintomas-da-gripe-e-da-covid-19-em-meio-ao-surto-e-a-pandemia#:~:text=A%20tosse%20pode%20ser%20forte,SRAG)%20em%20idosos%20e%20imunocomprometidos.))
Dores articulares:
As dores articulares também é um dos sinais da H3N2 esta condição causa dores no corpo como nas mãos e costas.
Como se prevenir da H3N2:
Além disso, a prevenção para a H3N2 é igual a da Covid-19 e de outras doenças respiratórias.
Portanto, é indicado o uso de máscaras em ambientes fechados, passar álcool gel ou lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. ((https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2021/12/22/nova-cepa-do-h3n2-saiba-como-identificar-quais-sao-os-riscos-e-como-evitar-surtos.html))
A prevenção da da H3N2 também incluem:
- Cobrir sempre o nariz e a boca se precisar tossir ou espirrar;
- Evite a todo o custo o contato com quem esta gripado ou que apresentam sintomas de gripe como como nariz entupido e escorrendo, espirros e tosse.
Pois a principal forma de contágio da gripe A é por via respiratória, onde apenas é necessário respirar gotículas que contenham o vírus H3N2 para correr o risco de ficar com esta gripe. ((https://www.faef.br/noticia/335/h3n2-o-novo-virus-da-gripe-conheca-os-sintomas-vacina-e-mais))