veja sintomas de dengue que todos devem ficar atentos. A Dengue é uma doença viral e febril transmitida pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti e é considerada um dos principais problemas da saúde pública do mundo. O Aedes aegypti é um arbovírus, o DENV, da família Flaviviridae (gênero Flavivírus).
Para referir-se ao nome da doença o uso dos dois gêneros estão corretos, “a” dengue ou “o” dengue. É mais comum em locais tropicais e subtropicais.
Sua principal forma de transmissão é pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti, mas existem registros de “transmissão vertical” (da gestante infectada para o bebê) e, também, por transfusão de sangue.
Desde os anos 1960, os casos de Dengue no mundo têm aumentado. Mas as primeiras manifestações da doença foram descritas em 1779 e, suas causas bem como maneiras de transmissão só foram descobertas no início do século XX.
Pesquisas indicam que existem 4 tipos diferentes de sorotipos do vírus da Dengue , quando um indivíduo se infecta por um deles, consequentemente ele fica imune parcial e temporariamente contra este que lhe infectou, podendo contrair algum dos demais sorotipos. São eles:
- DEN-1.
- DEN-2.
- DEN-3.
- DEN-4.
Quais as causas transmissão da dengue?
O mosquito fêmea, que tem menos de 1 cm, do tamanho de um dedo mindinho, deposita seus ovos na água parada, em condições adequadas (locais quentes e úmidos), quando eles são liberados começam a criar larvas, para dar origem ao mosquito da Dengue (Aedes aegypti).
Há, também, outra espécie de mosquito transmissor da Dengue , é o Aedes albopictus, ele possui hábitos iguais o do Aedes aegypti, mas sua ocorrência é muito menor. Quando um indivíduo é picado pelo mosquito, a manifestação da doença costuma ocorrer de 5 a 6 dias, em outras vezes pode demorar até 15 dias. O mosquito ataca o ser humano e alguns primatas. logo Abaixo você irá conhecer Os 10 Principais Sintomas de Dengue.
Os sintomas iniciais ainda podem ser confundidos com outras doenças, como:
- Febre amarela;
- Gripe;
- Malária;
- Leptospirose.
Principais sintomas de dengue:
Com isso, os sintomas de Dengue variam de acordo com o tipo, são eles:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Cansaço extremo.
- Fadiga e dor no corpo.
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça intensa.
- Dor atrás dos olhos, a qual piora quando o paciente os movimenta.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
- náuseas e vômitos.
- Tonturas.
- O paciente também pode ser assintomático.
Como se Prevenir da Dengue?
Embora a Dengue tenha muitos focos e ocorrências, sua prevenção é simples, por meio de duas formas:
O Aedes aegypti tem preferência por depositar os seus ovos em água limpa (raramente a potável), assim, o ideal é não deixar que a água acumule. Os principais depósitos de água parada que propiciam a Dengue são:
- Caixas d’água, cisternas e calhas: mantenha-as sempre muito bem fechadas e limpas.
- Além disso, garrafas: vire-as com o gargalo para baixo.
- Pneus: jogue fora os velhos do modo correto e mantenha os novos tampados.
- Além disso, poças de água: em qualquer ambiente, seja empresa, casa ou piscina, sempre drene a água.
- Sempre trate a água da piscina com cloro.
- Além disso, vasilhas: aquelas que usamos para colocar água para os animais de estimação, lave-as com frequência, uma vez por semana é o recomendado.
- Vasos sanitários que são pouco ou quase nunca usados é necessário dar a descarga pelo menos uma vez por semana.
- Vasos de plantas: depois dos pneus, estes são os principais acumuladores de água parada, para evitar isso, coloque areia ou pedrinhas em todos os vasos.
- Além disso, mantenha as lixeiras tampadas.
- Mantenha tanques tampados.
- Além disso, evite ou sempre limpe plantas que acumulem água, como as Bromélias.
Vacina da dengue
A vacina contra a dengue é uma medida importante para prevenir a propagação dessa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Vamos explorar algumas informações relevantes:
Qdenga (TAK-003):
A Qdenga é uma vacina desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Ela contém vírus vivos atenuados da Dengue e induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Qdenga é recomendada para pessoas de 4 a 60 anos. além disso, Pode ser administrada tanto a quem já teve Dengue quanto a quem nunca foi infectado.
Restrições: Não podem ser imunizados com a vacina aqueles que têm alergia a algum dos componentes, sistema imunológico comprometido, condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.
Gratuidade e Início da Aplicação:
Desde sua aprovação pela Anvisa, clínicas particulares oferecem a vacina Qdenga. Agora, a Qdenga também faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, A vacinação está prevista para começar em fevereiro, com 6,2 milhões de doses disponibilizadas ao longo de 2024. Como a Qdenga é aplicada em um esquema de duas doses, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano.
Lembrando que a prevenção é fundamental para combater a Dengue . Consulte um profissional de saúde para obter orientações específicas sobre a vacinação. 🌿🌞