Os sintomas de pedra na vesícula que não devem ser ignorados, pois, são formações cristalinas de colesterol e cálcio que se formam na vesícula biliar. Eles podem ser tão pequenos quanto um grão de areia ou tão grandes quanto uma bola de golfe. São diagnosticados frequentemente em pessoas de meia-idade, especialmente em mulheres e em pessoas com sobrepeso. Muitas vezes, eles exigem uma intervenção cirúrgica, especialmente quando os sintomas aparecem e quando o especialista considera que eles colocam o pâncreas em risco.
Muitas pessoas com pedra na vesícula não apresentam nenhum sintoma e são descobertas quando são feitas radiografias de rotina, em uma cirurgia abdominal ou outro procedimento médico. No entanto, se uma pedra grande bloquear um tubo ou ducto que drene a vesícula biliar, uma dor de cólica pode ocorrer no meio para a parte superior direita do abdômen, que é conhecida como cólica biliar. A dor desaparece se a pedra passar para a primeira parte do intestino delgado.
O que Pode Causar Pedra na Vesícula?
As pedras na vesícula são formadas por alterações na composição da bile, e alguns fatores que podem causar essas alterações são:
- Dieta rica em gorduras e carboidratos simples, como pão branco e refrigerantes;
- Dieta pobre em fibras, como alimentos integrais, frutas e verduras;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Falta de atividade física;
- Hipertensão arterial;
- Fumo;
- Uso prolongado de anticoncepcionais:
- Histórico familiar de pessoas.
Devido às diferenças hormonais, as mulheres têm uma maior tendência para ter pedras nas vesícula do que os homens.
Sintomas de Pedra na Vesícula:
A maioria dos sintomas de pedra na vesícula começa com dor na região abdominal superior, seja na parte superior direita ou média. Específicos podem variar de acordo com o tipo de condição da vesícula biliar que você tem, embora muitos sintomas sejam comuns entre os vários tipos de problemas da vesícula biliar.
Aqui estão alguns sintomas de pedra na vesícula:
- Dor intensa no canto superior direito ou no centro do seu abdômen;
- Ternura no abdome, particularmente no quadrante superior direito;
- Além disso, dor abdominal com duração de várias horas;
- que pode se estender abaixo da omoplata direita ou nas costas;
- Dor que piora depois de comer uma refeição pesada, particularmente alimentos gordurosos;
- Além disso, que parece fraca, afiada ou cólica;
Se detectar quaisquer sintomas de pedra na vesícula, consulte o seu médico para um diagnóstico e faça um tratamento imediato para que o seu aparelho digestivo funcione sem problemas novamente. É essencial procurar tratamento imediato se você desenvolver uma complicação grave que cause algum dos seguintes sintomas:
- Dor abdominal tão intensa que você não pode se sentar ou ficar quieto ou manter os alimentos abaixados;
- Icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos);
- Além disso, febre severa com calafrios.
Como as Pedras Aparecem na Vesícula?
O processo de concentração da bílis na vesícula é feito de maneira que ela se torna mais espessa, sem que ela se solidifique. Chamadas colelitíase ou cálculos biliares, surgem quando há um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile.
Além disso, a pedra pode surgir quando a quantidade de água removida a partir da vesícula biliar é excessiva ou quando a quantidade de substâncias em bílis como o colesterol e pigmentos, é quantidades exageradas, tornando-saturado.
Como São Tratados as Pedras na Vesícula?
Às vezes os médicos descobrem por acidente enquanto procuram por outra coisa. Além disso, nesse caso, geralmente é melhor deixá-los sozinhos. Mas se você estiver com sintomas, seu documento provavelmente sugerirá a colecistectomia – uma operação para remover a vesícula biliar (que pode ser feita por laparoscopia). Felizmente, o órgão não é essencial; uma vez que tenha desaparecido, a bile fluirá diretamente do fígado para o intestino delgado e da pele.