Se apresentarmos vários deles é importante consultar um especialista e fazer os exames necessários para descartar problemas nos rins. Os rins são os órgãos que estão localizados na parte posterior do abdômen, paralelos à coluna vertebral.
Seu bom funcionamento desempenha um papel muito importante na saúde dos seres humanos, pois são os responsáveis por manter sob
controle os níveis de eletrólitos, a pressão arterial e os líquidos, entre outros.
Assim como ocorre com os demais sistemas do corpo, eles estão em risco contínuo de contrair infecções e vários tipos de doenças. Embora não seja algo tão comum, seu problema reside no fato de que estas doenças não apresentam sintomas nas etapas iniciais e costumam
ser muito difíceis de diagnosticar
A única maneira de identificá-las com precisão é através de exames médicos de sangue e de urina. No entanto, há alguns sinais físicos que também poderiam ajudar a suspeitar do desenvolvimento de alguma anomalia.
A seguir queremos compartilhar em detalhes os sete sinais mais comuns para que você não hesite em consultar um médico caso os identifique.
Sintomas de problemas nos rins:
1. Cansaço excessivo:
fadiga crônica é o resultado da dificuldade que o sangue tem para transportar o oxigênio até as células do corpo quando desenvolve um problema renal.
Os rins têm muito a ver com a produção de glóbulos vermelhos e sua deterioração impede que eles sejam produzidos nas quantidades adequadas.
2. Coceira na pele:
Através da função renal uma grande parte das toxinas do sangue é eliminada do corpo através da urina. Devido ao mau funcionamento dos rins, os resíduos ficam retidos nos tecidos e é comum sentir coceira ou formigamento sob a pele.
3. Edemas:
A retenção de líquidos ou edema é um dos sintomas mais contundentes das doenças nos rins. Ainda que seu surgimento seja influenciado por muitos fatores, a insuficiência renal é uma das causas principais.
Estes órgãos controlam os níveis de água e sódio no organismo, e por isso um mau funcionamento impede que os mesmos se equilibrem
de forma adequada.
Este sintoma também pode surgir quando ocorrerem grandes perdas de proteínas por meio da urina, uma condição chamada síndrome nefrótica.
A inflamação costuma se concentrar nos pés e nos tornozelos, ainda que em alguns casos possa surgir nos braços, no rosto e em outras partes do corpo.
4. Anemia:
Os quadros de anemia nos pacientes são um indicativo de que as doenças nos rins podem estar avançando em seu nível de gravidade. Estes órgãos são os que se encarregam de produzir um hormônio chamado eritropoetina, que é o encarregado de estimular a medula óssea para Produzir os Glóbulos.
Devido ao fato de que sua função é comprometida em uma etapa grave da insuficiência renal, seus níveis diminuem de forma notável e surgem
quadros crônicos de anemia.
5. Dores nas costas:
As dores na região lombar ou nas costas podem estar indicando uma possível doença renal, especialmente no caso de pacientes idosos. Embora este não seja um sintoma muito comum, pode ocorrer diante da presença de pedras nos rins ou nas vias urinárias.
Nestes casos a dor costuma ser intensa e tende a vir acompanhada de outros sintomas, como as dificuldades para urinar e a sensação de ardor. É importante distinguir esta dor daquela sentida nos músculos, sobretudo porque pode ser chave para a detecção precoce de uma condição grave.
6. Alterações na urina:
Saber distinguir a urina de rins saudáveis é determinante para poder encontrar sinais de alerta de dificuldades renais. Quando estes órgãos desenvolvem algum tipo de falha ocorrem problemas como:
• Mais vontade de urinar no meio da noite.
• Uma urina com aspecto espumoso ou borbulhante.
• Uma urina com odor fétido e cor escura.
• Maior quantidade de urina, com uma cor pálida demais.
• Dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia
• Incontinência urinária.
• Presença de sangue na urina.
7. Mau hálito:
O hálito de amoníaco e o sabor metálico na boca podem ocorrer devido ao acúmulo de toxinas no sangue por causa da insuficiência renal. Este incômodo é difícil de controlar, inclusive para aqueles que têm hábitos corretos de higiene bucal.
Apesar de todos os sintomas mencionados neste texto poderem surgir por diferentes causas, não custa nada considerar que sua origem também
pode ser um problema renal.