Sinusite Crônica – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Sinusite Crônica é uma condição comum em que as cavidades em torno das passagens nasais (seios) ficam inflamadas e inchadas durante pelo menos 12 semanas, apesar das tentativas de tratamento. Também conhecida como rinossinusite crônica, esta condição interfere com a drenagem e causa acúmulo de muco. Respirar pelo nariz pode ser difícil.
A área ao redor de seus olhos e rosto pode se sentir inchada, e você pode ter dor facial ou ternura. A Sinusite Crônica pode ser provocada por uma infecção, por crescimentos nos seios nasais (pólipos nasais) ou por um septo nasal desviado. A condição mais comumente afeta adultos jovens e de meia idade, mas também pode afetar as crianças.
Causas de Sinusite Crônica: As causas comuns de Sinusite Crônica incluem:
- Pólipos nasais. Esses crescimentos de tecido podem bloquear as passagens nasais ou seios nasais.
- Desvio de septo. Um septo torto – a parede entre as narinas – pode restringir ou bloquear passagens de Sinusite Crônica.
- Outras condições médicas. As complicações da fibrose cística, refluxo gastroesofágico ou HIV e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico podem resultar em bloqueio nasal.
- Infecções respiratórias. Infecções no trato respiratório – mais comumente resfriados – podem inflamar e engrossar as membranas sinais e bloquear a drenagem do muco. Estas infecções podem ser virais, bacterianas ou fúngicas.
- Alergias como a febre do feno. A inflamação que ocorre com alergias pode bloquear seus seios.
Sintomas de Sinusite Crônica: Pelo menos dois dos quatro principais sinais e sintomas de Sinusite Crônica devem estar presentes com confirmação da inflamação nasal para o diagnóstico da doença. Eles são:
- Descarga grosseira e descolorida do nariz ou drenagem na parte de trás da garganta (drenagem pós-drenante)
- Obstrução nasal ou congestionamento, causando dificuldade em respirar pelo nariz
- Dor, sensibilidade e inchaço ao redor de seus olhos, bochechas, nariz ou testa
- Sensação de cheiro e gosto reduzidos em adultos ou tosse em crianças
Outros sinais e sintomas podem incluir:
- Dor de ouvido
- Dor na maxila e nos dentes superiores
- Tosse que pode piorar à noite
- Dor de garganta
- Má respiração (halitose)
- Fadiga ou irritabilidade
- Náusea
Sinusite Crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios freqüentemente associados a um resfriado. Os sinais e sintomas da Sinusite Crônica duram mais e muitas vezes causam mais fadiga. A febre não é um sinal comum de Sinusite Crônica, mas você pode ter uma com sinusite aguda.Quando Consultar um Médico: Você pode ter vários episódios de sinusite aguda, com duração inferior a quatro semanas, antes de desenvolver Sinusite Crônica. Você pode ser encaminhado para um alergista ou um especialista em orelha, nariz e garganta para avaliação e tratamento. Programe uma consulta com seu médico se:
- Você teve sinusite várias vezes e a condição não responde ao tratamento
- Você tem sintomas de Sinusite Crônica duram mais de sete dias
- Seus sintomas não melhoram depois de ver o seu médico
Consulte imediatamente um médico se tiver algum dos seguintes problemas, o que pode indicar uma infecção grave:
- Febre alta
- Inchaço ou vermelhidão ao redor de seus olhos
- Dor de cabeça severa
- Confusão
- Visão dupla ou outras mudanças de visão
- Torcicolo
Fatores de Risco de Sinusite Crônica: Você está em maior risco de contrair Sinusite Crônica ou recorrente se você tiver:
- Uma anormalidade da passagem nasal, como um septo nasal desviado ou pólipos nasais
- Asma, que está altamente ligada à Sinusite Crônica
- Sensibilidade à aspirina que causa sintomas respiratórios
- Um distúrbio do sistema imunológico, como HIV / AIDS ou fibrose cística
- Febre do feno ou outra condição alérgica que afeta seus seios
- Exposição regular a poluentes , como fumaça de cigarro
Complicações de Sinusite Crônica: As complicações da Sinusite Crônica incluem:
- Meningite. Esta infecção causa inflamação das membranas e do fluido que envolve seu cérebro e medula espinhal.
- Outras infecções. Infelizmente, a infecção pode se espalhar para os ossos (osteomielite) ou pele (celulite).
- Perda parcial ou total de sentido do olfato. A obstrução nasal e a inflamação do nervo para o cheiro (nervo olfativo) podem causar perda de cheiro temporária ou permanente..
- Problemas de visão. Se a infecção se espalhar para o seu soquete ocular, isso pode causar visão reduzida ou mesmo cegueira que pode ser permanente.
Diagnóstico de Sinusite Crônica: O seu médico sentirá por ternura no nariz e face e olhará para dentro do seu nariz. Outros métodos para diagnosticar Sinusite Crônica incluem:
- Endoscopia nasal. Um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma luz de fibra óptica inserida através do nariz permite que seu médico veja o interior de seus seios. Isso também é conhecido como rinoscopia.
- Estudos de imagem. Imagens tiradas usando tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem mostrar detalhes de seus seios e área nasal. Estes podem identificar uma inflamação profunda ou obstrução física que é difícil de detectar usando um endoscópio.
- Cultivação nasal e sinusal. As culturas são geralmente desnecessárias para diagnosticar Sinusite Crônica. No entanto, quando a condição não responde ao tratamento ou está a piorar, culturas de tecidos podem ajudar a determinar a causa, como bactérias ou fungos.
- Teste de alergia. Se seu médico suspeitar que a condição pode ser desencadeada por alergias, ele ou ela pode recomendar um teste de alergia cutânea. Um teste de pele é seguro e rápido e pode ajudar a identificar o alérgeno responsável por seus surtos nasais.
Tratamentos de Sinusite Crônica: O objetivo do tratamento da Sinusite Crônica é:
- Reduzir a inflamação do seio
- Mantenha suas passagens nasais escorrendo
- Elimine a causa subjacente
- Reduza o número de crises de Sinusite Crônica
Tratamentos Para Aliviar sintomas: Esses tratamentos para aliviar sintomas de sinusite Crônica incluem:
- A irrigação nasal salina, com pulverizações ou soluções nasais, reduz a drenagem e enxágua irritantes e alergias.
- Corticosteroides nasais. Estes sprays nasais ajudam a prevenir e tratar a inflamação. Exemplos incluem fluticasona (Flonase, Veramist), triamcinolone (Nasacort 24), budesonide (Rhinocort), mometasona (Nasonex) e beclometasona (Beconase AQ, Qnasl, outros).
Se os pulverizadores não forem suficientemente efetivos, seu médico pode recomendar enxaguar com uma solução de solução salina misturada com gotas de budesonida (Pulmicort Respules) ou usar uma névoa nasal da solução.
- Corticosteroides orais ou injetados. Esses medicamentos são usados para aliviar a inflamação de Sinusite Crônica, especialmente se você também possui pólipos nasais. Os corticosteróides orais podem causar efeitos colaterais sérios quando usados em longo prazo, de modo que são usados apenas para tratar sintomas graves.
- Tratamento de dessensibilização de aspirina, se você tiver reações à aspirina que causam sinusite. Sob a supervisão médica, você recebe gradualmente doses maiores de aspirina para aumentar sua tolerância.
Antibióticos: Os antibióticos são por vezes necessários para sinusite se você tiver uma infecção bacteriana. Se seu médico não pode descartar uma infecção subjacente, ele ou ela pode recomendar um antibiótico, às vezes com outros medicamentos.
Imunoterapia: Se as alergias estão contribuindo para sua sinusite, tiros de alergia (imunoterapia) que ajudam a reduzir a reação do corpo a alérgenos específicos podem melhorar a condição.
Cirurgia: Em casos resistentes ao tratamento ou à medicação, a cirurgia endoscópica dos seios pode ser uma opção. Para este procedimento, o médico usa um tubo fino e flexível com uma luz anexada (endoscópio) para explorar suas passagens sinusais. Dependendo da fonte de obstrução, o médico pode usar vários instrumentos para remover tecido ou cortar um pólipo que está causando bloqueio nasal. Ampliar uma abertura estreita do seio também pode ser uma opção para promover a drenagem.