Sinusite, o que é, Causas e Tratamentos de como aliviar os sintomas de forma segura e eficaz. Além disso, a sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais. Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias. Agora que já sabemos O que é a Sinusite. Então, saiba mais sobre Sinusite – O que é, Causas e Tratamentos.
Existem 4 diferentes tipos de sinusite:
- Aguda: Tem as características parecidas com a de um resfriado e dura aproximadamente 4 semanas. Geralmente, ocorre no inverno.
- Sub-aguda: A inflamação dura de 4 a 8 semanas.
- Crônica: Os sintomas duram mais de 8 semanas.
- Recorrente: Várias vezes ao ano
Causas da Sinusite: A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.
Desvio de septo nasal: Acontece quando a parede entre as narinas estão tortas e causam um desvio nos seios podendo bloqueá-los.
Trauma na face: Quando um osso do rosto é fraturado pode causar obstrução das passagens das vias nasais.
Reações alérgicas: Causas ocasionadas pelo ar como poeira, pólen, poluição, pelos, mofo, cigarros e etc.
Infecções respiratórias: Os mais comuns são gripe e resfriado que inflamam e bloqueiam a drenagem de muco e criando condições para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacteriana ou causadas por fungos.
Outras doenças: Doenças respiratórias como rinite e asma, podem favorecer a origem de sinusite.
Doenças ou até remédios que enfraquecem a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outros fatores que afetam o sistema imunológico podem bloquear as vias nasais.
Células do sistema imunológico: as células do sistema imunológico, chamadas eosinófilos podem causar inflamação do seio nasal.
Pólipos nasais: crescimento de tecido que bloqueia as passagens nasais. Saiba diferenciar a sinusite da gripe através dos sintomas da sinusite que veremos logo abaixo.
Sintomas da Sinusite: A sinusite crônica e a sinusite aguda têm sintomas parecidos, mas sinusite aguda é temporária e muitas vezes associadas a um resfriado. Por exemplo, febre é apenas um sintoma comum de sinusite aguda e não de uma sinusite crônica. Pelo menos dois dos seguintes sintomas devem estar presentes para o diagnóstico de sinusite crônica:
- Catarro mucoso, amarelo esverdeado no nariz ou na garganta;
- Obstrução ou congestionamento nasal que causa dificuldade na hora de respirar pelo nariz;
- Dor, sensibilidade e inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou na testa;
- Redução ou perda de olfato e paladar;
- Duração de mais de 12 semanas;
- Dor de ouvido;
- Dores no maxilar superior e dentes;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Mau hálito;
- Fadiga ou irritabilidade;
- Náusea;
A sinusite crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose.
Tratamentos Para Sinusite: O tratamento para a sinusite aguda geralmente é feito com remédios prescritos pelo otorrinolaringologista, no entanto algumas medidas caseiras como lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico, ou inalações a vapor podem ajudar a reduzir os sintomas e o incômodo da doença.
Desta forma, o tratamento medicamentoso para sinusite normalmente inclui o uso de:
- Analgésicos e anti-inflamatórios como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça e dos ossos da face, e diminuir a inflamação dos seios nasais;
- Sprays nasais como Nasonex, sobre orientação do médico que servem para reduzir a inflamação dos seios nasais e aliviar a congestão nasal, coriza, coceira e espirros;
- Descongestionantes nasais como o Sorine, sob orientação do médico, para tornar as secreções mais fluidas e mais fáceis de eliminar;
- Corticoides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios nasais.
Além destes remédios, que podem ser usados no tratamento da sinusite viral, o uso de antibióticos como a Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, sob indicação do médico, está recomendado no tratamento da sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção bacteriana.
Já no tratamento da sinusite alérgica, além destes remédios, o médico poderá prescrever remédios antialérgicos como a Loratadina ou Cetirizina, por exemplo, para tratar a inflamação dos seios nasais causada por uma alergia ao pó ou alimento, por exemplo.