O sinvastatina está em um grupo de medicamentos chamados inibidores da HMG CoA redutase, ou “estatinas”. Reduz os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, ou LDL) e triglicérides no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade ou HDL). A Sinvastatina é usada para baixar o colesterol e triglicerídeos (tipos de gordura) no sangue.
A Sinvastatina também é usada para reduzir o risco de derrame, ataque cardíaco e outras complicações cardíacas em pessoas com diabetes, doença coronariana ou outros fatores de risco. A Sinvastatina é utilizada em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade.
Informação importante:
Em casos raros, a Sinvastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura. Nunca tome Sinvastatina em quantidades maiores, ou por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado. Tomar muito deste medicamento pode causar efeitos colaterais sérios ou potencialmente fatais.
Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico se você já teve doença hepática ou renal, diabetes, ou um distúrbio da tiroide, se você é de ascendência chinesa, ou se você beber mais de 2 bebidas alcoólicas por dia. Os comprimidos pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos. Não use se você estiver grávida. Toranja e sumo de toranja podem interagir com a Sinvastatina e levar a efeitos potencialmente perigosos.
Não consuma produtos de grapefruit enquanto estiver tomando este medicamento. Alguns medicamentos podem causar efeitos indesejáveis ou perigosos quando usados com Sinvastatina. O seu médico pode precisar de alterar o seu plano de tratamento se utilizar certos antibióticos ou medicamentos antifúngicos, medicamentos para a hepatite C, medicamentos para o coração ou medicamentos para tratar o VIH / SIDA.
Antes de tomar este medicamento:
Não deve tomar este medicamento se tem alergia à Sinvastatina, se está grávida ou a amamentar ou se tem uma doença hepática ativa. Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de problemas musculares graves se forem tomados com Sinvastatina. Estes medicamentos não devem ser usados enquanto estiver a tomar este medicamento:
- ciclosporina;
- danazol;
- gemfibrozil;
- nefazodona;
- um antibiico – claritromicina, eritromicina, telitromicina;
- medicação antifúngica – itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol;
- medicamentos para hepatite C – boceprevir, telaprevir;
- Medicamento para o VIH / SIDA – atazanavir, cobicistate (Stribild, Tybost), darunavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir, tipranavir.
A Sinvastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Esta condição pode ter maior probabilidade de ocorrer em adultos mais velhos e em pessoas com doença renal ou hipotiroidismo mal controlado (tiróide hipoativa).
Como devo tomar sinvastatina?
Tome a Sinvastatina exatamente como prescrito. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Nunca tome este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Tomar muito deste medicamento pode causar efeitos colaterais sérios ou potencialmente fatais. A Sinvastatina é geralmente tomada na hora de dormir ou com um jantar. Se tomar sinvastatina mais de uma vez por dia, tome-a com as refeições. O seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados.
Enquanto estiver usando Sinvastatina, você pode precisar de exames de sangue freqüentes no consultório do seu médico. Você pode precisar tomar Sinvastatina a longo prazo para o tratamento de colesterol alto. Você pode precisar parar de usar este medicamento por um curto período de tempo se tiver uma cirurgia ou uma emergência médica. Não pare de tomar este medicamento a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
- O que Acontece se eu Perder uma Dose? Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
- O que Acontece se eu Overdose? Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda do Veneno no número 1-800-222-1222.
- O que devo evitar enquanto tomo sinvastatina? Toranja e sumo de toranja podem interagir com Sinvastatina e levar a efeitos colaterais indesejados. Evite o uso de produtos de toranja enquanto estiver a tomar este medicamento.
Efeitos colaterais:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica a Sinvastatina: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Em casos raros, a Sinvastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura. Também ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Sinais de um problema nos rins: pouca ou nenhuma micção; micção dolorosa ou difícil; inchaço nos pés ou tornozelos; sentir-se cansado ou com falta de ar; ou
- Problemas no fígado: náuseas, dor no estômago, comichão, sensação de cansaço, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
Efeitos colaterais comuns da sinvastatina podem incluir:
- dor de cabeça;
- constipação, náusea, dor de estômago;
- sintomas frios, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.
Que Outras Drogas Afetarão a Sinvastatina?
Muitas drogas podem interagir com Sinvastatina. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos e qualquer um que você comece ou pare de usar durante o tratamento, especialmente:
- delavirdina;
- fenofibrato;
- fluconazol.
Esta lista não está completa e muitas outras drogas podem interagir com a Sinvastatina. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Dê uma lista de todos os seus medicamentos para qualquer profissional de saúde que o trate.
Outras informações:
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.