Se a soja emagrece ou engorda e como usar para emagrecer são umas das perguntas mais frequentes pois, é muito consumida no Brasil. Conhecida a mais de 500 anos, no Oriente, a soja tornou-se um alimento bastante conhecido, tendo seu consumo cada vez mais recomendado
Cerca de 35% da soja é composto por proteínas. Mesmo de origem vegetal, possui muitos aminoácidos na sua composição. São eles os responsáveis pela formação das proteínas, extremamente importantes para o nosso organismo.
Valor nutricional da soja para saúde:
Pertencente a família das leguminosas secas, como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, a soja destaca-se por ser rica em proteínas, pois em cada 30 gramas há 13g de proteínas, lipídeos, 3g de fibras, vitaminas e minerais.
Além disso, contém uma classe de fito-hormônios chamada de Isoflavonas ou iso-flavonoides. A soja ainda possui 3,6g de cálcio e 1,5g de ferro a cada 30 gramas. E sim, a soja Emagrece ou Engorda? Calma, vamos chegar lá já.
Benefícios da soja para saúde:
Saúde intestinal:
Você sabe que as fibras estimulam o intestino e o faz funcionar super bem, certo? Pois a soja contém um tipo de fibra muito benéfica ao organismo: a insolúvel. O trânsito intestinal flui muito melhor e a formação do bolo fecal se dá de maneira muito mais eficaz quando a quantidade de soja ingerida é razoável.
Conter muita proteína:
A soja contém todos os aminoácidos essenciais – aqueles que o corpo não consegue produzir sozinho – necessários para a formação das proteínas que compõem as estruturas do corpo, como células, pele, unhas e cabelos.
Saúde dos ossos:
Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua ação estrogênica, a genisteína da soja pode auxiliar a manter a estrutura óssea.
Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.
Controle da diabete:
Uma pesquisa feita pela canadense Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá, prova que, além da soja se aliar às fibras para espantar a diabete tipo 2, ela previne complicações do distúrbio, como insuficiência renal, e ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue.
Prevenir a osteoporose:
A isoflavona, a mesma que ajuda na TPM, pode auxiliar na manutenção da massa óssea, porém, apenas quando combinada com um consumo adequado de cálcio, estabelecido em 1000mg por dia, cerca de três copos e meio (grandes) de leite desnatado.
Outros benefícios da soja para saúde:
- Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em isoflavonas;
- Reduzir o colesterol ruim, devido à presença de fibras e e isoflavonas;
- Prevenir trombose e placas de ateroma, por ter ômega 3 e isoflavonas;
- Fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina;
- Aliviar os sintomas da menopausa;
- Prevenir câncer de mama, próstata e cólon, devido às isoflavonas;
- Manter a firmeza e elasticidade da pele, por estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico.
A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha ou através da proteína texturizada, que é utilizada para substituir as carnes. Além do grão, outras formas de consumir a soja são o leite de soja e o tofu, que também trazem os benefícios dessa leguminosa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Agora que conhecemos todos os benefícios deste legume, afinal a soja Emagrece ou Engorda?
Soja engorda ou não?
Hoje então, vamos descobrir se consumir a soja engorda mesmo, começando pelas calorias da soja:
A soja possui poucas calorias, mas o problema de comer a soja é que muita gente começa a comer e não para mais, principalmente a noite que é o horário onde comer a soja engorda sim, ainda mais se em excesso.
Enfim, comer soja não engorda desde que seja consumida com consciência, ou seja, em quantidades e horários certos.
Então, a soja emagrece ou engorda?
Não só é um equívoco dizer que a soja engorda como também podemos afirmar que ele é um ótimo aliado à perda de peso.
A soja, especialmente o pó ou farinha de soja preta, também ajuda a emagrecer porque é rica em fibras e proteínas, que dão a sensação de saciedade e diminuem o apetite.
Além disso, os grãos de soja preta são ricos em antocianinas, substâncias anti-inflamatórias que aumentam a queima de gordura no organismo, favorecendo a perda de peso. Para o emagrecimento, é pouco calórico ou seja, soja emagrece “SIM”!
Receita de hambúrguer de soja:
INGREDIENTES:
- 1 xícara de proteína texturizada de soja (fina) hidratada
- 2 tomate sem semente picado
- 1/2 cebola (pequena) picada
- 3 dente grande de alho picado
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 5 azeitonas verdes picadas (opcional)
- 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
MODO DE PREPARO:
- Refogue a cebola no azeite até ficar transparente.
- Adicione o alho e antes que ele fique dourado junte o tomate e as azeitonas.
- Acrescente a proteína de soja e misture bem.
- Regue com o shoyu e polvilhe o caldo de carne.
- Junte as 4 colheres (sopa) de água, misture bem e tampe a panela por 2 minutos (fogo baixo).
- Polvilhe a pimenta do reino e a salsinha picada e se achar necessário corrija o sal.
Receita de salada de soja:
INGREDIENTES:
- 3 tomates sem semente picados
- 1 pimentão verde picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 xícaras de chá de grãos de sojacozidos
- 2 cebolas médias picadas
- Cheiro verde, azeite e sal
MODO DE PREPARO:
- Cozinhe os grãos de soja, deixe-os esfriar e, depois, misture com os outros ingredientes. Leve à geladeira e sirva quando estiver gelada.
Tipos de soja:
A soja possui diversas variações, a mais famosa e cultivada é a amarela. Há outras duas versões que também são conhecidas e proporcionam benefícios para a saúde. São elas: edamame e soja preta.
A soja preta não só possui os mesmo benefícios da versão amarela como também conta com outros pontos positivos. O grão ajuda a emagrecer de acordo com um estudo da Universidade Católica da Coréia do Sul isto porque as antocianinas, fitoquímicos que proporcionam o pigmento escuro à soja preta, são capazes de agir nas células que armazenam gorduras em nosso corpo e favorecer a perda de peso.
Este grão ainda possui cinco a sete vezes mais antioxidantes, chamados fitoesterois, do que a amarela. O pigmento preto que reveste esta soja forma uma espécie de casca em torno do grão o que ajuda a conservar melhor os seus nutrientes. O edamame é a soja com os grãos ainda imaturos. Ela é interessante para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitamina A e vitamina C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas.
Contraindicações da soja:
A soja pode desencadear alergias alimentares devido seu alto teor alergênico, por isso, deve ser consumida dentro de uma dieta variada e equilibrada, alternando seu consumo com outras leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.
Além disso, como a maioria da soja presente no Brasil é transgênica, deve-se dar prioridade ao consumo do grão orgânico, produzido com sementes que não passaram por modificações genéticas.