Sonambulismo – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, o Sonambulismo é um transtorno do comportamento que se origina durante o sono profundo e resulta em andar ou realizar outros comportamentos complexos, enquanto está dormindo. É muito mais comum nas crianças do que nos adultos e é mais provável que ocorra se uma pessoa é privada de sono. Porque um sonâmbulo normalmente permanece no sono profundo durante todo o episódio, ele ou ela pode ser difícil de acordar e provavelmente não se lembrará do incidente do sonâmbulo.
Sonambulismo geralmente envolve mais do que apenas andar durante o sono; É uma série de comportamentos complexos que são realizados durante o sono, o mais óbvio do que é andar. Os sintomas do transtorno do sonambulismo variam de simplesmente sentar-se na cama e olhar ao redor, caminhar ao redor da sala ou da casa, sair da casa e até mesmo dirigir longas distâncias. É um equívoco comum que um sonâmbulo não deve ser despertado. Na verdade, pode ser bastante perigoso não despertar um sonâmbulo.
Causas do Sonambulismo: As causas exatas do Sonambulismo ainda não foram totalmente esclarecidas. No entanto, os médicos apontam para uma série de fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa vir a desenvolver episódios de Sonambulismo – principalmente durante a noite. Eis as principais causas do Sonambulismo:
- Ficar sem dormir por longos períodos
- Fadiga
- Estresse
- Depressão
- Ansiedade
- Febre
- Mudanças súbitas na rotina de sono
- Determinados medicamentos
- Ingestão de bebidas alcoólicas
Às vezes, o Sonambulismo pode ser decorrente de causas subjacentes que interferem na qualidade do sono de uma pessoa, como:
- Apneia do sono (apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum)
- Narcolepsia
- Síndrome das pernas inquietas
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Enxaqueca
- Hipertireoidismo
- Traumatismo craniano
- Acidente vascular cerebral (AVC)
Sintomas do Sonambulismo: O Sonambulismo é mais frequentemente iniciado durante o sono profundo, mas pode ocorrer nos estágios de sono mais leves do NREM, geralmente dentro de poucas horas após o sono, e o sonâmbulo pode ser parcialmente despertado durante o episódio. Uma pessoa sonâmbula pode:
- Sair da cama e caminhar pelo quarto
- Sentar-se na cama e abrir os olhos
- Apresentar expressão vaga nos olhos
- Fazer atividades rotineiras, como se vestir, falar ou preparar um lanche
- Não responder ou não se comunicar com os outros quando é chamada
- Ser difícil de acordar durante um episódio de Sonambulismo
- Apresentar rápida desorientação ou confusão depois de ter sido despertado
- Voltar rapidamente ao sono
- Não se lembrar de absolutamente nada quando despertar normalmente de manhã
- Apresentar estresse, mau humor e sono diurno em decorrência das perturbações durante a noite
- Apresentar terrores do sono
Raramente, uma pessoa com Sonambulismo:
- Sai de dentro de casa
- Dirige
- Apresenta algum tipo de comportamento incomum, como urinar dentro do armário
- Tem relações sexuais sem estar consciente disto
- Machuca-se caindo da escada ou saltando de uma janela, por exemplo
- Adquire comportamentos violentos durante os episódios
- É violenta ou agressiva logo depois de despertar
Fatores de Risco do Sonambulismo: Há, em geral, dois grandes fatores são considerados de risco para desencadear episódios de Sonambulismo. Estes são:
- Genética: Há indícios científicos de uma predisposição genética para o Sonambulismo, transmitida principalmente de pais para filhos. É muito comum, portanto, observar vários membros de uma mesma família com episódios recorrentes de Sonambulismo.
- Idade: Crianças entre três e sete anos de idade estão mais propensas a desenvolver episódios de Sonambulismo. Esta é uma fase de desenvolvimento muito intensa do sistema nervoso e é natural, portanto, que essas mudanças reflitam-se no sono das crianças. O Sonambulismo tende a desaparecer durante a adolescência, mas pode também surgir em adultos. Nestes casos, ele está comumente mais relacionado a outras condições de saúde do que a um distúrbio do sono propriamente dito.
Tratamentos do Sonambulismo: O Sonambulismo é um distúrbio benigno do sono, que pode desaparecer espontaneamente nas crianças. O tratamento só se torna necessário, quando os episódios são frequentes e podem oferecer risco de acidentes ou constrangimento para o paciente.
Nesses casos, tem-se mostrado útil recorrer aos medicamentos que combatem os estados de tensão e ansiedade e atuam sobre o padrão do sono, entre eles os benzodiazepínicos e certos antidepressivos. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também ajudam a controlar o distúrbio que ainda não em cura. Crises de Sonambulismo associadas a doenças, como a apneia do sono, o refluxo gastroesofágico e a febre, por exemplo, respondem bem quando as enfermidades de base são tratadas convenientemente.
Prevenção do Sonambulismo: Já que os médicos ainda não sabem afirmar com certeza o que causa o Sonambulismo, além dos indícios de predisposição genética, não existem medidas que possam comprovadamente prevenir episódios deste distúrbio.