Soro caseiro para que serve? como fazer em casa? receita e Benefícios do uso. O soro caseiro é muito simples de ser feito, pois contém apenas ingredientes fáceis de serem encontrados, muitas pessoas não sabem, mas quando alguém sofre de desidratação, a principal perda é da água presente no corpo.
Porém há também muitas perda de eletrólitos, que tem como principais células o potássio, fosfato, bicarbonato, magnésio, sulfato e um baixa quantia de sódio.
A perda desses nutrientes é mais do que o necessário para que haja uma desorganização do funcionamento do nosso organismo, resultando assim em problemas que podem se tornar sérios para a nossa saúde.
O tratamento para desidratação inclui a ingestão de líquidos com nutrientes específicos para reposição de eletrólitos. Dentre eles, o mais fácil de fazer.
É importante lembrar que o soro caseiro não cura as principais causas da desidratação, mas somente serve para aliviar os sintomas e ajudar a repor os nutrientes perdidos durante esses casos.
Portanto, se a desidratação afetar você ou alguém próximo, faça o uso do soro caseiro. Se isso não funcionar, procure assistência médica ou de um farmacêutico.
Para que serve o soro caseiro?
O soro caseiro é usado para combater os sintomas da desidratação. Ele atua repondo a água e sais minerais perdidos em vômitos ou diarreia, comuns em caso de gastroenterite e na dengue, por exemplo.
Além disso, o soro caseiro é indicado para todas as idades e pode ser utilizado, inclusive em cães e gatos, quando houver a necessidade. Entretanto, para bebês que ainda estão na fase de amamentação, não é recomendável utilizá-lo, mantendo-o hidratado somente através do leite materno.
Como tomar soro caseiro?
O soro caseiro deve ser tomado no mesmo dia em que foi feito e em pequenos goles ao longo do dia. Nos casos em que a desidratação é causada por vômito ou diarreia, deve-se observar a quantidade de líquidos perdido durante esses episódios e tomar o equivalente.
Uma das formas de fazer essa medição é através da sede, devendo se tomar pequenas quantidades do soro para evitar a sede e acabar com a sensação de boca seca.
Não se deve tomar mais de meio copo de soro caseiro de uma vez só, pois isso pode causar irritabilidade no estômago e intestino e ter o efeito reverso.
Como funciona o soro caseiro?
A solução de soro caseiro funciona da seguinte forma: a glicose ajuda na absorção do sal e este atrai as moléculas de água para dentro dos vasos. Então, a combinação de água e açúcar contida no soro, ajuda na entrada de água nas células.
O soro caseiro é composto de água, mais sódio (sal) e glicose (açúcar), logo, equilibra o meio interno simulando realmente o que acontece dentro do corpo.
Talvez você se pergunte se somente a água não seria suficiente, mas ela sozinha não tem a capacidade de hidratar pois o corpo não conseguiria reter o líquido.
Quando um paciente sofre de diarreias e vômitos, ele não perde somente água, mas também sais minerais, como por exemplo, o potássio, sódio e bicarbonato.
Logo, a reposição a ser feita deverá ser composta de água e eletrólitos para evitar que o paciente tenha outros quadros de doenças mais sérias como a hiponatremia (baixa de sódio no sangue), hipocalemia (baixa de potássio no sangue) ou acidose metabólica (acidez no sangue).
Devido a isso, ele que é composto de cloreto de sódio que é o sal, e glicose que é o açúcar, é o método mais adequado para repor o líquido perdido em razão de uma diarreia.
Para que é utilizada a solução de açúcar e sal?
A terapia de reidratação oral com soro caseiro é um tipo de reposição hídrica usada para prevenir e tratar a desidratação, principalmente devido à diarreia.
Envolve água potável com quantidades modestas de açúcar e sais, especificamente sódio e potássio. que funciona como a glicose aumenta a absorção de sódio.
Qual a função do sal e do açúcar no soro caseiro?
A função do sal e do açúcar é fazer a hidratação pois ele ague dentro do organismo. “Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose esses elementos presentes, no sal e no açúcar são como portas de entrada da água nas células do organismo.
Como fazer o soro caseiro?
Ingredientes:
-1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada;
– uma colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
– 1 colher de café de sal (3,5 g).
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes e beba pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia.
- Ao provar, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
- A durabilidade no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.
OBS: O soro caseiro não deve ser dado a bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, neste caso o mais indicado é continuar dando somente o peito para manter o bebê hidratado.
Quais os efeitos colaterais do soro caseiro?
Os efeitos Colaterais do soro caseiro só ocorre com o uso de água contaminada que pode piorar os sintomas da diarreia, vômito e infecção urinária. Além disso, não exceda ultrapasse as medidas de sal e açúcar.