A sucupira é uma grande árvore que possui propriedades medicinais e que por isso pode ser usada para aliviar as dores e inflamações do corpo. A Sucupira pertence a família das Fabaceae, e também é conhecida como Cutiúba, Supupina-do-campo, Sicupira e Sicupira-do-cerrado, sendo muito utilizada para fazer remédios caseiros.
Benefícios:
1. Auxilia no tratamento do diabetes:
A Sucupira previne e auxilia no tratamento do diabetes, contribuindo para que o organismo naturalmente consiga equilibrar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.
2. Combate os vermes intestinais:
O uso dela também é muito eficaz para combater os vermes intestinais, contribuindo também para um melhor funcionamento dessa região do corpo.
3. Combate infecções e inflamações:
Por se tratar de um antibiótico natural por excelência, a Sucupira também atua na prevenção e combate a diversas doenças causadas também pela ação de vírus e bactérias, entre elas estão:
- Dores de garganta;
- Infecções no trato urinário;
- Inflamações na próstata e nos ovários;
- Aftas;
- Gastrite.
4. Diminui o ácido úrico:
Outro dos benefícios com relação ao consumo dessa semente é que ela atua na diminuição do ácido úrico. Poucas pessoas sabem disso, mas os médicos afirmam que quando este ácido se acumula no organismo, são aumentadas consideravelmente as chances de acidentes e complicações cardiovasculares.
5. Combate o reumatismo:
As substâncias contidas na Sucupira, principalmente os flavonoides, se apresentam altamente eficazes no combate à dor, desde as leves às mais intensas. Por este motivo, algumas pesquisas apontam que as propriedades contidas nestas sementes fazem com que ocorra um significativo alívio das dores causadas pela artrite, artrose, reumatismo e gota.
6. Alivia dores na coluna:
Devido às suas propriedades naturalmente analgésicas, o extrato dela também auxilia no alívio de dores ocasionadas por problemas de coluna. Portanto, o consumo deste extrato é muito indicado para pessoas que sofrem de: bicos de papagaio, hérnias de disco e dores nas articulações de um modo geral.
7. Combate o câncer de próstata:
Outro dos muitos benefícios apresentados é o fato de ela atuar na prevenção e combate de tumores na próstata. A razão disso é que a Sucupira possui grande quantidade de antioxidantes, fortalecendo o organismo na luta contra o câncer.
8. Previne as úlceras:
Testes realizados em animais demonstraram que o óleo essencial da semente desta árvore apresentou excelentes resultados quanto à proteção do sistema gástrico contra as úlceras. De acordo com os especialistas, isso ocorre devido aos efeitos anti-inflamatórios da Sucupira, fazendo também com que seja aumentado o volume das células de defesa atuantes no organismo.
9. Combate o envelhecimento precoce:
Em virtude das substâncias antioxidantes contidas na Sucupira, ela também é apontada como uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que prejudicam a saúde das células.
Como usar:
Ela pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. E pode ser usada da seguinte forma:
- Chá de Sementes de Sucupira: Lave 4 sementes e quebre-as utilizando um martelo de cozinha. Depois ferva as sementes quebradas juntamente com 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.
- Sucupira em Cápsulas: Tomar de 2 cápsulas ao dia para um melhor efeito. Saiba quando o uso das cápsulas é mais indicado.
- Óleo de Sucupira: Tomar de 3 a 5 gotas por dia comer com alimentos, 1 gota diretamente na boca, até 5 vezes por dia;
- Extrato de Semente de Sucupira: Tomar de 0,5 a 2 ml por dia;
- Tintura de Sucupira: Tomar 20 gotas, 3 vezes ao dia.
Se optar por fazer o chá, deve utilizar uma panela apenas para esse efeito porque o óleo liberado pelas sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de eliminar completamente.